05/05/2012

VI ENCONTRO DE BLOGUES FOI EM VIDE, O VII SERÁ EM CABEÇA (a 1.ª aldeia LED de Portugal)

O VI Encontro de Blogues na Serra da Estrela foi um sucesso.

A visita começou em Casal do Rei onde o Dr. João Orlindo autentico conhecedor dos temas tratados nos começou por mostrar um lagar de azeite pertencente ao Parque Natural da Serra da Estrela o qual se encontra praticamente intacto com todos os engenhos necessários em bom estado no entanto chama-se a atenção para o telhado o qual deve ser arranjado pois corre o risco de ruir com o tempo devido ao desgaste dos caibros.

É uma relíquia que ali se encontra no Casal do Rei envolta de uma paisagem natural única. Ao lado encontra-se um moinho de rodizio também ele recuperado e mantido pelos habitantes que se interessam por manter vivas as tradições ancestrais. Ainda no Casal do Rei visitámos e tomámos café na sede da Comissão de melhoramentos. Dali seguimos destino rumo a Vide onde fizemos uma visita guiada pela parte mais antiga da localidade e onde nos foi explicado pelo Dr. João Orlindo certos pormenores arquitetónicos ali existentes. Também em Vide visitámos um lagar de azeite, visualizámos alguns aspectos e pormenores da construção das casas de xisto, ficámos a saber até que havia escadarias á saída das casas construídas por forma a dali mesmo se poderem montar os cavalos.

Ainda em Vide visitámos um moinho recuperado e mantido por alguns carolas da população, moinho que se encontra em pleno funcionamento. Por volta da uma da tarde fomos então almoçar ao restaurante Guarda Rios na Barriosa situado junto ao Poço da Broca local onde se vê uma cascata de água de uma beleza única e impar na nossa região como se pode atestar pelas fotografias e pelo vídeo do encontro de blogues feito pelo Sr. Manuel Dias.

Compareceram a este encontro o Sr. Manuel Dias a quem coube a organização, Dr. João Orlindo o guia desta visita pela Freguesia de Vide a quem muito se agradece pela forma voluntária como partilhou os seus conhecimentos, o Carlos Moura fotógrafo profissional, o Nuno Pinheiro outro amante da fotografia e da cultura local, José Pinto autor do blogue da Freguesia de Cabeça dono de uma escrita particular, única e de alto nível literário, também ele amante das tradições ancestrais, João Freire o secretário da Junta de Freguesia de Vide que registou fotograficamente todos os momentos, e já á hora de almoço juntaram-se ao grupo a Dos Prazeres Santos, Maria da Conceição Reis e Zezita Maria, todas a residir na Barriosa localidade onde foi servido o almoço pelo Restaurante Guarda-Rios.

No final do almoço o anfitrião deste ano o Sr. Manuel Dias tomou da palavra para anunciar o próximo encontro tendo decidido que desta vez caberia a organização ao Sr. José Pinto autor do blogue da Cabeça, a 1.ª Freguesia LED em Portugal que está a ser alvo de uma requalificação fora de série e que merece ser visitada por qualquer turista que goste da natureza, das tradições e das gentes beirãs.











Através do encontro de blogues
Fui informado deste evento
Disse cá para mim
Tenho que estar presente
Quando recebi o convite
Para neste encontro participar
Pensei: Que vou dizer?
Para este povo homenagear.
Para poder falar e pedir
As gerações vindouras
Que parecem feitas a gás
Pois esta nova juventude
Toda a diferença faz
Eles que não vão deixar
Estas aldeias serem esquecidas
Delas darão que falar
E as nossas tradições, levar.

1 comentário:

* J Pinto disse...

É uma descrição muito objectiva do Encontro, revelando grande poder de síntese do autor, com fotos elucidativas muito bonitas. Obrigado pelas referências que me faz.

Achei graça aos versos. Não lhe conhecia essa faceta, Dr. Luis. Gostei.
(J Pinto)