29/10/2007

Noticias do CISE

Saída de campo para observação de cogumelos
Após as primeiras chuvas de Outono, surgem nos campos e bosques uma grande diversidade e abundância de cogumelos silvestres. Com o intuito de dar a conhecer a grande variedade de organismos que constituem este fascinante grupo de seres vivos, o Centro de Interpretação da Serra da estrela, CISE, irá realizar no próximo dia 17 de Novembro, Sábado, uma saída de campo para observação de cogumelos. Durante a saída serão visitados diferentes tipos de habitats tais como, matos e bosques de resinosas e de folhosas.O número de participantes está limitado a 13 pessoas.

Curso de Maneio de Sementes
O CISE irá realizar nos próximos dias 24 e 25 de Novembro um curso de Maneio de Sementes. Com este curso pretende-se dar a conhecer algumas técnicas do maneio de sementes, desde a recolha, extracção, secagem, conservação e conselhos práticos para uma melhor propagação de algumas espécies autóctones da região da serra da Estrela, bem como mostrar a importância das sementes a nível da conservação das espécies e da manutenção da biodiversidade dos habitats. A semente é-nos tão familiar que se tende a negligenciar a importância desta estrutura e as inúmeras funções que ela desempenha. O objectivo da vida das plantas é a produção de sementes garantindo, assim, que as espécies se perpetuem e evoluam ao longo do tempo. Embora exista uma grande diversidade de flores no que diz respeito à dimensão, forma, cor e complexidade, cada uma delas encontra-se especificamente equipada para a produção de sementes. Estas são muito mais do que aquilo que aparentam ser, na realidade são embriões adormecidos que têm um relógio interno à espera de um clique que as faça despertar quando as condições de humidade, temperatura e luminosidade permitam a sua germinação e o desenvolvimento de uma nova planta. As sementes são assim o meio de multiplicação das plantas por excelência, elos de ligação entre as diferentes gerações de plantas, veículos de dispersão, formas de resistência a condições ambientais desfavoráveis e o ponto de partida para uma nova vida.
Para mais informações contacte: CISE, rua Visconde de Molelos, 6270-423 Seia; telefone - 238 320 300; e-mail - cise@cm-seia.pt

Sem comentários: