17/08/2006

Despesa do Estado, inexplicavelmente continua a aumentar

Os dados de execução orçamental divulgados hoje pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), infelizmente, não deixam margem para dúvidas. O défice do subsector Estado aumentou 5,5% por cento até Julho, face ao mesmo período do ano anterior, totalizando 4,3 milhões de euros. Retiram-se daqui várias ilações:
1.º - Verifica-se um completo descontrole no crescimento da despesa pública;
2.º - O Estado previa que a despesa do Estado crescesse, no máximo, 1,2%. O que se verifica é que a despesa do Estado está a crescer 7,6%. Ou seja, seis vezes mais do que o previsto pelo Governo;
3.º - o Governo previa que a despesa corrente primária crescesse, no máximo, 0,7%, mas o que se verifica é que ela está a crescer 8,7%, ou seja, 12 vezes mais do que o previsto pelo Governo;
4.º - Os números agora divulgados representam uma grande derrota para o Governo, mas sobretudo representam más notícias para os portugueses.

Apresentados os números e após o falhanço das politicas de contenção orçamental impostas por este Governo auguram-se novos apertões de cinto...Por este andar um dia destes metem-nos os bens de primeira necessidade todos à taxa de 21%.
Já faltou mais...

Sem comentários: