08/12/2009

Copenhaga: Temperatura em Portugal já aumentou 1,2 graus desde 1930

Portugal aqueceu 1,2 graus nas últimas décadas e vive fenómenos extremos como chuvadas intensas, ondas de calor e vagas de frio prolongadas. O Instituto de Meteorologia monitoriza este tempo e procura antecipar-se ao futuro catastrófico que estará para chegar. "Os fenómenos extremos podem vir a ter frequência maior do que no passado. Estamos a bater recordes sucessivos de verões mais quentes, ondas de calor mais prolongadas. Nos últimos 30 anos houve uma curva ascendente nas temperaturas médias", alerta Adérito Serrão, presidente do Instituto de Meteorologia (IM). A temperatura média em Portugal subiu 1,2 graus desde 1930. Antes disso demorara um século para aumentar 0,8 graus. Esta diferença "significativa" explica-se em grande parte pela revolução industrial, que trouxe alterações nas emissões de dióxido de carbono, acrescenta o especialista.

2 comentários:

João Carreira disse...

Caro Luís Silva,

Quando eu era miúdo, via a chuva começar em Setembro e interromper-se apenas no Natal. Pelo meio, por vezes caía neve...

Se não formos nós, ninguém o faz...

Um Abraço,

João

O Micróbio II disse...

Sem alinhar em qualquer tipo de fanatismos (mesmo pintados a verde) e a incoerências (que neste campo existem e muitas...) vou continuar a pautar-me por uma sensibilidade ambiental pessoal com rotinas já bem definidas... ou não fosse eu, a nível profissional, consultor na implementação de sistemas de gestão ambiental, auditor certificado em normas ambientais (ISO 14000) e formador em matéria de gestão ambiental.