18/05/2009

EDP. Contact Center de Seia em 1 ano recebeu 4 milhões e meio de chamadas

...é caso para dizer que a EDP está a prestar um mau serviço, pois, normalmente estas chamadas são para fazer reclamações...certo?
Ora então agora vejam mais esta:
Portugueses pagam mais 23% em electricidade que Espanhóis
Um relatório da Autoridade da Concorrência (AdC) mostra que, no segundo semestre de 2007, a diferença entre os preços da electricidade praticados em Portugal e Espanha era de 23%, com valores superiores em território nacional.O relatório, que pretende avaliar os primeiros seis meses de entrada em vigor do Mibel (Mercado Ibérico de Electricidade), conclui que os desvios sistemáticos de previsão entre a procura programada de electricidade e a procura real por parte da EDP obrigam o consumidor nacional a pagar uma factura superior. A AdC refere no relatório, citado pelo Diário Económico, que são notórios «desvios na estimação da procura em mercado, que se acentuaram nos meses do Outono de 2007. Estes desvios de estimação não se coadunam com o que se espera de um agente eficiente». A entidade relembra que a EDP Serviço Universal está a lesar os consumidores que acabam por pagar as tarifas mais elevadas.

23 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde, venho masi uma vez visitar este blog como faço habitualmente, apenas queria fazer uma pequena correcçao a esta informaçao sobre o contact center. Eu como trabalhadora deste mesmo local venho informar que as chamadas que recebemos não são só de reclamações. Fazemos in~umeras tarefas, tais como fazer contratos, alteraçoes contratuais esclarecemos duvidas,... ou seja, facilitamos a vida aos clientes, evitando que os mesmos se tenham de se deslocar a qualquer balcão.
Com os melhores cumprimentos
Susana

Anónimo disse...

Salazar foi acusado de permitir que os monopólios (CUF, p.e.)dominasem o mercado gerando lucros exorbitantes. Até se disse que em democracia isso não seria possível. Não? Então o que é a EDP? Não é um obsceno monopólio? Tal como a Galp e outros "corporativismos" do género. Seria Salazar um democrata? Ou será a democracia um "novo" salazarismo? Dá que pensar!

Anónimo disse...

Eu como trabalho do call-center em Odivelas venho então por este meio informar que sim recebemos carradas de reclamações dos clientes (e com razão que reclamam a cerca de pagar muito de luz, leituras que os técnicos não tiram apesar do contador estar na rua, iluminações publicas que estão desde o natal para ser reparadas, cortes indevidos pois por vezes os técnicos enganam-se e cortam a luz à casa ao lado ou é quando não o fazem logo pelo ramal, entre outras situações que são vergonhosas). O problema aqui é sem dúvida ser uma empresa externa tomar conta destes casos (sem a supervisão total da EDP sobre o assunto), até mesmo nós operadores da linha de clientes temos chefes que nem sequer saber absolutamente NADA (e são CRH), há chefes que neste momento estão a ir para Seia para dar formação chefes esses CRH e agora pergunto e EDP afinal a empresa é a EDP certo? Uma coisa aprendi ali dentro mal pus os pés naquele call-center que é a seguinte: “ quem manda aqui somos nós, o cliente não vale nada” mas quando o cliente reclama os lindos chefes lavam as mãos e a culpa passa a ser do operador (pelo menos é a desculpa que dão à EDP caso o caso fique preto). E ainda por cima somos muita mal pagos, apesar de que em Seia o salário base ainda é mais baixo que em Lisboa.

AFO0083 disse...

Carissima trabalhadora Susana da CRH de Seia ! Sabia que:
-A sua equipa de supervisao (com exepcao dos elementos que foram de odivelas) passaram a SPV num prazo de 2 a 3 semanas ? (pelo menos na altura de abertura desse call center)
-Que estes elementos de SPV de Seia nao sabem puto dos procedimentos e muitas vezes os atendi em odivelas e tive de os ensinar nao só a mexer no sistema mas tambem procedimentos ?? isto por telefone !!
-70% das chamadas sao realmente reclamacoes das quais 30% sao reclamacoes muito graves para uma empresa como a edp
-Uma grande percentagem da boa resolucao do problema do cliente em vez de se basear em procedimentos obrigatorios, depende tambem da disposicao do SPV para autorizar certas coisas, e se tem ou nao tem vontade de resolver a situacao!!! parece ridiculo, mas todos os que lá trabalham sabem que é verdade
A Susana defende o seu posto de trabalho como é normal em cada trabalhador, mas é notório que nao trabalha á mto tempo para a CRH, com o passar do tempo vai comecar á aperceber-se de coisas menos éticas que se passam nessa empresa, e uma das coisas que mais me deixa ... (usando o termo mais suave possivel) aborrecido é ter conhecimento que a CRH é informada antecipadamente sempre que a inspeccao do trabalho esta prestes a deslocar-se ao contact center.
Existe falta de formacao profissional e etica aos SPV de Odivelas que se sentem muitas vezes fustrados por os operadores terem mais habilitacoes literarias e de terem mais perspectivas de futuro e por ese motivo os pisam em frente de outros operadores... Como é sabido é quando alguem esta bebado que diz mta verdade, e é assim que vou ouvindo mtos relatos irreais... mas que infelizmente sao reais. No call center de Odivelas reina a arrogancia e a presuncao na equipa de chefia.. e é tal, que quando lá entro todos os dias, depois destes anos todos... só me dá vontade de rir na cara de grande parte da equipa de SPV.
AH !!! mais uma coisa, lembrei-me agora mas nao posso deixar passar esta. Em odivelas existem 2 supervisoras, já com varios anos de casa mas que imagine-se, sabem menos do que os proprio operadores !!! uma esta constantemente a falar ao telemovel (apesar de ser proibido), e qd a chamam ela descarta-se logo e chama outro SPV para ajudar o probre operador que já vai com uma chamada de 10 min !!! E a outra ... qd a chamam para uma duvida ela pergunta-nos o que nós achamos, a cor pode ser branco, mas se nós lhe dissermos que aquilo é preto, apesar de estar errado ela diz sim sim, isso é preto diz isso.
É como eu digo, só quem lá está é que sabe

Anónimo disse...

Boa noite, só hoje dei conta do que disse o afo0083, com essas palavras será que já estás como supervisor ou de quem tanto mal diz deste serviço já te despediste??????????????
Boa sorte... Susana

Anónimo disse...

Boa noite, daqui uma trabalhadora ha 4 anos e meio no contact center de odivelas. As pessoas NAO TÊM NOÇÃO do que os atendedores fazem enquanto os clientes estão a soprar por esperar 40 segundos sem resposta. 90% das chamadas não são reclamações. 50%, são aquelas pessoas que ligam a dizer que a EDP cortou a luz, e que têm sempre bebés recém-nascidos que não podem ficar sem energia... Ora vejamos, se podem ir a correr pagar um acrescimo de 26.11€ além da factura, porque não tiveram eles a responsabilidade de se lembrar que não pode haver corte de luz por terem um bebé? E ainda poupavam 26.11€. Ah e nós é que somos maus, pois além de enviar-mos 2 avisos ao cliente, 98% das vezes, cortamos energia passado 2 semanas em média... Ah e nós no call center somos piores ainda, pois dizemos a verdade sempre ao cliente, pois o cliente quando vai ao balcão, dizem sempre o que o cliente quer ouvir (pelos funcionários da EDP), é tudo um mar de rosas, e depois claro como não é verdade e as coisas falham ligam para nós e nós é que os ouvimos e ainda por cima resolvemos em tempo record (funcionarios da CRH, empresa contratada pela EDP)
AS PESSOAS NÃO TÊM NOÇÃO O QUANTO SE FAZ EM MINUTOS NAQUELE CALL CENTER EM ODIVELAS. SOMOS UMA ESPÉCIE DE SERVICO MUNICIPALIZADO, POIS LIMPAMOS A M.... QUE OS OUTROS FAZEM. AH... JÁ AGORA FALEM DOS ELOGIOS QUE OS CLIENTES CONSTANTEMENTE ENVIO POR EMAIL, POR FAX, ESCRITO, OU LIGAM DE PROPÓSITO A REFERIR OS NOMES A QUEM QUEREM DEIXAR ELOGIO.
a todos os que não conhecem a realidade... VÃO-SE ENCHER DE MOSCAS!!!! ass: ANA (ODIVELAS)

Anónimo disse...

RI-TE, RI-TE, MAS NÃO TE MIJ...S, EU TRABALHO EM ODIVELAS, E SE FOSSE DIZER OS SAFOS QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE A FAZER ME.DA, ENCHI-A A INTERNET COM UM VIRUS DE TODO O TAMANHO, MAS EM ODI.. TAMBEM, NINGUEM É IBM, MAS COMO A EMPRESA ESTÁ EM INSSOLVÊNCIA E SE CALHAR NÃO VAI DURAR MUITO.... QUEM SERÂO OS PRIMEIROS A IR TOMAR BANHO? AFINAL PORTUGAL É LISBOA(E ARREDORES) O RESTO É PAISAGEM!!!
RI-TE RI-TE

Ana disse...

Boa noite colega. Pouco percebo do seu comentário, está um pouco confuso. Mas realmente tenho de concordar que os SAF´s, e cfo´s vao ser os primeiros a serem sacudidos do tapete, pois qual é a empresa no seu perfeito juizo, que vai querer manter coordenadores que nao souberam coordenar foi NADA!!
Estamos nós com o trabalho mais garantido que eles. Quanto aos SAFOS, que para quem nao sabe sao responsáveis de sala, que por exemplo a um domingo, quando aparece um cliente ingles andam a perguntar: " quem é que me atende um inglês?" Ora vejamos, se é responsável de sala ( esta acima de chefes de equipa ) tem de ter no minimo mais habilitações literarias que eu e que os outros que é o 12º ano. E não falam a lingua universal?! Se um cliente ao fim-de-semana quer falar com responsável como é? vou eu fazer-me passar por responsavel? esta é apenas uma das pequenas coisas que contribuiu, com o exemplo vindo de cima, para que a CRH perdesse o seu maior cliente, se nao consegue gerir nem este pequeno lapso que a meu ver é inconcebivel, muito menos soube gerir a empresa. Principalmente a Sra Coordenadora Fernanda Costa, que é um lobo com pele de cordeiro...

Ass: Ana Odivelas

Anónimo disse...

SAFO é responsável de sala? Onde??
Em Seia um responsável de sala é SCFO. SAFO é um mero assistente.
Safo é que faz mer..??
Seia é, sempre foi e sempre será melhor do que Odivelas. Basta ver as avaliações e vendas! E porquê?
Porque infelizmente aqui em Odivelas só temos gentinha falsa que gosta e de abrir as pernas a Admin. EDP.
CRH já era, venho o próximo capitulo.
E tu Ana... Bem, nem é bom falar!!

Anónimo disse...

São tao bons, tao bons, que a EDP teve necessidade de Abrir um Call Center em Seia.

Serrano disse...

Boa dia, nao posso deixar passar em branco alguns comentários aqui proferidos por alguns trabalhadores nomeadamente de Odivelas. Quando acusam que é em Seia que fazem erros, não se esqueçam de uma coisa, o Contact Center de Seia está mais bem visto que o de Odivelas, ou será que é preciso recordá-los do premio que o Contact Center de Seia recebeu?. Erros??? Oh colega, são bastantes os que se encontram por parte de operadores de Odivelas e somos nós sempre a limpar a porcaria que voces fazem, pois quando é comunicado esse erro para os vossos supervisores, eles descartam a responsabilidade e mandam-nos resolver. Realmente a vossa arrogancia e inveja está demonstrada nas vossas palavras, aliás é tipico dos alfacinhas, julgam-se superiores aos outros mas nao valem uma MER... À Sra Ana Odivelas, os SAFOs, são operadores e não responsaveis de sala. A colega anda muito mal informada e depois torna-se ridicula pois aquilo que diz é de uma barbaridade tal que até o D.Afonso Henriques deu voltas no tumulo. Quanto ao sr anonimo que parece que gosta muito de se rir, talvez assim o deixe de fazer quando se aperceber da realidade da empresa que vai começar a tomar conta do Contact Center de Odivelas. Para finalizar, o vosso trabalho é tão bom e tão perfeito, que durante este tempo todo, varios departamentos começaram também a abrir em Seia, alguns dos quais...nem sequer existem em Odivelas. Utilizando uma celebre frase: "PORQUE SERÁ?"

Anónimo disse...

Isto é vergonhoso, tenham vergonha dos comentários que fazem. Pensem em fazer um bom trabalho de qualidade, pq para o cliente o que importa realmente é ser bem atendido.
A rivalidade SEIA/ODIVELAS não tem cabimento.
Toca a trabalhar que é para isso que vos pagam.

Anónimo disse...

Este comentário é em resposta ao comentário anterior, nunca ouviste falar em liberdade de expressão...
Já agora, por acaso pertences ao grupo dos lambe-botas, porque se não és pareces. Ah e já agora bom TRABALHO para ti também,...

P.S. Se o trabalho fosse compatível com a qualidade do nosso trabalho, acho que merecia receber um pouco mais, não achas????

Anónimo disse...

Em vez desta estupida rivalidade, não será mais interessante discutir o nosso futuro com a passagem dos novos contratos para as novas empresas? Redware (Seia), Tempo-Team ( Odivelas ). Primeiro era uma transferencia colectiva do contrato de trabalho, mas como a CRH está em insolvencia, só pode ser feito através de rescisão de contrato e novo contrato...Esses novos contratos, ABRAM OS OLHOS, não mencionam horarios de trabalho, não especificam os dias, nada têm a ver com os contratos em vigor, a própria EDP disse às pessoas para não assinarem nada. Afinal de contas, em quem vamos acreditar, não está na hora da EDP assumir os "filhos bastardos"?? Somos nós que defendemos o nome da EDP e não somos reconhecidos como tal, ganhamos menos de metade de um empregado da EDP, e fazemos tanto ao mais que essas pessoas? ABRAM OS OLHOS !!!!!

Ana disse...

Boa noite, daqui a colega Ana. Para o Sr. Anónimo (que nem o primeiro nome diz, de tão directo que é...)com o coment. de dia 08 de fevereiro de 2011 aqui vai:
Realmente voces sao de um despique constante mas ja que entra por ai aproveito para saudar o vosso trabalho. Estao ai em seia há muito pouco tempo os colegas e realmente a unica coisa que tenho a apontár-vos é a falta de terem audácia em reinvindicar os postos de trabalho e quererem aproveitar para pedir aumentos no acto de transição para a empresa que ficou com esse call center... enfim é normal, a experiência é pouca... tão pouca que nem sabem que SAFO é o que os que estao ha mais tempo na empresa usam como diminuitivo para "sala afo" responsavel de sala, é uma expressao ha algum tempo utilizada para designar os chefes de sala, que se identificam como RFO. No meu comentário, democraticamente feito, nem sequer mencionei o nome de Seia... Pelos vistos o/a colega é que ignobilmente assumiu que estivesse a falar de vós. Quanto á M.... todos limpamos a de todos meu/minha querido/a, ou não fossemos todos seres humanos. Ah, e mais uma coisa, não queira iniciar uma guerra que não pode comprar enveredando pelo caminho da discriminação entre norte e centro do país, caso não saiba meu caro/a, muitos dos seus colegas do call center de odivelas são de vários pontos do pais, não é um requisito que seja natural de lisboa para trabalhar em lisboa, assim como não é necessário ser do norte do pais para trabalhar no call center onde o colega trabalha.
Continuação de um bom trabalho em Seia e retorno os seus comentários com luva branca, compreendo que sejam por falta de background.
Atenciosamente Ana.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os interessados.

Em Seia os safos são os meros assistentes.

Em Odivelas não fazemos ideia se existem ou não injustiças, em Seia há bastantes, com a Redware e o novo coordenador, o Sr. Luís Morais, todos temos esperanças que as injustiças desapareçam! Não só as pausas de mais de 10 minutos, sim, em Seia as pausas são de 10 minutos, não de 15, ou assistentes que colocam o telefone em indisponível e vão dar uma volta ou fumar, uns serem tratados como filhos outros como enteados, serem-nos carregados erros por coisas que não fizemos mas que tentámos resolver, assistentes que quando estão de disponibilidade saem no horário normal e não querem saber pois sabem que ninguém lhes vai abrir relatórios porque as amizades são muito fortes... Já que estou a falar de injustiças, sempre que os assistentes atinjam os objectivos, deveriam receber prémio por esse esforço, porque caso não saibam, ficam agora a saber que existem assistentes que superam em muito os objectivos propostos pela CRH e mesmo assim esta recusou-se a pagar-lhes o merecido prémio, entre outros. E digo CRH porque a Redware ainda não “pegou” no Contact Center de Seia.
Vamos ver também se a partir de Abril os fins-de-semana funcionam como em Odivelas, que segundo se consta, roda-se uma folha para que os assistente coloquem o nome no caso de querem trabalhar nesses dias e que não nos seja imposto termos de trabalhar como até agora e já agora que os dias sejam pagos como em Odivelas, isto é como feriado e não como um dia normal de trabalho…
Disponibilidade activada todos os dias, desde Agosto, esperamos que também acabe, pois a disponibilidade, como diz na adenda, só era para ser activada em caso de calamidade de avarias, mas isso agora não interessa porque basta estarem 10, e às vezes menos, chamadas em espera e é activada e lá ficam os escravos a trabalhar mais duas horas. E porquê? É simples, sempre que entram novas formações em que o horário de trabalho seria 15h-00h, estes novos assistentes como não gostam do horário pedem para trocar sendo este desejo concedido de imediato e, mais uma injustiça, aqueles que andam a pedir troca de horário há mais de 1 ano simplesmente não podem trocar porque depois ficam poucos assistentes naquele horário! Conclusão à 18h saem mais de 100 pessoas, logo o nº de chamadas aumenta, qualquer pessoa com o mínimo de cabeça vê o porquê disso acontecer…
Já para não falar da diferença de ordenados!!! Não é que não tenhamos audácia de reivindicar o aumento de salários, já o fizemos mas como resposta tivemos simplesmente as costas da CRH. Não é falta de experiência é medo de ir para o desemprego num lugar onde não há mais para onde se possa ir trabalhar, porque se houvesse mais de metade das pessoas que aqui trabalham já tinham ido embora!
Queremos um ordenado maior porque ao trabalho que fazemos merecemos ganhar mais sem qualquer dúvida, pois para a EDP o fluxo de chamadas atendido pelos dois Call Centers deveria ser dividido da seguinte forma, 60% das chamadas atendidas em Odivelas e 40% em Seia, isso não acontece porque todos os dias nós temos a inf que atendemos muito mais do que em Odivelas. Quando houve uma imposição por parte da EDP para que isso fosse feito, novamente, viu-se e muito a diferença no número de chamadas que caíram em Seia nesses 2 dias, mas lá houve alguém que decidiu voltar a mexer e cá estamos nós a atender às 3000 chamadas ao sábado e muitas mais nos dias úteis…
Por hoje é tudo, deixo o resto para outro dia.
oa tarde a todos :)

Anónimo disse...

Olá, boas tardes.
Venho aqui só para que saibam que existe um novo concurso para subir a chefe de equipa no contact center de Seia, vamos ver se este concurso vai ser diferentes de todos os outros em que os chefes já estavam mais do que escolhidos....
Esperamos que desta vez sejam escolhidos justamente, isto é por competência e avaliações e não por amizades com a coordenaçã.
Beijos e abraços para todos.

Anónimo disse...

Relactivamente ao concurso de chefes de equipas, ainda acreditas no Pai Natal??????????

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer a morada do call center de Odivelas?
Grato
Francisco

Anónimo disse...

