Al Gore destacou-se com o documentário ambiental "verdade inconveniente". Ora, este tema do ambiente não se enquadra naquilo que Alfred Nobel pretendia valorizar com o nobel da paz, senão vejamos
1) Alfred Nobel decidiu que fosse a Noruega a decidir o laureado pelo Nobel da Paz, de forma a prevenir a influência de poderes políticos internacionais no processo de atribuição do Nobel.
2) De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prémio deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".
Agora pergunto o que é que isto tem a ver com o Al Gore?
O Prémio Nobel da Paz 2003
Shirin Ebadi *1947(Irán)
"Pelo seu trabalho na luta pela democracia e pelos direitos das mulheres e crianças"
O Prémio Nobel da paz 2004
Wangari Maathai *1940(Quénia "Pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentável democracia e paz"
O Prêmio Nobel da paz 2005
Mohamed ElBaradei
* 17 de Junho de 1942 no Cairo (Egipto)
"Pelos seus esforços na prevenção do uso da energia nuclear para fins militares e para que a energia atómica seja usada para fins pacíficos, da forma mais segura possível"( dividido com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA))
O Prémio Nobel da paz 2006
O bengalês Muhammad Yunus e o Grameen Bank, instituição criada por ele para a concessão de microcréditos a pessoas de baixos rendimentos
1 comentário:
Mmm, talvez. Mas as questões do ambiente (em particular as que decorrem das alterações climáticas) poderão vir a desencadear conflitos entre populações. Aliás, isso parece já ter acontecido no Darfour.
Abraço
José Amoreira
Enviar um comentário