15/11/2007

Túneis na serra da Estrela. Porque não um referendo regional?

Como se sabe, chegada a altura de Inverno, a região da Serra da Estrela é normalmente visitada/invadida por milhares de turistas. Com essa afluencia de turistas e claro de automóveis, as acessibilidades deficitárias que ligam Seia-Torre-Covilhã e vice-versa, dificultam o normal fluxo do trânsito. Esta situação torna-se mais insuportável quando a Serra está coberta de neve. Aos fins-de-semana principalmente, os milhares de automóveis e centenas de autocarros chegam "a pontos" de pararem o trânsito em determinados locais da Serra, dificultando a normal circulação. O Governo apresentou 3 soluções para resolver este problema, sendo que uma dessas soluções contempla a construção de túneis a rasgar a Serra da Estrela. Esta questão tem dividido os autarcas, mas é a solução defendida pelo Governo por causar menos danos ambientais. Por um lado, o Edil de Manteigas defende "os túneis para ligar os distritos de Castelo Branco, Viseu e Guarda e desencravar o desenvolvimento da região". Por outro, o Presidente da Câmara de Seia discorda dessa solução considerando-a como uma hipótese que "só serve para nos distrair e para continuar a adiar o problema". As propostas do Governo incluem a construção dos itinerários complementares IC6, IC7 e IC37, vias que permitem ligar Coimbra à Covilhã, o atravessamento da serra por Oliveira do Hospital até Celorico da Beira e a ligação Viseu a Seia. A ligação entre a Covilhã e Seia passaria, assim, a ser feita através de túnel. Para o Presidente da Associação dos Amigos da Serra da Estrela, esta solução do túnel é apontada como a "única capaz de eliminar a ligação pela Torre e os inevitáveis engarrafamentos e beneficiar as populações da serra". Apesar da discórdia quanto à forma, os autarcas estão unidos em torno das acessibilidades à serra que todos os anos originam grandes engarrafamentos no Inverno, especialmente aos fins-de-semana e feriados. Com este post pretendo criar aqui um espaço de discussão de ideias, se possivel baseadas em mais conhecimentos cientificos e menos conhecimentos ou interesses politicos sobre esta matéria, como forma de contribuirmos em conjunto para o esclarecimento destas soluções. A par desta discussão de ideias e porque concerteza não vai haver nenhum referendo regional sobre esta matéria, coloquei um questionário na barra de links com o objectivo de cada um poder votar naquela opção que considera mais vantajosa para a região da Serra da Estrela e para o seu desenvolvimento.

2 comentários:

O Micróbio II disse...

Completamente de acordo com o túnel entre Seia e Covilhã... mas já sei que os "verdes" vão descobrir (ou inventar... são peritos nesta matéria) uma qualquer espécie de toupeira originária da Serra e que está e vias de extinção. Alguém quer apostar?

ljma disse...

Micróbio, estou a enfiar a carapuça de "verde". O cenário que levantou não me parece muito provável. Também me parece extremamente improvável o cenário da construção de um túnel entre a Covilhã e Seia, à cota destas cidades, a cerca de 600,700m. A este cenário nada teria a opôr como ambientalista, embora me custasse, como cidadão, a compreender a necessidade e a utilidade para o país de tão vultuoso investimento. Mais prováveis serão túneis a altitudes mais elevadas, ou túneis que sejam acompanhados de outras obras de engenharia visíveis em locais que, "verde" como me estou a assumir, preferia que permanecessem o mais naturais possíveis.

Mas o que mais me toca no seu comentário é que parece querer veicular a ideia de que, se "nada" se faz na Serra da Estrela, a culpa é dos ambientalistas. Se é esse o caso, gostava que explicasse melhor o que quer dizer. É que eu tenho a ideia oposta. Acho que não se faz o suficiente para proteger o ambiente e a paisagem serranos. Tenho a impressão de que todos os empreendimentos, todas as actividades, são permitidos na Serra da Estrela, por mais impactos que causem. Desde a caça à construção civil desenfreada, dos passeios de jipe fora de estradas e caminhos aos planos de ampliação da estância de esqui apoiados pelo estado (apesar de haver cada vez menos neve), da passagem desregrada da Volta a Portugal em Bicicleta às multidões que bloqueiam a estrada da Torre nos fins de semana de neve.

Isto, apesar de haver tantas e tantas espécies endémicas na Serra da Estrela que o Governo e a Comissão Europeia (não os ambientalistas) consideraram importante proteger quando criaram o PNSE, a reserva biogenética e declararam a serra sítio Rede Natura 2000. Poderíamos pensar em aproveitar esta riqueza natural da Serra da Estrela para o desenvolvimento do turismo, mas infelizmente não o temos feito. Não me parece que se devam imputar apenas aos ambientalistas as responsabilidades por esta situação.

Mas desviamo-nos do assunto que o nosso anfitrião pretende discutir. Acho muito bem que se melhorem as acessibilidades. Mas actualmente, com a A25 e a A23, não acho que a falta de acessos sejam um problema principal das nossas cidades (falo de Seia, Gouveia, Guarda e Covilhã). Note-se que penso que podem ser um problema, nalguns casos pelo menos, mas não acho que sejam um dos problemas principais. Nem vejo bem o atravessamento da Serra como a principal prioridade para o "desencravanço" (aceitando que estamos "encravados") das nossas cidades. Assim, não me parece que a melhoria desses acessos, ao nível do atravessamento da Serra, venha a contribuir grandemente para a resolução dos nossos problemas (que os temos, e muito graves). Mas aqui já estou a falar como cidadão vulgar, sem pensar no ambiente da Serra da Estrela.

Desculpem-me a extensão. Saudações da Covilhã!
José Amoreira