05/03/2010

Dívida da Junta de Freguesia de Torroselo: 178.500€. Piscina da Freguesia de Torroselo funcionou durante 4 anos até aos dias de hoje sem licenciamento

Escrevem os jornais "Nova Guarda" e "Terras da Beira" nas suas edições respectivas de 3 e 4 de Março que a dívida herdada pela actual Junta de Freguesia relativamente ao executivo que governou Torroselo na última década, é superior a 178.500 euros, dos quais se destacam, 20.000 euros à Segurança Social, 45.000 euros à empresa Maguir e 49.268 euros à empresa Agualandia que construiu a piscina no antigo campo de futebol sito à Cruz Alta. Para se ter uma ideia da gravidade da situação herdada do anterior executivo, quer isto dizer que, se a Junta quiser contratar POC´s ou estágios profissionais para trabalharem na Junta, não o poderão fazer de forma directa uma vez que tendo dividas ao Estado (Segurança Social e Finanças) não é possivel beneficiar das medidas de emprego do IEFP. Resultado...não se pode gerar emprego. Este é apenas um exemplo para não falar das dificuldades que o actual executivo se debaterá ao longo do mandato para fazer o que quer que seja em prol da população. Por outro lado, o património (terrenos, etc...) da Junta é inexistente. Actualmente, a única fonte de rendimento é a venda de campas do cemitério. Como se isto não bastasse, outro dado muito importante que vem escrito nos referidos jornais regionais dá-nos conta que as piscinas funcionaram de forma ilegal durante 4 anos até aos dias de hoje, uma vez que não se encontram licenciadas. Ora, se alguma criança ou outro frequentador se magoasse na dita, não havia seguro para cobrir as respectivas despesas de saúde, isto já para não falar se alguém lá morresse. Ora, neste caso a pergunta impõe-se: Será a responsabilidade destas ilegalidades apenas do anterior executivo da Junta?

3 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente a esse assunto da piscina há uma entidade a quem compete passar a licença de funcionamento. Se não o fez, essa mesma entidade tem também o dever de fiscalizar. Se não o fez é tão ou mais cúmplice que a anterior Junta.

Anónimo disse...

Já estás a pensar em te candidatares nas próximas eleições?Nunca pensei que tinhas memoria tão curta. Ainda não percebeste aonde quero chegar AQUI:
Vergonhaça em Torroselo - Reportagem RTP1 e SIC .Vou avivaste a memoria ao repor o que escreveste nessa altura ,foram estas as tuas palavras. Essa é uma situação que me deixa bastante triste por isso não sou eu a pessoa que irá comentar o que se passou.Gosto de ouvir falar da minha terra mas por bons motivos.Pois...pelo teu blogger que até costumo ler pensei que fosses uma pessoa coerente que sabias que tudo tem coisas boas e más e se devem falar delas pelos mesmos motivos,não é por não falares delas que deixam de existir.Na vida temos que rir e chorar.Quem sabe que se tivesses conhecimento da situação e se a tivesses divulgado a junta da tua terra não estava agora falida?

Terça-feira, 24 Fevereiro, 2009
Blogger LS disse...

Eu sou uma pessoa coerente jovem anónimo sabes porquê?Porque não faço parte da junta, nem da assembleia da junta, não voto em Torroselo e acima de tudo há informações que nem toda a gente tem acesso como foi o caso desta que ao que parece nem a oposição com assento na assembleia da junta sabia que existia.Portanto a coerencia é um dom, pois incoerente é falar daquilo que não se sabe, Como eu não sei o que se passa não vou tecer qualquer consideração só pelo prazer de dizer mal...mas deixo uma questão: qual a junta de freguesia ou câmara municipal que não tem dividas? À que tratar todas da mesma forma é o que eu penso sobre este assunto.


Terça-feira, 24 Fevereiro, 2009

Um ano e dez dias depois,veio a tua indignação.É assim que se chega a politico ou não é esse o rumo que queres?!.

LS disse...

Não tenho por hábito responder a anónimos, mas este não posso deixar passar em branco até porque se vê que é uma pessoa que opina sobre um assunto que desconhece só pelo prazer de dizer mal. Acusa-me o sr. anónimo que eu mudei a minha forma de estar relativamente a este assunto da junta e que deixei de ser coerente, blá,blá,blá,blá...Mantenho o que disse em 24 de Fevereiro de 2009 porque o contexto era outro apesar do pouco tempo que passou. De facto nessa altura desconhecia esse assunto. Tive conhecimento pela televisão e pela imprensa. Não opinei porque desconhecia. Relativamente a este ano quero-lhe lembrar que estive na Assembleia Extraordinária da Junta de Freguesia onde foram dados documentos a todos os presentes com os valores das dividas que este executivo herdou. Nessa mesma Assembleia onde eu estive, foi dado a conhecer que a piscina este ano não será aberta caso não se consiga obter a licença de funcionamento que nunca teve mas que mesmo assim sempre funcionou. Nessa mesma Assembleia onde eu estive foram tratados mais e mais assuntos sobre esta questão e outras. Estavam lá jornalistas, estavam lá pessoas da comunidade, só não foi lá quem não pôde certamente ou então quem não se interessa pela defesa do bem-estar da sua terra. A grande diferença entre há 1 ano atrás e agora é simplesmente esta. Há 1 ano eu não tinha dados, agora tive-os e falo do que conheço mantendo assim aquilo que me caracteriza há muitos anos, a minha coerência.Quem lá não foi é que não pode falar...penso eu de que.