12/12/2006

Autoridades indonésias retiram filme sobre Timor do 8.º JiFFest


Os indonésios retiram o filme do festival, mas a Radio Boa Nova vai passar em Janeiro a ENTREVISTA EXCLUSIVA que já estou a fazer com a produtora do filme, Lucélia Santos.
"Timor Lorosae
O Massacre Que O
Mundo Não Viu"
Tive conhecimento desta produção através do blog de Lauro António (http://lauroantonioapresenta.blogspot.com) e chamou-me a atenção a parte em que diz: "JACARTA, 8 dez (AFP) - O filme "Timor Leste - O Massacre que o Mundo Não Viu" ("Timor Loro Sae"), da cineasta e atriz Lucélia Santos, foi retirado pelas autoridades indonésias da programação do 8º Festival Internacional de Jacarta (JiFFest), que começa nesta sexta-feira.Ao todo quatro títulos foram censurados, "The Black Road", de William Nessen (sobre a província separatista de Aceh), e três dedicados a Timor Leste: o holandês "Tales of Crocodiles", o cingalês "Passabe" e o brasileiro "Timor Loro Sae".
Lucélia Santos, actriz Brasileira bem conhecida do público em Portugal, produziu este filme e explica na sua página as razões que a levaram a produzir o mesmo, razões essas que passo a descrever.
(texto extraído do site do filme em:

"...é o resultado de um antigo interesse da diretora
Lucélia Santos pela causa timorense. O primeiro contato de Lucélia com a barbárie que acontecia no outro lado do mundo foi em 1995 com a visita do embaixador da causa timorense José Ramos Horta ao Brasil. Ela ficou chocada como aquilo poderia estar acontecendo em plena década de 90. Quando o professor Ramos Horta e o bispo Belo foram laureados com o Nobel da Paz em 1996, Lucélia foi a Oslo como convidada de honra para a solenidade de entrega do prêmio. Foi lá que surgiu a idéia de se fazer um filme que divulgasse a causa timorense ao mundo, e principalmente no Brasil, que mal ouvira falar em Timor até então. O projeto foi amadurecendo e só então em 2000, com o apoio do governador Mario Covas (a quem o filme é também dedicado), que alavancou o patrocínio das companhias elétricas Bandeirante Energia S.A. e EDP Brasil, que pôde sair do papel. Lucélia foi à Timor com um equipe reduzida e durante um mês registrou a trágica situação em que se encontra o povo maubere. De volta ao Brasil a luta pela finalização do filme continuou e mais importantes passos foram dados, com o apoio da BR Distribuidora, que através da Lei do Audiovisual forneceu recursos para o processo de pós-produção. Lucélia conseguiu também a aquisição de um material de imagens de arquivo, em sua maioria inéditas no Brasil, junto à RTP, ao CIDAC e o CDPM em Portugal. Depois de montado e finalizado, "Timor Lorosae - O Massacre Que O Mundo Não Viu" chega às telas como o primeiro filme a apresentar a triste história timorense ao Brasil e ao mundo, e também como um alerta de como a violência está presente em nossas vidas de forma assustadora."

Por todas estas razões percebe-se facilmente porque é que os indonésios não permitiram a divulgação deste filme no festival. É que...a vergonha que já passaram aos olhos do mundo é tanta que já chega...

Sem comentários: