03/11/2007

Mocho Galego devolvido à natureza

No passado sábado dia 3 de Novembro na Quinta do Chão da Vinha sita na localidade de Carragosela, Seia, o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) procedeu à libertação de um Mocho-galego que anteriormente foi entregue e tratado nas instalações do CERVAS/Parque Natural da Serra da Estrela em Gouveia. Sendo uma ave eminentemente nocturna, até à hora em que caísse a noite, as dezenas de visitantes que aguardavam pela hora da libertação do animal, puderam visitar as instalações da Quinta do Chão da Vinha, Turismo em espaço rural sito na Freguesia de Carragosela, Concelho de Seia, pertencente ao Grupo “Casa Matias”. Neste espaço foi feita uma apresentação em vídeo pelos biólogos do ICN sobre as características do Mocho-Galego, bem como foi feita uma breve resenha sobre o funcionamento do CERVAS e sobre os animais que se encontram a ser recuperados actualmente, com destaque para os abutres e para as “ginetas”. De seguida o Director Geral do Grupo “Casa Matias”, Eng.º José Matias, apresentou um breve historial dos projectos até aqui desenvolvidos não só através dos “Queijos Casa Matias” como através da criação de espaços em Turismo Rural na região da Serra da Estrela, projectos esses que têm contribuído também para a empregabilidade nesta região, sendo que, actualmente o Grupo emprega cerca de 130 trabalhadores. No seguimento da apresentação, foi anunciado em primeira mão a todos os presentes que sendo a defesa do ambiente e a promoção de práticas ambientais questões que cada vez mais nos devem preocupar, o Grupo “Casa Matias” vai direccionar algumas ajudas a Centros de Ecologia e recuperação de animais, prometendo desde já apoiar o CERVAS. No exterior do espaço coube à empresa Agarraventura (animação e desportos radicais) através de uma parede de escalada e de um enorme insuflável a animação das muitas crianças e jovens que ali se encontravam para ver a libertação do Mocho-Galego que acabou por se efectuar pelas 17h30 para alegria de todos os presentes.
Mocho-Galego (Athene noctua)
O mocho-galego é uma ave de rapina nocturna de pequena dimensão. O seu peso varia entre os 120 e os 200 gramas. É uma espécie sedentária parcialmente activa durante o dia, sendo uma das aves de rapina que, pode ser observada em campo aberto. Pequeno, de olhos de um amarelo intenso, é facilmente identificável pelo seu movimento repetitivo de cabeça, quando assustado. É frequente encontrá-lo pousado em postes ou cabos de electricidade, durante a sua constante vigia em busca de alimento. Alimenta-se maioritariamente de coleópteros e outros insectos, podendo também capturar roedores. O período de incubação é de 28 dias e a postura é normalmente de 3-5 ovos. O primeiro voo das crias é aos 25-30 dias. Nas suas horas de repouso, é extremamente meticuloso na escolha do local. Utiliza para refúgio ou nidificação buracos em troncos de árvore, pedras no solo ou mesmo edifícios. Em locais mais expostos aproveita a cor da plumagem, recorrendo a um mimetismo defensivo, passando perfeitamente despercebido a possíveis predadores. Entre as principais ameaças para esta ave estão a utilização de pesticidas, a captura ilegal e o atropelamento.

Historial do CERVAS
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias cientificas. O CERVAS é um centro coordenado pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

O que fazer se encontrar um animal selvagem ferido?
Deverá entrar em contacto de imediato com:
SEPNA: Tel: 217503080
CERVAS/Parque Natural da Serra da Estrela:
Tel: 238492411/275980060/962255827

Sem comentários: