29/07/2006

Envia uma fotografia da tua terra

Gostaria de publicar aqui no blog uma fotografia da terra ou da região de todos os leitores que visitam este espaço. Para isso basta enviarem as vossas fotos para o e´mail: oceano_palavras@portugalmail.pt

SEIA

Renovação a pedido de muitas familias

A pedido de muitas familias que me escrevem a dizer que "o branco é a cor que funciona melhor como fundo do blog", decidi então proceder a essa transformação.

EZ Special

O curto concerto dos EZ Special em Seia podia ter sido interessante caso a qualidade do som tivesse ajudado. Infelizmente isso não aconteceu.Houve momentos que nem a voz do vocalista se ouvia. Fica aqui um pequeno video da sua passagem por terras de Sena.

27/07/2006

Com KIKIN, até os comemos

Este é o ano do GLORIOSO.O vice-presidente do clube da primeira divisão mexicana de futebol Cruz Azul, Alfredo Alvarez, anunciou que o super avançado internacional mexicano Francisco Fonseca assinou contrato válido por três anos com o Benfica.«Chegou-se a um acordo com o Benfica, tanto o clube como o jogador», afirmou o dirigente, sublinhando que a negociação foi feita directamente entre as duas entidades, «tratando-se de uma venda definitiva e de um contrato de três anos».«Kíkin» Fonseca, de 26 anos, esteve do Mundial de 2006, na Alemanha, e defrontou Portugal na primeira fase, marcando o golo do México frente à selecção das «quinas». KIKIN é conhecido no México como o "fura redes" pelo seu potente remate. Fonseca é o homem que faltava ao Benfica e ao futebol Português.Bem vindo sejas KIKIN.

O blog feito pelos seus leitores

Por: João Morgado (Covilhã)
CARTA ABERTA À GOVERNADORA CIVIL DE CASTELO BRANCO

Exmª Srª Governadora de Castelo Branco
Drª Alzira Serrasqueiro

Escrevo-lhe esta carta aberta, porque durante cinco meses não se dignou receber-me.

Por uma lâmpada fundida tive a minha Carta de Condução apreendida por cinco meses. Parece ridículo mas aconteceu com a sua anuência. Apesar da minha insistência, nunca consegui ser recebido nem que o meu processo fosse reavaliado.

Fui notificado que, no dia 11-02-2005, pelas 2h 40m, na A-23, Km 127, s/n Castelo Branco, “circulava na auto-estrada, durante a noite, sem qualquer dispositivo de iluminação, nem luzes de presença à retaguarda”. Ora como lhes expliquei em várias cartas, tal não correspondia à verdade, facilmente comprovável pelos vossos meios de vídeo: apenas não tinha luz de presença traseira, porque se tinha fundido durante a viagem. Sublinho que TODOS os restantes dispositivos de iluminação da viatura estavam em perfeito funcionamento.

Caso não fosse assim, questiono:
- Se não tinha qualquer sistema de luzes porque existe uma referência particular às “luzes de presença à retaguarda” ??? Não será porque era realmente essa a única em falta?
- Se não tinha qualquer sistema de luzes, como foi possível que a Brigada de Trânsito me tenha deixado prosseguir viagem?

Quero referir que assinei o papel do auto confiando nos agentes e perante este erro recorri à DGV e ao Governo Civil de Castelo Branco (GCCB) tendo-me sido sugerido que enviasse uma carta pedindo a reapreciação do processo. Passadas semanas recebi resposta de que se mantinha a pena. Pergunto, será que os processos dos cidadãos são realmente reavaliados no Governo Civil de Castelo Branco?

Quando recorri para Tribunal disseram-me que tinham sido ultrapassado os prazos, pois contavam a partir da notificação e não da resposta do GCCB o que não me foi informado na devida altura. E não devia ter sido?


Exmª Srª Governadora:

Reflicta-se sobre toda a sua actuação durante este processo:

1 - O Governo Civil é a instituição pública que representa administrativamente o Governo da República Portuguesa no seu distrito e tem responsabilidades perante os cidadãos que representa. Assim, – apesar das cartas, e-mails, telefonemas, reuniões com assessores – porque é que durante meses V.Exª nunca se dignou receber-me?
- O Governo Civil reconhece o direito do cidadão ser recebido? Há critérios pessoais para esse cidadão ser recebido? E quais são esses critérios? Pessoais? Partidários?

2 – A DGV (onde fui recebido) e o seu assessor, reconheceram situações estranhas no processo. Porque não foi então devidamente reavaliado? Não era sua responsabilidade assegurar a justiça a um cidadão? Este auto ainda estava ao abrigo do anterior Código da Estrada, que reconhece a actuação do Governo Civil. Dado que não corrigir um erro é errar duas vezes, não terá havido negligência na sua conduta e na acção dos seus responsáveis? Pode garantir que fez o que lhe era exigido? Entendo que se um Governador Civil não pode alterar um erro crasso e repor justiça, o lugar deve ser extinto. Qualquer manga-de-alpaca pode assinar papéis sem sentido crítico e a 1/5 dos custos. Ou não será assim?

3 – Um seu assessor (que nos últimos tempos nunca estava para atender o telefone – estaria doente?) disse que era complicado resolver este assunto, “pois isto tudo já estava no computador”. O Governo Civil é o computador? Ninguém toma decisões à revelia do computador? Não é V.Exª representante do Governo que promete um Choque Tecnológico? E o programa Simplex para agilizar a administração pública, não permite alterações num computador?

Acha que é possível aceitar uma resposta destas? Entendo que, se não quer actuar, deve ter a coragem de dar a cara e não se deve refugiar nos assessores e, muito menos, permitir eles insultem a inteligência dos cidadãos.

4- Como profissional liberal faço muitos quilómetros de condução, mas não sou um condutor perigoso. Tenho no meu processo apenas multas por estacionamento e pequenos excesso de velocidade, como quase toda a gente. Mas não tenho registo de manobras perigosas, de condução sob o efeito de álcool ou uso de telemóvel. Será que perante o erro grosseiro não seria merecedor, pelo menos, de uma pena suspensa, uma redução da pena, o pagamento de caução ou um trabalho cívico? Até aceitaria.

Tal não era possível? Todavia é possível para outros, que eu conheço, muitos conhecem (e que V.Exª certamente conhece). Convenhamos que este estado de coisas nos faz colocar outras questões: Será que o Governo que representa, admite cidadãos de segunda e de primeira? Quais são os critérios? Pessoais? Partidários? Económicos?

Exmº Srª Governadora Civil de Castelo Branco, Drª Alzira Serrasqueiro:

Ocupar um lugar de representação do Estado deve ser um motivo de orgulho. Em geral, não comento como se consegue chegar ao lugar, mas uma vez lá, tudo se deve fazer para o honrar. O poder deve servir para ajudar os outros e não para mesquinhas vaidades. Muito menos para ajustes de contas pessoais ou políticas.

Casos como este são graves. Não só pelas consequências pessoais, mas porque são reveladores de que o poder depende de vontades pessoais, o que coloca uns cidadãos em desvantagem perante outros. São reveladores de que os cidadãos pagam pelos erros cometidos, mas as instituições podem errar impunemente.

Assim, casos como este são anti-pedagógicos e suscitam revolta e indignação: as pessoas sentem que as instituições são punitivas e perseguem os cidadãos de forma desigual. Talvez por isso, nas estradas, se façam sinais de luzes para avisar das Brigadas de Trânsito; por isso se recorra a amigos influentes para conseguir evitar a multa e o cadastro; por isso se recorra a tribunal com mil desculpas; por isso se desrespeitam entidades e se entopem tribunais.

Que esta carta sirva para uma reflexão pública e para evitar outros casos tristes que envergonhem a administração pública e os cidadãos.

João Morgado
Covilhã


- Carta enviada ao Presidente da República, Primeiro-Ministro, Ministro da Administração Interna e Comunicação Social.

26/07/2006

E você! Concorda com esta decisão?

Bebé de Viseu vai ser entregue aos avós maternos.
A bebé Fátima Letícia, vítima de maus-tratos por parte dos pais, deverá ser entregue à guarda dos avós maternos. A decisão é certa, depois de, esta quarta-feira, nas alegações finais do julgamento, tanto o Ministério Público como os advogados que defendem os interesses da criança terem anunciado este ponto de vista. Para o Procurador da República, «exige-se dos avós que sejam os verdadeiros pais desta criança». Para tal têm que respeitar três condições impostas, ou seja, aceitar sempre o acompanhamento da Segurança Social, assegurar os cuidados médicos e não levar a menina quando estes visitarem os estabelecimentos prisionais, onde os pais se encontram detidos. A mesma opinião teve a responsável pelos interesses da menina, que acrescentou ainda duras críticas ao trabalho da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Viseu e à Segurança Social, que consideraram a avó materna incapaz e sem condições para fazer a supervisão da bebé. Para a advogada, a Comissão e a Segurança Social revelaram uma insustentável leveza de actuação, já que retirar agora a criança aos avós seria mais uma forma de maus-tratos. O advogado da mãe de Fátima Letícia, Costa Gomes revelou pela primeira vez a opinião da sua constituinte, de que a bebé deve ser entregue aos avós. A decisão judicial está marcada para o próximo dia 1 de Agosto.

Pelo menos hoje lembrem-se deles

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Século I a.C. - Conta a história que Ana e o seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem baptizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós. Hoje em dia o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afectivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação dos seus netos, com a sua sabedoria, experiência e com certeza de um sentimento maravilhoso de estar a vivenciar os frutos do seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência da vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos avôs e avós e dizer o quanto você se lembra deles.

Levanta-te e Ri em Seia


O arquivo deste VIDEO fica em: http://www.videosop.blogspot.com

24/07/2006

Momentos campeonato nacional de atletismo em Seia

Clique e amplie as fotos.

Tudo é resultado das nossas memórias...

A Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) regressa este Verão às cidades da Figueira da Foz e de Tomar, integrando-as novamente na tournée nacional da FORDOC, desta vez com um novo projecto especialmente elaborado para apresentações ao ar livre, o "PUBLI… MEMORY". Assim, nos dias 12 e 25 de Agosto respectivamente, poderá assistir a um evento que pretende tornar as noites de Verão simplesmente, memoráveis…
Baseado nas edições anteriores do Festival Internacional de Publicidade "PUBLI… FORDOC", do "PUBLI… CIDADE FIGUEIRA DA FOZ", entre outros projectos com assinatura FORDOC, surge o novo "PUBLI… MEMORY". Cristela Bairrada, membro da FORDOC, adianta que "estes 90 minutos de apresentação não só tentam resumir os 3 anos de trabalho da FORDOC, mas também pretende afastar-se um pouco dos princípios já bem conhecidos do "PUBLI… FORDOC" que tem uma vertente mais pedagógica em que o orador explica cada bloco de anúncios, as estratégias de marketing e a sua evolução de ano para ano. Com o "PUBLI… MEMORY" prescindiu-se um pouco de tudo isto e elaborou-se um projecto perfeitamente adaptado às noites de Verão, sendo gratuito e apresentado na rua, trata-se de um evento dirigido a um público muito mais abrangente". Este "trailler gigante", com cerca de 90 minutos de duração, resulta de uma selecção ainda mais refinada de spots publicitários, pretendendo que esta play-list seja reflexo, não só da melhor publicidade realizada nos últimos tempos, mas também da memória e sucesso da FORDOC nos últimos três anos. Depois de atingir nos quatro anos de actividade um acumulado de mais de 40.000 assistentes, a Associação está hoje mais preocupada numa política de fidelização e na continuidade de uma identidade que ou se ama ou se odeia, mas que o sucesso demonstra estar a ganhar, cada vez mais, adeptos. Com uma campanha de quatro outdoors e um poster, com base numa só imagem, a comunicação do PUBLI… MEMORY visa despertar sensações onde a indiferença se torna impossível. Este novo projecto visa distanciar o Festival da tournée de seminários de publicidade que a associação realiza, maioritariamente em auditórios, durante todo o ano. Assim, o "PUBLI… MEMORY" assume-se como uma verdadeira mostra, onde serão os próprios anúncios que farão as pessoas deslocar-se ao local. Assim, nos dias 12 e 25 de Agosto, nas cidades de Figueira da Foz (Esplanada Silva Guimarães) e Tomar (Praça da República) respectivamente, em ambos os locais pelas 22 horas, será apresentado este novo projecto em que a FORDOC pretende, em tempo de férias, num ambiente descontraído e agradável de uma noite de Verão, refrescar a memória…

Campeonato nacional de atletismo

Brevemente as fotos...

23/07/2006

Relatos da guerra nos blogs e as fotos, são de arrepiar

Missing her mother
Israelitas e Libaneses encontram-se na blogosfera.
Este é o titulo de uma reportagem do "Público" que pretende dar a conhecer como os cibernautas estão a viver a guerra. De um lado da fronteira, uma Israelita vê a explosão, na sua cidade, de um rocket lançado pelo hezbollah. Do outro, um libanês estremece no seu terraço com uma bomba que acabou de cair em Beirute. Os dois estão on-line e acabam a conversar sobre a guerra enquanto ela acontece, em tempo real. No mundo dos blogs e dos chats, Israelitas e Libaneses trocam histórias pessoais que por vezes se tornam discussões politicas. Entre os dois campos há quem se entenda - mas há também quem não saia da discórdia. Para melhor entendermos isto, a jornalista Maria João Guimarães deixa-nos a morada de alguns blogs onde realmente podemos ter a noção mais real do que é afinal uma guerra. Vale a pena consultar:

21/07/2006

Curiosidade para descontrair

Há nabos e nabos...
Este nabo pesa 6,5 kg e foi cultivado na localidade de Gondufo (Vide). Bem sei que há para aí muitos nabos, mas como este é obra...

Lendo nos blogs

* LUCAS 23:34
Crianças Israelitas escrevem mensagens em peças de artilharia pesada, antes do ataque de 17 Julho de 2006, por parte do exército israelita ao Líbano.

As crianças libanesas, recebem as mensagens enviadas, pelas crianças israelitas!

*Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem.

Diz: A Fábrica

20/07/2006

Buscas suspensas e o corpo não apareceu

Foram dadas como terminadas as buscas para localizar o homem de Oliveira de Azeméis que, na passada sexta-feira, foi levado pela enxurrada que atingiu a zona das piscinas naturais do Piódão, depois de um forte temporal registado naquela zona. As operações desenvolveram-se ao longo de todo o dia, desde as 7h30, prolongando-se até pouco depois das 19h00, de acordo com o comandante da corporação de Bombeiros Voluntários de Côja. Como os resultados foram idênticos aos obtidos nos outros cinco dias, ou seja, não se vislumbrou qualquer vestígio do homem de 34 anos, as buscas foram suspensas.

19/07/2006

É só copiar o código e colar na barra de endereços

...aumente o volume das suas colunas e ouça assim como num toque de magia este som maravilhoso. Pode anotar aí no seu diário (blog) que esta é a musica oficial do blog Oceano das Palavras.


http://www.filelodge.com/files/room25/675112/Musica/08%20Fado%20do%20Encontro%20%28Com%20Mariza%20e%20M%E1rio%20Laginha%29.mp3

Obikweluuuuuuuuuuuuuuuu

À conversa com...Professor Moniz Pereira

Conversa sobre atletismo, com o professor Moniz Pereira terá lugar esta Sexta Feira, dia 21 de Julho, pelas 17 horas no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, numa iniciativa do Centro de Formação Desportiva de Atletismo da Escola Secundária de Seia.

18/07/2006

Morte no rio ainda por descobrir?

Continuam as buscas...mas o corpo continua desaparecido.

Na passada sexta-feira, dia 14 de Julho e após uma tarde de fortes chuvadas e trovoada, um individuo de 36 anos de idade, natural de Oliveira de Azemeis que se encontrava a gozar 3 dias de descanso na localidade de Piódão, terá sido levado pela força das águas do rio que de um momento para o outro e levando tudo pela frente, incluindo 4 carros e 1 tractor, causou a desgraça que as fotos nos mostram.
Ao que parece o individuo encontrava-se junto a uma pequena ponte à beira do rio tendo a água arrasado a mesma, arrastando-o consigo até paradeiro ainda hoje, dia 18 de Julho, desconhecido. Segundo relatos da população, o individuo passeava com a filha menor e com a esposa, desfrutando a calma e tranquila natureza daquele sitio maravilhoso como é o Piódão. Após o ocorrido a esposa em estado de choque, terá pedido ajuda.
As buscas iniciaram-se ainda nessa tarde, nas margens e nos poços fundos do rio nas localidades de Piódão, Vide, Alvoco de Várzeas e Avô, buscas que ainda decorrem e que até ao momento foram infrutiferas. O corpo continua por aparecer apesar dos esforços da GNR, Bombeiros e militares com cães treinados para buscas, bem como com botes de salvamento. Tudo tem sido batido a pente fino, mas o lixo que a corrente arrastou, assim como os enormes troncos de árvores, tornaram o leito do rio negro e cheio de lama o que tem dificultado o trabalho.
Ainda segundo a população, consta-se que as buscas vão continuar até ao dia 20 de Julho e caso se venha a verificar a mesma situação, esse será o dia da suspensão das mesmas. Até lá a família aguarda a todo o custo pelo aparecimento do corpo do jovem de 36 anos de idade.

Segundo a população, "Esta tragédia, é a consequência dos incêndios do verão passado que limpou completamente as serras da nossa região, um verdadeiro desastre ecológico que vai perdurar por mais alguns anos se nada for feito para o impedir, já foram bens materiais, vidas humanas, a seguir são os nossos conterrâneos que todos os anos visitam a sua terra natal com o intuito de aliviar o stress mergulhando nas águas cristalinas dos nossos rios, mas esse é um bem que terá que ficar adiado este ano, e se calhar por mais alguns anos, é mais um passo para a desertificação das já tão desertas aldeias."

À medida que existirem mais desenvolvimentos sobre este caso, darei aqui toda a informação.
Fotos gentilmente cedidas por M. Costa Dias

17/07/2006

Lendo nos blogs

E AGORA NAZIS?
É só ler:
O Presidente ultraconservador iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou que Israel está a utilizar os mesmos métodos que Adolf Hitler na sua ofensiva contra o Hezbollah libanês e na Faixa de Gaza."Os métodos deles parecem-se com os de Hitler. Quando Hitler queria lançar um ataque, também inventava um pretexto", declarou o Presidente Ahmadinejad num discurso proferido em Teerão.
Engraçado que os neo-nazis batiam palmas ao presidente iraniano, parece que até eram amigos dele e tudo devido à negação do holocausto,e agora o presidente iraniano diz que Israel utiliza os mesmos métodos que Hitler!!! Agora pergunto quais são os métodos?É que o gaseamento, execuções e outro tipo de torturas, não deve ser de certeza pois, segundo ele ,tal não aconteceu.

Frase do dia

Os blogs são como os Tamagoshis. Ou se alimentam todos os dias ou não têm razão de existir e acabam por cair no esquecimento.

Lições sobre "Os Presidentes da República Portuguesa" - III

(continuação...)
A actividade da Constituinte é muito rápida. Decorre entre 15 de Junho e 25 de Agosto de 1911, escassos 2 meses e 10 dias. Em termos simples, podemos distinguir três sensibilidades nas Câmaras no que diz respeito à estrutura do poder no Regime Republicano: uma, parlamentarista radical; outra, parlamentarista intermédia, que domina desde o primeiro momento; e outra, parlamentarista moderada. Não há uma presença significativa nas Constituintes de uma sensibilidade presidencialista ou de defensores de um regime onde o poder executivo predomine. Pelo contrário, os parlamentaristas moderados - os que mais se aproximam das teses presidencialistas - têm sempre todo o cuidado de esclarecer nas suas intervenções que não pretendem concentrar o poder politico nas mãos de um único homem ou de um pequeno grupo. Todos dizem que querem afastar por completo a hipótes de uma "ditadura constitucional".
(...continua)

16/07/2006

Lições sobre "Os Presidentes da República Portuguesa" - II

(continuação...)
Proclamação da República Portuguesa, 5 de Outubro de 1910.
As Constituintes de 1911.
Os deputados da Assembleia Constituinte de 1911 são todos provenientes das listas do Partido Republicano Português (PRP), eleitos sem oposição. Reflectem muito bem as teses e as ideias do velho partido republicano dos tempos da propaganda, em vias de se desfazer quando a Constituição é aprovada, em Agosto de 1911. Nessa altura, a maioria do PRP inclina-se para a corrente representada por Afonso Costa, de onde viria a sair o maior partido do regime criado pelo 5 de Outubro - o Partido Democrático, representativo da corrente mais radical. No entanto as Câmaras ainda são dominadas pelo que se pode chamar a corrente mais conservadora do PRP, pois foi o antigo directório, onde esta tinha a maioria, que seleccionou os candidatos. Como os deputados da Constituinte decidem transitar em peso para a primeira legislatura, esta será a origem de uma contradição que marca a fase inicial da República: o choque entre umas Câmaras dominadas pela facção mais conservadora e um regime onde o partido da facção mais radical vencia as eleições.
(continua...)

14/07/2006

Info social

http://infsocial.wordpress.com

Os Presidentes da República Portuguesa

INTRODUÇÃO:
Por ocasião do meu recente aniversário houve uns tios que me deram o livro "Os Presidentes da República Portuguesa", talvez pelo interesse que tenho por estes assuntos, aliás, há já alguns anos debatidos à mesa com os meus ditos tios e ainda com o meu avô materno Professor Luis Gonzaga Alves Martins, homem de elevada cultura, seriedade e intelectualidade, dotes esses que o levaram a ocupar o lugar de Vereador na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e na Câmara Municipal de Seia, sendo que nesse mandato na Câmara de Seia, entre outras obras importantes, deu-se inicio aos trabalhos de construção do aérodromo de Pinhanços. Portanto, o estudo e a ánalise sobre politica local e nacional sempre foram uma presença na minha vida familiar, daí o gosto que tenho a partir deste momento de colocar aqui no blog ao longo de vários dias um pouco da história de "Os Presidentes da República Portuguesa", livro que contou com a coordenação do Professor António Costa Pinto e com o prefácio do Dr. Jorge Sampaio, ainda na qualidade de Presidente da República.

Como inicio dos posts sobre o referido assunto, convem explicar, afinal, o que foi isto do regime Republicano Português?
O Regime Repúblicano Português foi um fenómeno precoce no quadro europeu, mas a sua sobrevivência ao longo do séc. XX, considerando sobretudo a longa experiência autoritária, demonstrou a rápida consolidação das instituições republicanas na sociedade portuguesa e sobretudo em alguns segmentos das suas elites. Entre a primeira e curta Presidência de Manuel de Arriaga e a Presidência de Jorge Sampaio, a vida politica Portuguesa passou de um regime parlamentar instável, que sucumbiu perante curtas e longas ditaduras militares e civis, a uma democracia politica consolidada. Os Presidentes, ainda que os seus poderes variassem muito ao longo dos últimos quase 100 anos, estiveram muitas vezes no centro da politica portuguesa. A Republica criou um sistema parlamentarista, dando incialmente pouquissimos poderes aos Presidentes, mas a emergência de crises sucessivas colocou vários destes perante o dilema da intervenção, por vezes com manobras constitucionalmente duvidosas...
(continua...)

O novo porto de abrigo da Nau Catrineta

Morada da casa nova: http://www.zecadanau.wordpress.com
Aquele @bração do Zeca da Nau

13/07/2006

ISTO SÓ VIDEO

Em fase experimental.
http://videosop.blogspot.com

Programa cultural da Fiagris 2006

Dia 23 - 22h30 “ Quatro Cantos(António Pinto Basto, Teresa Tapadas, Maria Armanda e José da Câmara)
Dia 24 - 21h30 “ Arte & Jazz
23h30 “ Levanta-te e Ri (em directo para a SIC)
Dia 25 - 22h30 “ Sabor Latino da Companhia de Danças do Porto, Danças de Salão com a Sociedade de Recreio Artí­stico de AveiroTango Argentino (Gladys e Óscar)Fuerza Cubana“ Grupo de Musica de Cuba
Dia 26 - 22h00 “ Orquestra Juvenil Serra da Estrela
Dia 27 - 22h30 “ Banda Tempo
Dia 28 - 23h00 “ EZ SPECIAL
Dia 29 - 21h30 “XXV Festival Internacional do Rancho Folclórico de Seia (Organização do Rancho Folclórico de Seia)
Dia 30 - 23h00 “ Rui Veloso

12/07/2006

IRS: Municipios poderiam devolver 100 euros por contribuinte

Os municípios do país poderiam proporcionar, a cada contribuinte, uma poupança média de 100 euros de IRS (imposto sobre rendimento de pessoa singular), caso as câmaras municipais prescindissem de 3% do IRS, como a Lei das Finanças Locais (LFL) permite, indica o Jornal de Negócios esta quarta-feira. Este desagravamento fiscal «representaria, em contrapartida, uma perda de receitas na ordem dos 207 milhões de euros para o conjunto dos 308 municípios», segundo cálculos do próprio jornal a partir das últimas estatísticas de IRS, recentemente publicadas pela Direcção Geral dos Impostos (DGCI). Ainda segundo refere o Negócios noutro artigo, cerca de 80% dos municípios (oito em cada 10) chegaram ao final de 2004 a registar lucros, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, uma publicação que resulta da compilação dos documentos de prestação de contas de 289 municípios portugueses, e que foi divulgada esta semana pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC). Os resultados líquidos positivos ascenderam aos 611 milhões de euros, um número que constituiu uma surpresa positiva para os autores do trabalho.

Gosta de publicidade?

Então visite este blog: http://fordoc.blogspot.com

Procriação medicamente assistida vai ser uma realidade

Depois de anos e anos de arrastamento e atraso, Portugal vai ficar dotado de uma lei que regula a Procriação Medicamente Assistida (PMA), depois de concluído o processo no Parlamento e promulgado pelo Presidente da República (promulgação hoje anunciada). Esta é uma legislação que vem colmatar uma grave lacuna no nosso ordenamento jurídico, correspondendo, de resto, a uma determinação constitucional – a consagração de um regime regulador da utilização de técnicas de PMA. Com efeito, não faz sentido que a ciência dê já há muito tempo resposta aos problemas de infertilidade, que afectam inúmeros casais (infelizmente cada vez mais, devido a causas que urge conhecer sobre elas actuar com rigor e eficácia) e que esses métodos e respostas científicas não sejam, de uma forma geral, acessível à generalidade dos cidadãos que dela carecem. “Os Verdes” lamentam que o PS se tenha ainda mostrado permeável a preconceitos anacrónicos, sustentados num único modelo familiar, e tenha deixado de parte a possibilidade de mulheres sós poderem aceder às técnicas de PMA. Por fim, “Os Verdes” consideram que o processo legislativo está concluído, é preciso pôr rapidamente em prática a lei que dentro em breve será publicada em Diário da República e avançar no Parlamento com outros processos legislativos que são absolutamente essenciais para garantir a dignidade humana.

O Gabinete de Imprensa de "Os Verdes"
11 de Julho de 2006

11/07/2006

O blog feito pelos seus leitores

Olá bom dia. Admiro o seu blog porque além de outras, permite-nos saber noticias de Seia em cima da hora, mesmo e muito antes de sairem nos jornais locais, mas admiro-o ainda mais pela isenção e humor com que trata as noticias. Parabéns pelo bom serviço que presta ao concelho.
Assina: Um leitor diário atento

Resposta:


Noticias de Seia em 1.ª mão é aqui no seu blog


Obrigado pelo comentário, para o qual tenho apenas uma resposta: GOSTO DISTO.

Seia recebe Campeonatos de Portugal de Pista em Atletismo

Campeonatos de Portugal de Pista em Atletismo decorrem no Estádio Municipal, onde estarão presentes os mais conceituados atletas nacionais. A Pista de Atletismo do Estádio Municipal de Seia vai voltar a receber os Campeonatos de Portugal de Atletismo de Pista, três anos depois da Federação Portuguesa de Atletismo ter organizado ali a mesma competição, por altura da inauguração daquele equipamento municipal. A prova vai decorrer nos dias 22 e 23 de Julho, tendo sido apresentada ontem, em Seia, pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Câmara Municipal.Os Campeonatos de Portugal de Pista (91ª edição masculina e 69ª feminina) são a competição atlética mais importante que se realiza em Portugal em 2006. Nela participarão obrigatoriamente todos os melhores atletas portugueses com excepção dos maratonistas, já que o Regulamento de Alta Competição e a presença nos próximos Campeonatos da Europa (Gotemburgo) assim o exigem, adiantou o Presidente da FPA, Fernando Mota. Além do mais, acrescentou que será a última oportunidade para os atletas obterem mínimos para aquela importante competição. Assim, estarão em Seia os mais recentes medalhados atletas portugueses, como Francis Obikwelu (SCP), Rui Silva (SCP), Susana Feitor (CN Rio Maior) e Naide Gomes (SCP), a supercampeã olímpica, mundial e europeia Fernanda Ribeiro (Valência Terra y Mar) e todos os atletas de pista que já obtiveram mínimos para os Campeonatos da Europa. Para todos os que gostam de Atletismo, esta será uma oportunidade rara de contacto directo com os melhores atletas nacionais, nas vésperas de mais uma importante competição internacional.

Super Mário é Vice-Campeão nacional de enduro

Mário Patrão, piloto senense, sagrou-se Vice Campeão Nacional de Enduro, na classe Elite 1 com Suzuki RMZ 250...
Realizou-se no passado fim de semana a ultima prova do campeonato Nacional de Enduro, na cidade da Figueira da Foz, uma prova com dois dias pontuáveis, e onde deparámos com uma corrida muito bem organizada pelo MCFF onde "deixo desde já os meus parabéns", "na minha opinião só pecou pelo padok (sitio com pouca visibilidade) os patrocinadores que investem nesta modalidade merecem mais retorno".No primeiro dia de prova as coisas não começaram da melhor forma, uma pequena queda na primeira prova especial do dia, "fez com que perdesse uns preciosos segundos na luta pela vitoria, nunca baixei os braços mas não foi possivel ir alem do segundo lugar".O segundo dia durante este Campeonato Nacional, foi "o unico dia que nada de anormal me aconteceu, um dia com muita competição que acabaria por vencer".Termina mais um Campeonato Nacional, um dos objectivos foi cumprido, o outro não foi possivel por varias razões, quanto á Suzuki Rmz 250 "que pilotei", esteve sempre a altura mostrou a fiabilidade e rapidez que era exigida."Umas palavras de apreço a todos os meus PATROCINADORES, EQUIPA de ASSISTENCIA, MECANICOS, FAMILIA e AMIGOS, sem eles nada disto era possivel e nada fazia sentido.Proxima prova SX Poutena 05/08 e SX Fafe 12/08/2006.

10/07/2006

Noticia de capa na Inglaterra


Dia 24 de Julho – Programa “Levanta-te e Ri” no anfi-teatro municipal de Seia.

E tudo Celorico levou...

Ao contrário do que foi veiculado oficialmente, parece que afinal o clube de Paços de Ferreira já não vem fazer o seu estágio de pré-época em Seia. Segundo veicula o Record o clube trocou Seia por Celorico. Alguém me sabe dizer porquê? É que eu vi imagens nos jornais da assinatura do protocolo entre o municipio e o referido clube. Ou não terei visto bem? Responda quem souber.

09/07/2006

Venha o Mundial de 2010

Terminou o campeonato mundial de futebol do ano 2006. Portugal alcançou o 4.º lugar num jogo que não tem sentido nenhum fazer. À imagem do Europeu que já não se disputa o 3.º e 4.º lugar os senhores da FIFA devem repensar o modelo do mundial e abulir este jogo e talvez o próprio modelo de definir o campeão. Em minha opinião a Itália ganhou, é campeã mundial mas não jogou com o Brasil, com Portugal, com Inglaterra e outras potências mundiais, portanto, dentro do actual modelo em que não se joga "todos contra todos", ganhou...Estou contente por ter ganho aos franceses que se revelaram neste mundial, um povo estúpido, arrogante e mal educado, ao contrário da imagem que eu tinha deles. Dos ingleses já me cansei de escrever até porque já todos sabemos como eles se relacionam estupidamente com os outros. Já ninguém liga ao que escrevem ou ao que dizem. Relativamente à nossa prestação, conseguimos um bom resultado apesar de como bons portugueses que somos não devermos ficar demasiadamente contentes com o 4.º lugar. Portugal teve tudo para ir mais além, não o tendo conseguido por vários motivos. Scolari, teimoso, decidiu sempre apostar naquele rapaz dos Açores que nada fez, deixando de fora um homem que está habituado a jogar na área sozinho e que provavelmente teria marcado mais golos se tivesse jogado mais minutos. Nuno Gomes fez em 40 minutos o que Pauleta fez nos ultimos 14 jogos da fase final do euro e agora do mundial. Nuno merecia mais respeito e confiança de Scolari que não fica isento desta má opção, aliás como não fica isento da derrota contra a França em que e estando Portugal a perder por 1-0 em vez de colocar 2 pontas de lança na frente, não o fez. Quanto ao puto maravilha, Cristiano Ronaldo, tem de crescer mais enquanto homem dentro e fora do campo, pois está a pagar os seus próprios erros pelas atitudes que toma dentro do campo, sendo que para provar isto mesmo basta recordar o jogo do Benfica-Man Utd para a liga dos campeões em que com insultos de toda a ordem até os portugueses tratou mal. Para ser mais completo deve deixar de simular faltas atrás de faltas, pois não precisa disso. Figo foi para mim o melhor jogador da selecção, seguindo-se Ricardo. Foram dois homens que lutaram com todas as forças para nos levarem mais além. Na hora da despedida do Luis aqui fica o meu agradecimento por tudo o que fez pela selecção. Obrigado Figo. Já relativamente a Luis Felipe, é um grande lider, sabe falar ao coração dos jogadores e dos portugueses em geral, como nunca nenhum outro treinador soube e além do belo resultado alcançado evitou o que noutras provas anteriores onde participámos, era uma constante, como o foi o caso Paula e o caso dos alhos no balneário. Scolari meteu respeito no grupo e por aí foi grande. Agora que Pauleta finalmente viu que não estava a fazer nada na selecção e renunciou à sua continuidade, Scolari deve ficar. Numa análise à arbitragem devo dizer que fiquei bastante impressionado pela positiva com a prestação do árbitro japonês que apitou ontem o Portugal-Alemanha. Em minha opinião foi a melhor arbitragem deste mundial. Pouco mais resta para escrever sobre o mundial 2006, ficando para os arquivos pelo menos o desejo de um dia fazermos melhor que os magriços de 66 que continuam com o melhor resultado alcançado numa fase final desta prova. Agora que acabou, fica também uma palavra de agradecimento a todos os jogadores que integraram a comitiva, porque afinal foram verdadeiros lutadores. Portugal viveu alegrias e frustrações mas por ultimo voltou a viver alegrias não tão intensas é certo, com a vitória dos italianos contra os franceses. Resta-nos com o máximo fair-play que sempre conotou Portugal e os Portugueses, dar os maiores parabéns aos italianos pela conquista do titulo mundial de 2006. Agora...venha 2010.

08/07/2006

A última e derradeira análise ao Mundial 2006

Brevemente aqui no seu blog...

O blog feito pelos seus leitores

Vamos salvar o site do cancro da mama?
Não custa nada!Digam a 10 amigos para dizerem a 10 amigos!O Site do cancro da mama está com problemas pois não têm o nº de acessos e cliques necessários para alcançar a quota que lhes permite oferecer 1 mamografia gratuita diariamente a mulheres desprivilegiadas.Demora menos de um segundo para ir ao site e clicar na tecla cor de rosa que diz:Free Fund Mammograms.Isto não custa nada e pelo nº diário de pessoas que clicam os patrocinadores (Avon,Tupperware,etc....) oferecem a mamografia em troca de publicidade.Aqui está o Website:http://www.thebreastcancersite.com
PASSEM A 10 AMIGOS PARA PASSAREM A 10 AMIGOS.Um dia poderão ser vós (ou as vossas mães, irmãs, namoradas, amigas...) a necessitar.Obrigada.
enviado por: JV (Seia)

07/07/2006

O blog feito pelos seus leitores

Bom dia a todos, ontem vi na televisão aquilo que já se tinha notado nitidamente, existe uma campanha contra o Jogador Português Cristiano Ronaldo desde o jogo com os Ingleses. Desta vez para além dos assobios, de um site que diz mal do jogador, estão a angariar adeptos para que votem noutro jogador que não o Cristiano para o melhor jogador jovem no Mundial, o que é certo é que ele estava em primeiro lugar e agora não está e é por esse motivo que vos peço que tentem votar no Cristiano pois isto não se faz a ninguém. Gostaria de vos dizer o site onde se vota, mas não tenho conhecimento disso, talvez seja o da FIFA. Não vejo onde está o desportivismo em certos adeptos, equipas e árbitros neste mundial, tem sido uma vergonha.

Votem em nome da justiça.
enviado por: I.R.

06/07/2006

Em 1966 fomos roubados. Em 2006, não.

Não têm o minimo fundamento as palavras proferidas pelo Luis Felipe Scolari, ontem no final do jogo contra a França, relativamente à arbitragem. O árbitro não teve qualquer influência no resultado. Esta é a minha visão do jogo agora que passam 24 horas após a realização do mesmo. Repetiu-se a história de 66 em que os Magriços chegaram às meias finais e aí sim foram escandalosamente prejudicados. Vamos a factos. Portugal após a vitória nos quartos de final automaticamente tinha e segundo as regras da FIFA, de jogar as meias no estádio onde então tinha ganho os quartos, sendo que a Inglaterra é que tinha de se deslocar 600 km para vir jogar contra Portugal. O que se verificou e sabe Deus porquê é que a selecção nacional à ultima da hora recebeu um comunicado da FIFA a dizer o contrário. Um dia antes das meias finais, Portugal fez uma viagem de 600 km de comboio que não estava nos planos. Nesse jogo Portugal foi eliminado pelo país organizador, a Inglaterra, tendo então disputado o encontro para definir o 3.º e 4.º classificado. Nesse ano e ao contrário de 2006, Eusébio foi eleito o melhor jogador do Mundial tendo apontado 9 tentos na competição. Em 2006 Pauleta apontou 1. Portugal perdeu porque Pauleta nada fez. Convem referir e lembrar para não esquecer, que somados os jogos que Portugal fez no Euro 2004 (7) e no Mundial 2006 (6), o que dá um total de 13 jogos, o nosso ponta de lança marcou apenas 1 golo de encostar o pé à bola. Neste dia após a derrota nas meias finais não me congratulo (porque não sou daqueles que me regozijo com derrotas) com o resultado alcançado e vem-me cada vez mais à memória as injustiças que em 66 fomos alvo que nos afastaram do titulo não dentro do campo mas por jogadas feitas fora dele. Ontem nada fizémos para ganhar...em 66 a taça era nossa.

Vem aí Francis Obikuelo

Seia recebe Campeonatos de Portugal de Pista em atletismo.
Trata-se da mais importante prova do calendário nacional que decorrerá nos dias 22 e 23 de Julho, no Complexo Desportivo Municipal de Seia, e que conta com alguns dos nomes mais sonantes da modalidade (Fernanda Ribeiro, Naíde Gomes, Rui Silva ou Francis Obikuelo, entre outros), onde serão apurados os minímos para o Campeonato da Europa, a disputar em Agosto na Suécia.

05/07/2006

Quando o sonho se torna em pesadelo

Onde esteve Pauleta durante todo o Mundial em geral? E contra a França em particular? Fez um Europeu sem marcar 1 único golo e um mundial que só marcou 1 frente à poderosa Angola. Com pontas de lança deste calibre que podíamos esperar?
Titulos dos jornais nacionais:
Título do jornal francês:

A maior caravana alguma vez vista em Seia

Há 2 anos quando o Benfica foi campeão, as ruas de Seia encheram-se de carros e transformaram a festa na maior caravana alguma vez vista por estas bandas. Ao que consta, quando Portugal ganhou à Inglaterra quase que se batia o record, mas, mesmo assim ficou bem longe daquele tempo. Por isso, apelo a todos os senenses que e se ganharmos à França, saiam à rua com os carros e todos juntos venham bater esse record. Não se esqueçam que Scolari e companhia bem merecem este nosso apoio.

04/07/2006

Mais um grande passo a nosso favor

Mesmo sem jogar hoje, Portugal deu mais um enorme passo para conquistar o campeonato do mundo. Com a vitória da Itália e se Portugal ganhar à França, já não vamos ter que jogar contra um estádio cheio de alemães a puxar pela sua equipe. É assim que se trilha o caminho dos campeões. FORÇA PORTUGAL...

Écran gigante no largo da Câmara

03/07/2006

Contra os Ingleses, LEVANTA-TE E RI no ANFI-TEATRO MUNICIPAL

Dia 24 de Julho LEVANTA-TE E RI no ANFI-TEATRO MUNICIPAL DE SEIA. Marco Horácio, Fernando Rocha e Companhia vão estar em Seia. Soube deste evento no dia em que ganhámos aos Ingleses, daí o título do post.

Publi…Fordoc foi um enorme sucesso

Como aqui anunciei, realizou-se no passado dia 1 de Julho o festival internacional de publicidade na Casa Municipal da Cultura de Seia, o PUBLI…FORDOC 2006 que tem por base os mais importantes anúncios para televisão, cinema e Internet, premiados ou realizados no último ano nas mais importantes mostras internacionais de publicidade. À imagem do ano anterior fiz novamente parte do júri o qual agradeço a renovada escolha, sendo que a tarefa de seleccionar este ano os 5 melhores anúncios da playlist dos 77 trabalhos finalistas foi bastante mais difícil pela qualidade cada vez maior dos respectivos anúncios. A Casa estava como se diz na gíria “bem composta”, o público aderiu em massa ao evento e também tinha direito a 1 voto tendo saído eleito com mais votação o anúncio publicitário do jornal francês L´équipe em que um pai aparece de cara destapada frente ao filho e este começa a gritar alto não o reconhecendo o que levou o pai a colocar o jornal frente à cara e aí sim o filho logo o reconheceu, habituado claro está à imagem de ver o pai sempre “colado” ao referido jornal. Foi um anúncio giro no entanto nenhum dos meus 5 votos recaíram sobre ele. Com a quase totalidade dos filmes legendados em inglês, esta edição de 2006 contou com obras vindas de 33 países, sendo que os EUA continuam a liderar a tabela de participantes, seguidos de perto pelo Reino Unido e Tailândia. Também a Argentina e a Alemanha participam com 17 filmes cada. Quanto a Portugal também conta com uma participação neste grupo de elite dos 240 melhores anúncios através do anúncio da água do Luso com o filme “Tu és água”, contudo também ainda não foi este ano que Portugal se conseguiu estrear no lote de anúncios finalistas. O PUBLI…FORDOC segue agora as suas apresentações no dia 12 de Julho na Figueira da Foz na esplanada Silva Guimarães e no dia 25 de Julho em Tomar na Praça da República. Quanto a Seia, parece que ainda este ano o festival vai regressar inserido na programação do CINE ECO, Festival de cinema e ambiente reconhecido nacional e internacionalmente. Para mais informações sobre o evento, a organização do PUBLI…FORDOC disponibiliza toda a informação pormenorizada do festival de 2006 no seu site oficial em http://www.fordoc.com