Ora muito Bom Dia :)
Aqui tou eu para inf que o assistente que subiu a chefe, teve a mesma doença que as duas coordenadoras de sala, subiu-lhe o poder à cabeça. Além d ser daqueles que tem a mania que sabe tudo e não sabe nada!!!! Não faço a mínima ideia como conseguiu passar no teste e ter melhor nota do que aqueles que são competentes, estão no apoio e tiram dúvidas aos próprios chefes!!!!
Quando a Redware veio para Seia era tudo muito lindo, agora já se vê que não há diferença nnhuma, se com a CRH a disponibilidade estava activa todos os dias agora com a Redware é igual, demorou a activarem a disponibilidade mas agora que começaram já não param!!! Também podemos ver que a esperança que tinhamos no Sr Luís Morais foi por água abaixo, pois quem manda e desmanda continuam a ser as duas coordenadoras de sala que se rabaixam aos de Odivelas, é triste mudar para continuar tudo na mesma!!
Seria muito bom que a EDP visse o fluxo de chamadas que está a ser atendido nos dois call centers, iria verificar que Seia já está, outra vez, a atender mais chamadas do que Odivelas, isto é os 60% que devriam ser atendidos em Odivelas estão a ser atendidos em Seia e os 40% de Seia estão a ser atendidos em Odivelas!
EDP, ABRAM OS OLHOS!!!!
Já para não falar que em relação aos ordenados continua tudo igual, o que recebe um assistente que faz part-time de 5 horas em Odivelas é o ordenado de um Assistente a full-time em Seia, ridículo não é?... E o pior é que nem vale a pena reclamar, porque apesar da EDP não se impôr e querer o melhor para os seus assistentes, eles dão o su melhor no dia a dia de trabalho, mas se os ordenados fossem maiores os assistentes iriam trabalhar mais contentes e motivados e iria ser notória a diferença!
Se houvesse mais oferta de emprego em Seia, mais de metade dos trabalhadores do Contact Center não estava lá e os ordenados até poderiam ser iguais ao que se recebe no Call Center, mas só a facto de não dar de caras com tanta injustiça já seria uma motivação...

Anónimo disse...

Boa tarde:
Da minha parte sou mero assitente do call center de Seia que por lá trabalha há uns dois anos e meio, e de facto, os casos de injustiças são inumeros casos, além de cunhas menos cunhas e também na injustiça de salarios e no nº de chamadas atendidas diariamente, da minha parte em vez de estar a lamentar estas situacaoes ja anteriormente mencionadas,não seria melhor em vez de fazermos lamurias em blogs, nao haver ninguem com tomates e encaminhar estas situacoes anonimamente aos responsaveis de cada call center, ou seja, ao srº manuel gaudencio (Odivelas) e ao srº jose dias (Seia), nao sei talvez se faca alguma parte destas pessoas, se proventura a melhoria nao aconteca isto so nos diz que a propria EDP ten conhecimento daquilo que se passa e nao se faz, o que é o mais provavel, nao sei digo eu!!!!!!!!!!!
Cumprimentos............

Anónimo disse...

o nosso problema aqui em seia meus amigos,é que secalhar só 25% dos trabalhadores ou até menos, é que tinham coragem de se unir e lutarem contra as injustiças que temos visto (ordenados,incompetentes a subirem a chefes,nºchamadas atendidas em seia), os outros 75 % é constituído pelos "deixa-andar que não é nada comigo", pelos "prefiro nao me manifestar para nao me lixar" e pelos "bufos, graxistas amigos da coordenaçao". estes ultimos sao os piores, pois são os causadores do mau ambiente vivido neste CC. estes ultimos, estão no entanto bem identificados pela quase totalidade das pessoas, pois resumem-se a 2punhados de pessoas que envenenam o ambiente e inventam para ficarem bem vistos pelas "meninas da coordenação". Para quem, tal como eu, está desde o inicio neste CC,assistiu à mudança da coordenaçao, cada vez se ouve mais a frase "Volta Vitor, tás perdoado". Pelo menos com ele, não havia atitudes de vingança como existe actualmente,quando por exemplo,pedimos para tirar horas (mesmo quando já fizemos inumeras horas extras). Cumps e...vamos ter de aguentar.

Anónimo disse...

Boa Noite,

Iniciei uma formação no contact center de odivelas e gostaria de saber se é normal estarem 90 pessoas na formação e o anuncio na net ainda estar activo. Gostaria de saber se haverá algo de estranho nesta formação ou se sabem alguma informação sobre estes procedimentos. Obrigado

Paulo