27/03/2010

Pedro Passos Coelho é o novo Líder do PSD

Já a celebrar a vitória nas eleições directas para a liderança do PSD, Pedro Passos Coelho mostrou-se esta noite satisfeito com os resultados ‘expressivos’. Passos reconhece que recebeu dos militantes um ‘voto de confiança para liderar o partido’, mas não ‘um cheque em branco’. De acordo com os números avançados pelo Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, Passos Coelho terá angariado 61,06% dos votos, Paulo Rangel 34,47% dos votos, José Pedro Aguiar-Branco cerca de 3,61% dos votos e Castanheira Barros com 0,23%. Com a sede de candidatura apinhada de apoiantes, e com a vitória assim confirmada, Passos Coelho dirigiu-se aos militantes, lançando um apelo à união: ‘O país sabe que hoje o PSD tem uma liderança inequívoca e deles espero também esse contributo para a coesão e a unidade do partido’. ‘Quero com muita humildade dizer que o meu mandato que hoje começa é um mandato que nos põe a todos à prova’, assegurou Passos Coelho.
PSD mostrou 'que não é saco de gatos'
Agradecendo aos militantes que se envolveram nestas eleições internas, Passos Coelho defendeu que a sua acção foi uma ‘mostra de que o PSD não está dividido, não está balcanizado e não é um saco de gatos’. E por isso, diz quer contar com todos os militantes – e os seus rivais nestas eleições não são excepção. Sobre José Pedro Aguiar-Branco e Paulo Rangel – dois dos candidatos derrotados nestas directas -, Passos Coelho disse que espera poder contar com ambos ‘na primeira linha da acção política nacional’ e nos órgãos nacionais do PSD. Quanto à liderança da bancada parlamentar (agora deixada vaga por Aguiar-Branco, por opção própria), Passos Coelho disse apenas que respeitará 'a decisão do grupo parlamentar qualquer que ela seja'. O novo líder social-democrata estendeu também o mesmo apelo a Manuela Ferreira Leite, que agora termina funções à frente dos social-democratas, dizendo que espera poder contar com o seu contributo.
O dia seguinte
De olhos postos no dia seguinte, Pedro Passos Coelho recordou a todos os militantes laranja que chegou agora o tempo de começar a preparar o próximo Congresso social-democrata, agendado para os dias 10 e 11 de Abril, em Cascais. E não faltou uma mensagem para o Governo de José Sócrates: Passos Coelho diz que os social-democratas estão ‘disponíveis para ajudar o Governo a ultrapassar as dificuldades em que o país se encontra’, mas assegura que o partido ‘não andará com o Governo ao colo, nem suportará o que não concorda’.

Sem comentários: