21/11/2006

Filmes premiados no Cine'Eco exibidos na Casa da Cultura de Seia

Dia 23 de Novembro (Quinta Feira) - 21:30 Horas
Entrada Livre

Águas Agitadas/Agitated Waters
Prémio “Água” – Cine’Eco / 2006.
Por ter sido a obra a concurso a promover melhor o tema dos recursos hídricos.
Realização: Bernardo Ferrão (Portugal, 2005); Argumento: Bernardo Ferrão; Fotografia (cor): José Maria Cyrne; Montagem: Rui Rocha; Produção: Sic, Isabel Mendonça,Duração: 28 minutos.
Sinopse >
Na Ilha do Pico, nos Açores, os problemas dos homens não parecem, para já, afectar a vida nos mares…o que alguns perguntam é: até quando? Há três verões que uma equipa ambientalista holandesa estuda o comportamento dos cetáceos dos Açores. No entanto, o trabalho não tem sido pacífico, são olhados com desconfiança e acusados pelas empresas de turismo de fazerem whale watching ilegal. O conflito já passou aos actos, no mar sucedem-se encontros pouco amigáveis, testemunhados nesta reportagem. Todos os anos, as 23 espécies referenciadas, trazem ao Açores 25 mil turistas. Bernardo Ferrão Jornalista na SIC desde 1998. Actualmente integrado na editoria de política. Reportagens: “A Um Salto” (Imigrantes que tentam chegar de África à Europa); “Águas Agitadas” (trabalhos sobre as consequências do whale watching dos Açores na vida dos cetáceos); “Dar e Receber” (trabalho sobre o funcionamento do Banco Alimentar); “Maria da Graça” (trabalho sobre um dos maiores escândalos de corrupção na Polícia Judiciária); “Crianças do IPO” (trabalho sobre o dia a dia de crianças com cancro); “Cuidados Paliativos” (trabalho sobre doentes terminais); Quatro médias reportagens sobre São Tomé e Príncipe. Entre 1997/1998 Colaboração / Estágio (6 meses) na RTA – Rádio Televison Artesia - Los Angeles / EUA.

Dia 23 de Novembro (Quinta Feira) – 22:00 Horas
Entrada Livre
Ainda Há Pastores?
Prémio “Lusofonia” – Cine’Eco / 2006
Por ter sido considerada a melhor obra a concurso, produzida e realizada em país lusofono.
Realização: Jorge Pelicano (Portugal, 2006); Argumento: Jorge pelicano, Cátia Vicente, João Morais; Fotografia: Jorge pelicano, Paulo César Fajardo; Música: Jorge Pelicano; Montagem: Jorge Pelicano; Produção: Jorge Pelicano; Entrevistas: Jorge Pelicano, Cátia Vicente, Paulo César Fajardo, Teresa Oliveira, José Mendes Duração: 80 min
Prémios: “Prémio Obra”
Sinopse >
Há lugares que quase não existem. Casais de Folgosinho nem sequer é um lugar. Não há luz eléctrica, não corre água canalizada, não há estradas. Perde-se no silêncio de um vale entre as montanhas da Serra da Estrela. Em tempos foi um autêntico santuário de pastores. Hoje os velhos morrem, e os novos fogem da dura sina de ser pastor. 365 dias por ano. Hermínio, 28 anos, contraria o fim. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. O futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor? Mas...ainda há pastores? Jorge Pelicano Nasceu em 1977 na Figueira da Foz. É licenciado em Comunicação e Relações Públicas e, actualmente, frequenta o 2º ano de Mestrado em Comunicação e Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É repórter de imagem freelancer para a SIC televisão, desde 2001. “Ainda há Pastores” é o seu primeiro filme documentário a concurso.

Sem comentários: