31/10/2007

perdiz-vermelha (Alectoris rufa)

fotografia captada hoje em Linhares da Beira
"A perdiz-vermelha, por ser relativamente abundante em quase todo o território nacional, e pelas suas qualidades desportivas (comportamento), é provavelmente (e nalgumas zonas a par do coelho, Orytolagus cuniculus) a espécie cinegética mais apreciada pelos caçadores ibéricos. Estas duas espécies são as presas principais da maioria dos grandes predadores da Península, sendo por isso a sua gestão essencial, não só para o futuro da actividade cinegética (no que à caça menor diz respeito), mas também por complementar os esforços de conservação que têm vindo a ser realizados em Portugal e Espanha.
A perdiz é uma ave terrestre de aspecto arredondado. O cimo da cabeça é cinzento com uma faixa branca comprida que passa por cima dos olhos e listra ocular que se estende pelo pescoço até à barra peitoral malhada, envolvendo o mento e a garganta. Tem os pés e bico vermelho. A garganta, de cor creme, tem uma faixa branca marginada de preto. Espécie gregária, podendo também ser avistada em grandes bandos, especialmente no fim do Inverno, bandos esses que são desfeitos no início do período reprodutivo. Pode ser encontrada em quase todas as regiões do nosso país, preferindo zonas mais abertas com parcelas de culturas agrícolas e outras de mato mais denso, em que existam pontos de água durante o período mais quente do ano. Alimenta-se preferencialmente de sementes e rebentos de plantas bravias e agrícolas, consumindo também insectos (componente principal da alimentação dos perdigotos), moluscos e outros invertebrados."
informação em - http://www.confagri.pt

O blogue feito pelos seus leitores

Festival de cinema no Funchal, começa dia 2 de Novembro
Entre os dias 2 e 10 de Novembro mais de 30 sessões de cinema passam pelo Teatro Municipal Baltazar Dias. Para além da secção competitiva, o Festival de Cinema do Funchal exibe cinema alternativo e presta homenagem a Antonioni.Na secção competitiva estão, este ano, oito filmes que, segundo a organização, representam o que de melhor se faz em países emergentes como o Irão, a Turquia, a Grécia, a Argentina o Brasil ou a Suíça, ou em países com tradição cinematográfica como a Alemanha.Os espectadores madeirenses têm assim oportunidade de ver oito películas que regularmente não passam pelas salas, seleccionadas de entre centenas de longas-metragens que chegaram à organização. "Bliss, de Abdullah Orbuz; "A Few Kilos of Dates For a Funeral", de Saman Salour, "La Memoire Des Autres" de Pilar Anguita-Mackay; "Capri, You Love?", de Alexander Oppersdorff; "En La Cama", de Matias Bize; "Ciudad En Cielo", de Hernán Gaffe, "Uranya" de Costas Capakas e "Depois Daquele Baile", de Roberto Bomtempo são os títulos que compõem a secção competitiva.O júri que escolherá o vencedor é constituído por Elisa Tollomeli, produtora; Malu de Martino, realizadora; pelo Director da Escola de Cinema de Cherbourg; pelo distribuidor francês Bruno Chatelin, pelo jornalista José Vieira Mendes e pelo director de fotografia José António Santos, madeirense radicado em Barcelona.Mas nem só de competição se faz a 3ª edição do certame. A exemplo do que aconteceu no ano passado, a secção não competitiva integra a Festa do Cinema Brasileiro, este ano com a exibição das películas "Saneamento Básico", "O Homem que Copiava", "Diário de um Mundo Novo" e "Proibido Proibir". Estão igualmente previstas várias homenagens. Na sessão de abertura exibe-se "Viúva Rica Solteira não fica" de José Fonseca e Costa, enquanto que na secção "In Memoriam" será exibido "Profissão Repórter" (1973) para lembrar o estilo do mestre Michelangelo Antonioni.Com o objectivo de fazer deste um evento ainda mais 'glamouroso', a actriz britânica Susannah York foi convidada. Galardoada com uma Palma de Ouro, um Globo de Ouro, um prémio BAFTA e nomeada para um Óscar para Melhor Actriz, estará na Madeira durante quatro dias, sendo homenageada na gala de encerramento que terá lugar na sala de espectáculos do Centro de Congressos da Madeira.Em paralelo vão realizar-se "masterclasses", de entrada gratuita, sobre produção, realização, argumento e fotografia, organizadas em pareceria com a Escola Profissional Cristóvão Colombo. As aulas decorrem no auditório desta escola e serão leccionadas por Malu de Martino, Roberto Bomtempo, Elisa Tolomeli, Susana Schild e José António Santos.

O blogue feito pelos seus leitores

Bioindicadores de Poluição

Vimos por este meio divulgar o curso de Bioindicadores da Poluição (Líquenes e Briófitas) a decorrer nos próximos dias 10, 17 e 18 de Novembro no Jardim Botânico do Porto no âmbito da iniciativa Botânica 2007 do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Plano geral do curso:
10 de Novembro (10-12.30; 14.30-17h)

- aula teórico-prática Jardim Botânico do Porto
Introdução à Biologia dos Líquenes e Briófitas
Morfologia e Nomenclatura dos grupos taxonómicos
Utilização como bioindicadores
17 de Novembro (10-12.30; 14.30-17h)

- aula teórico-prática Jardim Botânico do Porto
Principais métodos de Bioindicação e Biomonitorização
Aplicação de metodologias de avaliação da qualidade do ar nas zonas urbanas
18 de Novembro (8-18h)

- saída de campo para Área de Paisagem Protegida do Côrno do Bico
Aplicação das metodologias de Bioindicação para avaliação qualidade ambiental (cursos de água, formações florestais).
Formadores:
Joana Marques
Helena Hespanhol
Cristiana Vieira
Custo:
80 € estudantes
120€ restante público
(descontos especiais para participantes em cursos anteriores da Botanica 2007)

Para esclarecimento de qualquer dúvida e inscrições por favor contactar: oficinadebotanica@gmail.com

29/10/2007

Momentos Cine´Eco 2007

Na foto-montagem - Mário Branquinho, Carlos Teófilo,
Lauro António, Anthímio de Azevedo

Momentos Cine´Eco 2007

Cerimónia de encerramentoNa foto - Lauro António (Director Técnico do Festival),
saudando elementos do Júri

Momentos Cine´Eco 2007

Na foto - Frederico Corado (organização do Festival),
Cátia Garcia (fadista e actriz),
Alain Marie (realizador Francês),
Natasha Marjanovic (actriz Bósnia)

Divas e Contrabaixos

No blogue da Maria do Rosário Fardilha de Girardier, residente em Aveiro, membro do Júri "Prémio Especial" extensões Cine´Eco, podemos ver "Imagens da Igreja Matriz, da Capela de São Pedro, do jardim do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (C.I.S.E.), do Museu do Pão e do Museu do Brinquedo, para além de alguns detalhes de ruas." Aconselha-se uma visita até ao blogue

Noticias do CISE

Saída de campo para observação de cogumelos
Após as primeiras chuvas de Outono, surgem nos campos e bosques uma grande diversidade e abundância de cogumelos silvestres. Com o intuito de dar a conhecer a grande variedade de organismos que constituem este fascinante grupo de seres vivos, o Centro de Interpretação da Serra da estrela, CISE, irá realizar no próximo dia 17 de Novembro, Sábado, uma saída de campo para observação de cogumelos. Durante a saída serão visitados diferentes tipos de habitats tais como, matos e bosques de resinosas e de folhosas.O número de participantes está limitado a 13 pessoas.

Curso de Maneio de Sementes
O CISE irá realizar nos próximos dias 24 e 25 de Novembro um curso de Maneio de Sementes. Com este curso pretende-se dar a conhecer algumas técnicas do maneio de sementes, desde a recolha, extracção, secagem, conservação e conselhos práticos para uma melhor propagação de algumas espécies autóctones da região da serra da Estrela, bem como mostrar a importância das sementes a nível da conservação das espécies e da manutenção da biodiversidade dos habitats. A semente é-nos tão familiar que se tende a negligenciar a importância desta estrutura e as inúmeras funções que ela desempenha. O objectivo da vida das plantas é a produção de sementes garantindo, assim, que as espécies se perpetuem e evoluam ao longo do tempo. Embora exista uma grande diversidade de flores no que diz respeito à dimensão, forma, cor e complexidade, cada uma delas encontra-se especificamente equipada para a produção de sementes. Estas são muito mais do que aquilo que aparentam ser, na realidade são embriões adormecidos que têm um relógio interno à espera de um clique que as faça despertar quando as condições de humidade, temperatura e luminosidade permitam a sua germinação e o desenvolvimento de uma nova planta. As sementes são assim o meio de multiplicação das plantas por excelência, elos de ligação entre as diferentes gerações de plantas, veículos de dispersão, formas de resistência a condições ambientais desfavoráveis e o ponto de partida para uma nova vida.
Para mais informações contacte: CISE, rua Visconde de Molelos, 6270-423 Seia; telefone - 238 320 300; e-mail - cise@cm-seia.pt

28/10/2007

Dedicado aos Júris do Cine´Eco 2007

O café, ou...a bica.
Um parceiro nesta semana dura...

Terminou o Cine´Eco

Para mim foi uma experiência única.
Agradeço ao Dr. Mário Branquinho e ao Dr. Carlos Teófilo o convite que me dirigiram em 2006 para fazer parte do Júri da Juventude 2007. Um especial agradecimento também ao Dr. Rui Sousa Dias por me ter passado a sua experiência de edições anteriores o que me facilitou no modo como deveria ser feita a avaliação dos filmes. Pelo gosto que tenho na produção de videos e pela fotografia, duas áreas ás quais me dedico nas horas vagas, com a participação no Cine´Eco adquiri novos conhecimentos e novas técnicas que espero colocar em prática no actual documentário que estou a produzir (O Fazedor de Sonhos). Aos elementos da organização, aos elementos do Júri da Juventude, do Júri Internacional e do Júri das Extensões do Cine´Eco quero deixar uma palavra de apreço pela forma como nos relacionámos e pelos conhecimentos que partilhámos. A todos um grande abraço.

Cine´Eco 2007. Os vencedores são:

Grande prémio do Ambiente: "Encontro com Milton Santos"do Realizador Brasileiro Silvio Tendler;
Prémio da Lusofonia: "Grande Hotel" da realizadora da RTP, Anabela de Saint-Maurice;
Prémio Educação Ambiental: "Os campos de Deméter" do realizador Norueguês, Knut Krzywinski;
Prémio Água: "Yandabad" do realizador espanhol Mariano Agudo;
Prémio Valorização de Residuos: "Da terra das lágrimas Amargas", do realizador Japonês Tomoko Kana;
Prémio Vida Natural: "Mongólia Selvagem" do realizador Australiano Sleina Leger;
Prémio Polis: "Portugal-retrato social 1" de Joana Pontes;
Prémio Antropologia Ambiental: "O tigre e o monge" do realizador Austríaco Harald Pokieser;
Prémio Video Não Profissional: "Os detectives da água" do realizador Canadiano David Springbett;
Prémio Camacho Costa - "No crepúsculo do silêncio" do realizador Checo Josef Cisarovsk;
Menção Honrosa: "Esta água que vos deixo" de João Tilly de Seia;
Menção Honrosa: "Outros Mundos" do Eslovaco Marko Skop;
Prémios do Juri da Juventude:
Grande prémio da juventude: "Na pele deles" de Malherbe Arnaud;
Prémio Filme de animação: "A minha vida aos 40" de Laurie Hill;
Prémio de Intervenção: "Encontro com Milton Santos" de Silvio Tendler;
Prémios do Júri especial "Cine´Eco em movimento":
Prémio especial: "Os campos de Deméter", de Knut Krzwinski;
Menção honrosa: "Fronteiras do campo" de Cláudia Rodrigues, Pedro Gancho, Francisca Veiga;
Menção honrosa: "Carpa Diem", de Sérgio Cannella

27/10/2007

Cine´Eco. Hoje é dia de anunciar os vencedores

Chega hoje ao fim a 13ª edição do Festival de Cinema Ambiental, Cine´Eco. Pelas 21h30 na Casa Municipal da Cultura de Seia serão anunciados os filmes vencedores da edição deste ano, seguindo-se um concerto com Rao Kiao.

26/10/2007

Sábado dia 27, Conferência anual Cine Eco

"DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"
Sábado, 27 de Outubro de 2007
Auditório do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Seia
PROGRAMA
Manhã
9:30 Horas - Recepção aos participantes
10:00 Horas - Sessão de boas vindas
10:15 Horas - Inicio do primeiro painel
Moderadora: - Lúcia Leitão

Orador: Professor Daniel Bessa
Tema: "Turismo de Natureza e Cultural, no contexto regional e ibérico das estratégias e programas de desenvolvimento sustentável"
Orador: António Queirós
Tema: "Aldeias de Xisto: Desenvolvimento Sustentável"
Orador: Paulo Fernandes
12:15 Horas - Debate
13:00 Horas - Almoço
Tarde
15:00 Horas - Inicio do segundo painel
Moderadora - Luisa Schmidt (Socióloga e jornalista do Jornal Expresso)
Tema: "Os valores naturais das montanhas do Centro Interior"
Orador: Fernando Queirós
Tema: (não disponível)
Orador: Francisco Castro Rego
Tema: "13 anos de Festival Internacional de Cinema de Ambiente em Seia"
Orador: Lauro António Director do Cine'Eco, Realizador e Crítico de Cinema
16:30 Horas - Debate
17:30 Horas - Encerramento dos trabalhos
18:00 Horas - Dão D'Honra (prova gastronómica de produtos locais)
Abertas inscrições (gratuitas) na Câmara Municipal de SeiaTelf. 238 310 230 (Extensão 521
)

Cine´Eco - Últimos filmes em análise

A maratona está a chegar ao fim.Para hoje (6.ª feira) o júri do Cine´Eco vai analisar os seguintes filmes:
"Vilarinho das Furnas" - Realização - Sofia Leite (Portugal);
"A ponte de todos" - Realização - Anabela de Saint-Maurice (Portugal);
"Grande hotel" - Realização - Anabela de Saint-Maurice (Portugal);
"Momentos de maré" - Realização - Janna Dekker (Holanda);
"Para lá da floresta" - Realização - Yoni Bentovim, Emily Harris (Índia e Reino Unido);
"A ovelha selvagem, a raposa e o amor" - Realização - Anne Magnussen (Noruega);
"Sempre Coca-Cola" - Realização - Inge Altemeier, Reinhard Hornung (Alemanha);
"Carvão, terra, casa" - Realização - Robert Harding Pittman (Alemanha);
"Tirol, terra de água" - Realização - Joahnnes Koeck e Georg Riha (Áustria);
"A minha vida aos 40" - Realização - Laurie Hill (Reino Unido);
"Outros mundos" - Realização - Marko Skop (Eslováquia);
"Ol´man river - poderoso mississipi" - Realização - Michael Schlauberger e Steve Nichols (Áustria)

Noticias do CISE

O CISE vai realizar no próximo dia 17 de Novembro uma saída de campo para observação de cogumelos. Esta iniciativa visa dar a conhecer a grande variedade de organismos que constituem este fascinante grupo de seres vivos, Após as primeiras chuvas de Outono, surgem nos campos e bosques uma grande diversidade e abundância de cogumelos silvestres. Durante a saída serão visitados diferentes tipos de habitats tais como, matos e bosques de resinosas e de folhosas. O número de participantes está limitado a 13 pessoas.
Para obter mais informações contacte:

CISE, rua Visconde de Molelos, 6270-423 Seia;
telefone - 238 320 300;
e-mail -cise@cm-seia.pt.

25/10/2007

O blogue feito pelos seus leitores

BIBLIOTECA CRAVEIRO DA SILVA promove "VIAGEM AO MUNDO DOS COGUMELOS"
Sábado > 27 Out > 14h00

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, serve de veículo, sábado (27 de Outubro), para uma "Viagem ao Mundo dos Cogumelos", conferência de Rita Serra sobre a importância ecológica dos cogumelos florestais ou agro-florestais. Acontece a partir das 15h00, sendo antecedida, às 14h00, pela apresentação da Associação Micológica "Marifusa", de Vila Real, e a inauguração de uma exposição de fotografia sobre o tema. O programa compreende ainda sessões de caricatura de cogumelos, por Luís Félix, com duração de 50 minutos, com intervalos de 15 minutos, e com participação limitada a 10 elementos, entre os 8 e os 16 anos. Têm entrada gratuita, mediante marcação prévia pelo telefone 253 205 977. «Os livros gostam de cogumelos; assim como os selos, a terra, as árvores e as pessoas; venha descobrir os segredos dos cogumelos», desafiam os promotores.
Câmara Municipal de Braga, 24 de Outubro de 2007
P' lO Gabinete de Comunicação,
(João Paulo Mesquita)

Por falar em ecologia

O Benfica ganhou 1-0 ao Celtic.
Desta vez o trevo não deu sorte aos green´s e por outro lado também é obrigação da humanidade proteger as águias.

24/10/2007

Cine´Eco: Sessões infantis

Centenas de crianças de todas as EB´s do concelho de Seia, durante a realização do Cine´Eco vêm até ao cinema assistir a filmes infantis. Este ano os filmes que constam da programação são: "Dia de Surf"; "Shrek, o terceiro"; "Os Simpsons: o filme" e o tão aguardado "Ratatui".

Cine´Eco dia 2

Hoje foi uma autêntica maratona. 15 horas a avaliar filmes a concurso.
Na foto um dos raros momentos de descontracção do júri.

Na foto: Dr. Carlos Teófilo (elemento da organização do Cine´Eco) com alguns júris de Seia e representante do festival de ambiente de Washington

23/10/2007

Cine´Eco. Imagens do Dia 1

Na foto - Lauro António (Cerimónia de abertura)
Na foto - esqª para a dtª - António Colaço (Representante INATEL, Alentejo e Algarve); Fernando Dacosta (Escritor); Anthímio de Azevedo (Meteorologista)
Fotos - Luis Silva

22/10/2007

Estreia Nacional é em Seia

"The 11th Hour" de Leonardo Di Caprio vai ter estreia nacional em Seia.O Documentário "The 11th Hour" de Leonardo Di Caprio vai ter a sua estreia nacional em Seia, no CineEco, na próxima quarta feira dia 24 de Outubro à meia noite. A novidade foi revelada hoje pela organização do Festival.

19/10/2007

O blogue feito pelos seus leitores

O web site próprio do CISE está em fase de acabamentos.
Em breve poderão aceder rapidamente a todas as propostas de actividades que o CISE desenvolve ao longo de todo ano. Caso pretendam contactar o cise podem faze-lo para cise@cm-seia.pt
Abraços de Seia e do CISE
Filipe Martins

18/10/2007


Cátia Garcia dia 22 Outubro pelas 21h30 na Casa municipal da Cultura de Seia. Cerimónia de abertura do Cine´Eco 2007

Jardim encantado - I

"Ainda há pastores?" foi galardoado com a maior distinção do cinema ambiental

“Ainda há pastores?” de Jorge Pelicano foi galardoado com o prémio Green Award, do Environmental Film Festival Network, a maior distinção do cinema ambiental. O documentário “Ainda há pastores?” recebeu esta terça-feira, o prémio Green Award, do EFFN – Environmental Film Festival Network. Segundo os regulamentos, o Green Award, é uma espécie de “Óscar” do cinema ambiental. A este prémio concorreram os cinco filmes vencedores da EFFN, uma rede de cinco festivais: Festival Cinemambiente de Turim, Itália; Festival Internacional de Cinema de Meio Ambiente da Catalunha, Espanha; Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás, Brasil; ECOFIMLS, Rodos, Grécia; e Cine Eco – Festival de Cinema Ambiente da Serra a Estrela. O documentário “Ainda há pastores?” foi nomeado pelo Cine'Eco, no qual arrecadou o prémio Lusofonia em Outubro de 2006, sendo o escolhido para representar Portugal nesta final, que este ano se realizou de 11 a 16 de Outubro, em Turim, Itália. A EFFN é uma associação que junta um conjunto de festivais de cinema ambiente que retratam as principais questões de carácter ambiental do nosso planeta. Estes festivais, acima referidos, são considerados os mais históricos festivais de cinema ambiental. O objectivo da EFFN é promover internacionalmente filmes de meio ambiente da maneira mais eficaz. É assumido por esta organização que o cinema e o audiovisual em geral são uma importante arma para tratar, problematizar e denunciar os problemas ambientais do planeta. Ao longo dos últimos anos, a preocupação por temas ligados ao ambiente tem aumentado, e tem sido alvo de abordagem dos documentaristas. Em 2009, o Green Award EFFN vai ser entregue no decorrer do CINE ECO, em Seia, por altura dos 15 anos deste festival cujo director é o realizador Lauro António. No sábado passado o documentário recebeu uma Menção Especial no 2º Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México.
“Ainda há Pastores?” estreou há um ano.
O documentário estreou no Cine’Eco 06, faz sexta-feira, 19 de Outubro, um ano. Conquistou logo o PRÉMIO LUSOFONIA – Melhor obra a concurso, produzida e realizada em país lusófono e uma MENÇÃO HONROSA - Atribuída pelo Júri da Juventude. Em Março é reconhecido na Galiza com o PRÉMIO ATLANTICO – PLAY-DOC (2007), III Festival Internacional de Documentário. Em Abril, ganha o PRÉMIO IMPRENSA – CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS 07. Em Junho passado arrecada o PRÉMIO CORA CORALINA – XI FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiente 07. No inicio do mês de Outubro foi galardoado com o PRÉMIO ZUMBALLE MELHOR DOCUMENTÁRIO, no Festival MIVICO 07, I Mostra Internacional de Videocreacíons do Condado, Ponteareas Galiza. Com o Green Award e a menção especial, no currículo do filme constam seis prémios e duas menções.

17/10/2007

17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A existência de 2 milhões de pessoas que vivem em situação de pobreza em Portugal, traduz uma injustiça e constitui uma ofensa à dignidade pessoal e um desrespeito pelos direitos humanos, que só nos pode incitar ao profundo inconformismo."
Portugal é o país da Europa com maior desigualdade entre ricos e pobres.
Dados revelados pela associação Oikos
apontam Portugal como o país da Europa em que o fosso entre ricos e pobres é maior. As 100 maiores fortunas portuguesas constituem 17% do PIB, 20 % dos mais ricos representam 45,9 % do rendimento nacional.A pobreza, em Portugal, é um problema social grave e o seu não reconhecimento tem-se revelado, ultimamente, um dos maiores entraves à sua erradicação.
Mas o facto é que:
-1 em cada 5 portugueses vive no limiar da pobreza (21% da população total);
-12.4% da população activa (5531.6) ganha o salário mínimo nacional (403,00€)*;
-7,2 % da população activa está desempregada;
-26,3% dos reformados recebe menos de 200€/mês de reforma*;
-147 332 recebem o Rendimento Social de Inserção (151,84€)*;
-79,4% da população activa não terminou o ensino secundário*;
-45,5% da população, em idade escolar, abandona de forma precoce a escola*;
-Taxa de Analfabetismo, atinge quase 9,0% da população*;
-300 mil famílias (8% da população) vivem em habitações sem condições mínimas;
-Há um agravamento de 20 a 25% da situação de pessoas sem-abrigo*;

Bruxelas processa Portugal

Bruxelas, 17 Out (Lusa) - A Comissão Europeia iniciou hoje um processo de infracção contra Portugal pela falta de apresentação dos planos de acção de eficiência energética no prazo estipulado, tendo enviado uma notificação de incumprimento. Os planos em causa devem conter as estratégias nacionais para economizar pelo menos 9 por cento no consumo de energia até final de 2016, conforme estipulado na directiva 2006/32/CE. Dados de Bruxelas indicam que o consumo energético na União Europeia (UE) é "cerca de 20 por cento superior ao que pode ser justificado por razões económicas". Em Março de 2007, os líderes da UE sublinharam a importância de alcançar o objectivo de uma economia de energia de 20 por cento até 2020, de acordo com o plano de acção da Comissão Europeia para a eficiência energética.
IG.
Lusa/Fim

16/10/2007

ATENÇÃO "gatos" não exagerem

O blogue feito pelos seus leitores




Portugal tem uma "nova classe" de pobres

Para a presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, Portugal tem uma nova classe de pobres - pessoas com emprego mas sem um salário para fazer face ás despesas do agregado familiar. Já o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza considera que há falta de coragem politica para resolver o problema. Os idosos e as famílias mais numerosas constituem os principais grupos de risco de pobreza em Portugal, ao mesmo tempo que o fosso entre ricos e pobres continua a aumentar. Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, diz constatar que há cada vez mais pessoas a pedirem ajuda alimentar do que em anos anteriores. Aquela responsável diz mesmo existir uma «nova classe» de «novos pobres» em Portugal, «pessoas que, embora auferindo de um salário, não têm no final do mês todos os rendimentos de que necessitam para fazer face às necessidades do seu agregado familiar». Isabel Jonet salienta também o facto de muitos jovens trabalharem a recibos verdes, sem possibilidade de pagar a Segurança Social, «que se vêem a braços com situações dramáticas e que muitas vezes têm de pedir apoio a estruturas sociais para poderem sobreviver». Perante este cenário, Isabel Jonet lança um apelo aos industriais e aos agricultores para que não desperdicem o que lhes sobra, até porque os bancos Alimentares estão receptivos a receber esses bens. A nova realidade da pobreza em Portugal - pessoas com emprego e um salário que não chega para acudir a todas as necessidades da família - leva o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza a apontar o dedo ao poder político. Para o padre Jardim Moreira tem faltado «coragem política» para resolver o problema da pobreza em Portugal. «Não basta pôr soluções de remendos que ajudam, é certo, mas não resolve. Por isso é preciso coragem política para poder resolver o problema», adiantou

15/10/2007

Preço da electricidade vai subir 2,9%

O preço da electricidade vai subir em média 2,9% em Portugal Continental, no próximo ano.Este aumento significa um acréscimo para a maioria dos consumidores domésticos de 1,09 euros por mês, anunciou esta segunda-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Jorge Pelicano apresenta o seu novo filme na abertura do Cine´Eco 2007

O realizador Jorge Pelicano no dia da cerimónia de abertura do Cine´Eco 2007 vai apresentar o seu novo filme. Já se sente em Seia uma certa ansiedade à espera deste momento nomeadamente as pessoas já se questionam sobre o que retratará desta vez o realizador sendo que o documentário "ainda há pastores?" foi e está a ser um autentico sucesso junto do público. Espera-se "casa cheia" no dia 22 de Outubro a partir das 21h30 na Casa Municipal da Cultura.

13/10/2007

Winter Jam - Gouveia

FOTOS DO DIA
PROVA DE Fmx

É necessário CERTIFICAR as IPSS´s

A qualificação do chamado 3º Sector pode, e deve, constituir-se como um instrumento de apoio na passagem de uma lógica de assistência para uma lógica de prevenção e de promoção do desenvolvimento social. As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) não resumem as suas práticas e serviços ao apoio alimentar a idosos ou crianças. Este é dos muitos serviços que realizam mas não o único e talvez não o mais importante. Na sua acção prática, está em causa também a própria complexidade dos fenómenos de pobreza e de exclusão social e a dificuldade em dar respostas eficazes a esses problemas. Neste contexto de grande complexidade dos fenómenos sociais é essencial que, ao abordar as questões da Qualidade, tenhamos sempre presente a importância das representações sociais sobre estes fenómenos por parte dos actores envolvidos na intervenção social e a importância da participação dos utilizadores. Uma participação que não deve estar restrita á lógica de “satisfação dos clientes”, mas que deve incluir igualmente a dimensão do envolvimento deles próprios. Neste mesmo sentido importa sublinhar a necessidade dos processos de qualificação e certificação das IPSS´s.
E o que é isto?
Na realidade, aproximadamente cerca de 70% das respostas sociais resultam de acordos entre o Estado e as diferentes Instituições deste Sector (mais de 13.000 respostas sociais), e, a médio prazo, com o envelhecimento das populações (por exemplo) a sustentação do sistema de protecção social em Portugal necessitará de um ainda mais forte 3º sector. Sendo verdade que este é um sector com enormes virtudes, é igualmente verdade que persistem grandes dificuldades que não podem ser ignoradas. Uma resposta mais eficaz e mais eficiente aos problemas da pobreza e exclusão social passa, necessariamente, pela aposta na capacitação dos seus agentes e das suas respostas sociais, assim como pelo desenvolvimento de uma maior capacidade de auto-sustentabilidade e de planeamento estratégico. Neste contexto, sendo essencial o desenvolvimento de processos de qualificação destas organizações e das suas valências, é igualmente necessária uma reflexão sobre o caminho a adoptar pelas IPSS´s para obterem níveis de Excelência nas respostas sociais que desenvolvem. Um primeiro aspecto a sublinhar é a importância dos modelos e as normas de Qualidade aplicados serem efectivamente adaptados às características e às especificidades do sector, permitindo assim reforçar as suas virtudes e evitando o risco de uma descaracterização destas organizações e da sua cultura específica. A solidariedade, a flexibilidade, a proximidade e alguma informalidade são características deste sector que não devem ser postas em causa pela introdução de modelos baseados noutras formas de estar e realidades. Pelo contrário, a utilização de modelos adaptados ao 3.º Sector que permitam a consciencialização da identidade própria destas organizações pode assumir uma importância estratégica na afirmação da especificidade deste sector. Neste mesmo sentido importa sublinhar a necessidade destes processos de qualificação serem liderados e apoiados por profissionais com competências não só na área da gestão e da qualidade, mas também com um profundo conhecimento e experiência sobre estas organizações, as suas fragilidades e potencialidades, os seus actores, as suas respostas e os fenómenos a que pretendem responder. Agentes que, tendo por base o conhecimento deste sector, o respeito pela identidade destas organizações e a valorização de toda a experiência e capital já existente sejam capazes de fomentar mudanças (que muitas vezes passam por mudanças de mentalidade) tendo em vista a qualificação destas organizações e promoção de respostas mais eficazes, particularmente no que ao combate à pobreza e exclusão diz respeito. Se é essencial a definição de uma Política de Qualidade para o 3º Sector, é igualmente necessária a sua participação activa na definição dos objectivos, estratégias, modelos e instrumentos de Qualidade. A qualificação deste Sector deve ser compreendida como um investimento. Este é um investimento das organizações, tendo em vista o seu desenvolvimento organizacional e a promoção de respostas sociais mais capazes, mas é também um investimento do Estado Português. Com um 3º sector frágil qualquer política de inclusão e coesão social terá sempre uma fraca viabilidade. A este nível, é assim de toda a relevância e importância estratégica o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN - 2007-2013) pois constitui uma relevante oportunidade de proporcionar as necessárias condições para o reforço deste inevitável processo de qualificação sustentável que as IPSS´s necessitam até para salvaguardar o seu futuro próximo. Por tudo isto, a certificação passa sem dúvida por uma opção estratégica de desenvolvimento das organizações, no sentido de quererem evoluir, melhorar e ganhar mercados. Nesse sentido algumas empresas já certificadas apontam diversas vantagens, quer a nível interno quer a nível externo, podendo referir-se:

- Melhoria do prestígio e da imagem;
- Aumento da competitividade e entrada em novos mercados;
- Aumento da confiança dos trabalhadores, clientes e administração;
- Cultura da melhoria contínua;
- Redução de custos;
- Prevenção e minimização de aspectos, perigos e acidentes.

Aqui no nosso Distrito da Guarda deram-me excelentes referencias de uma empresa que procede à implementação de sistemas de qualificação e certificação das IPSS´s. Caso o leitor após a leitura deste artigo esteja interessado em que a sua Instituição seja certificada e assim cumpra com os requisitos necessários e legais de actuação, pode obter o contacto dessa mesma empresa enviando-me um e´mail para:
luís.silva.75@gmail.com, pois terei todo o gosto em lho enviar.

12/10/2007

Alfred Nobel não queria isto para o prémio Nobel da Paz

Al Gore destacou-se com o documentário ambiental "verdade inconveniente". Ora, este tema do ambiente não se enquadra naquilo que Alfred Nobel pretendia valorizar com o nobel da paz, senão vejamos
1) Alfred Nobel decidiu que fosse a Noruega a decidir o laureado pelo Nobel da Paz, de forma a prevenir a influência de poderes políticos internacionais no processo de atribuição do Nobel.
2) De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prémio deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".
Agora pergunto o que é que isto tem a ver com o Al Gore?

O Prémio Nobel da Paz 2003
Shirin Ebadi *1947(Irán)
"Pelo seu trabalho na luta pela democracia e pelos direitos das mulheres e crianças"


















O Prémio Nobel da paz 2004
Wangari Maathai *1940(Quénia "Pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentável democracia e paz"
















O Prêmio Nobel da paz 2005
Mohamed ElBaradei
* 17 de Junho de 1942 no Cairo (Egipto)
"Pelos seus esforços na prevenção do uso da energia nuclear para fins militares e para que a energia atómica seja usada para fins pacíficos, da forma mais segura possível"( dividido com a
Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA))


















O Prémio Nobel da paz 2006
O bengalês Muhammad Yunus e o Grameen Bank, instituição criada por ele para a concessão de microcréditos a pessoas de baixos rendimentos

Apontamentos

1 - Porque é que a nova Igreja de Fátima não foi projectada por um arquitecto Português?
Não os havia cá?
2 - Porque é que Al Gore ganhou o prémio nobel da paz?
O que é que ele fez pelos mais necessitados para merecer este nobel?
O mundo está louco...

11 gatos poderão ser abatidos

Esta mensagem e de uma amiga e é urgentissima, caso ela não consiga ofereçer a bicharada eles terão que ser abatidos.
Boa noite, Neste momento tenho 11 gatos para dar até terça-feira dia 16 de Outubro. Com a separação fiquei sem condições e tive que os deixar com o meu ex-marido. Mas ele agora não os quer e ameaça pôr-mos á porta. para ele não o fazer amanhã - pedi-lhe que me desse até terça-feira, e vou ter que os ir buscar nessa manhã. Já coloquei apelos em foruns e inclusivamente via email, mas até agora não consegui dar nenhum. O que não me deixa muita alternativa. Preciso de ajuda. Para avaliarem a gravidade da situação em que estou, nem a minha filha neste momento posso ter comigo.
Os gatos são:
Thoth, Macho branco, 6 anos, castrado, meigo.
Lucky, femea siamesa, 6 anos, esterilizada, meiga mas ideal para uma pessoa que não tenha mais animais.
Kali, femea fulva, grande, 5 anos, esterilizada muito meiga.
Osiris, macho preto, 5 anos, castrado, muito meigo.
Gringo,macho preto, 4 anos, castrado, meigo
Ambar, Mar e Sol: femeas esterilizadas, tartarugas mescladas escuras, meigas mas demoram algum tempo a ganhar confiança.
Mia: femea arraçada de Bosques da Noruega, de cor fulva, 1 ano e meio, meiga.esterilizada.
Valente: macho cinzento com riscas pretas (tipo bengal). 2 anos. Castrado, muito meigo. Tem um olho meio nublado devido a um problema que teve em bébé.
Gwidion: Macho branco com manchas tigradas, 4 anos, castrado, meigo.
Esta situação é mesmo muito urgente. Não sei o que fazer. Preciso urgentemente de os dar.
Contactos:
917845411 Zona: Lisboa (mas posso entregar em todo o país) Não tenho fotos actuais, todos eles são saudaveis, meigos, habituados a outros animais e pessoas e muito bonitos.
Obrigada

11/10/2007

O blogue feito pelos seus leitores

enviado por: Daniel Melo

Barragens poluem dez vez mais que o carvão

A propósito da barragem de Girabolhos (Seia) e das outras 9.
Não se consegue compreender como é que surgem estas decisões de construção de grandes barragens antes dos planos de ordenamento das regiões hidrográficas. Devia ser ao contrário. As barragens, hoje em dia, operam com um funcionário e já há algumas sem nenhum. As albufeiras no interior não atraem turistas. São sítios muito quentes no Verão e frios no Inverno. Actualmente, as pessoas preferem desportos, como a canoagem, que só podem ser praticados em rios sem barragens.
continue a ler o artigo em - http://bioterra.blogspot.com/

10/10/2007

O blogue feito pelos seus leitores

Registo Civil de Beja
ABSOLUTAMENTE HILARIANTE!!!

Claro, só aqui mesmo é que acontecem essas coisas! Quando passarem por Beja, poderão certificar se é verdade ou não.......
O Registo Civil de Beja recebeu o seguinte requerimento:
Beja, 5 de Fevereiro 2006.
Eu, Maria José Pau, gostaria de saber da possibilidade de se abolir o sobrenome Pau do meu nome, já que a presença do Pau me tem deixado embaraçada em várias situações. Desde já agradeço a atenção despendida.
Peço deferimento,
Maria José Pau.

Em resposta, recebeu a seguinte mensagem:

Cara Senhora Pau:
Sobre a sua solicitação da remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a remoção do Pau, mas o processo é complicado e moroso. Se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a remoção é mais fácil, pois, afinal de contas, ninguém é obrigado a usar o Pau do cônjuge se não quiser. Se o Pau for do seu pai, torna-se mais difícil, pois o Pau a que nos referimos é de família e tem sido utilizado há várias gerações. Se a senhora tiver irmãos ou irmãs, a remoção do Pau torná-la-ia diferente do resto da família. Cortar o Pau do seu pai pode ser algo muito desagradável para ele. Outro senão está no facto do seu nome conter apenas nomes próprios, e poderá ficar esquisito, caso não haja nada para colocar no lugar do Pau. Isto sem mencionar que as pessoas estranharão muito ao saber que a senhora não possui mais o Pau do seu marido. Uma opção viável seria a troca da ordem dos nomes. Se a senhora colocar o Pau na frente da Maria e atrás do José, o Pau pode ser escondido, pois poderia assinar o seu nome como "Maria P. José". A nossa opinião é a de que o preconceito contra este nome já acabou há muito tempo e visto que a senhora já usou o Pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usá-lo um pouco mais. Eu mesmo possuo Pau, sempre o usei e muito poucas vezes o Pau me causou embaraços.

Atenciosamente,

Bernardo Romeu Pau Grosso
Registo Civil de Beja
por - Pedro Nuno Silva

09/10/2007

Dolmén - Rio Torto (Gouveia)

clube caça e pesca de Seia

Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Concessiona, pelo período de 12 anos, ao Clube de Caça e Pesca de Seia a zona de caça associativa de Seia, englobando vários prédios rústicos sitos nas freguesias de Santa Comba, Santa Marinha, Seia, Sabugueiro, São Romão, São Martinho, Pinhanços e Lapa dos Dinheiros.

08/10/2007

1º encontro micológico da URZE

O blogue feito pelos seus leitores

CISE NÃO TEM PÁGINA NA NET?
Olá Luis Silva;
Li com atenção os pormenores da saída de campo que o CISE levou a efeito no passado sábado. Vivo em Torres Novas e caso tivesse sabido atempadamente desta actividade teria ido com o meu marido e os meus dois pequenotes, uma vez que sou bióloga e me interesso por estes assuntos. Valeu-me encontrar o seu blogue através de uma pesquisa que fiz com a palavra CISE e daí vim dar aqui. Por acaso sabe se o CISE tem página na internet? É que já procurei e não consigo encontrá-la. Se souber o endereço eletrónico agradecia que fizesse o favor de mo enviar para o e´mail.
Antecipadamente grata;
Maria de Lurdes Henriques


Cara leitora;
Li com atenção o seu e´mail que por acaso me levou também a fazer uma pesquisa na net para procurar a página do CISE e realmente não consegui encontrar. Informei-me via telefone para algumas pessoas que realmente me confirmaram que o CISE não tem página na net, mas se quiser ir sabendo as noticias desta organização deverá consultar o site da Câmara Municipal de Seia e lá encontra a morada de e´mail do CISE e os contactos telefónicos. Sugeria que enviasse um e´mail para o CISE a pedir que a adicionem á mailing list deles para dessa forma receber informação atempada sobre as actividades a desenvolver. Da minha parte continuarei a colocar aqui no meu blogue a informação sobre essas mesmas actividades e sempre tem aqui um ponto de referencia onde pode vir buscar essa mesma informação.Por último também fiquei um pouco admirado devido a uma estrutura como o CISE ainda não ter página na web.

O blogue feito pelos seus leitores

Vale de Manteigas
Fotografia - Paulo Cardoso

07/10/2007

A entrevista a Lauro António

A entrevista que fiz em 2006 a Lauro António, enquanto Director Técnico do CineEco, pode ser lida no site:http://laentrevistas.blogspot.com/2006_12_01_archive.html
Desta forma a entrevista deixou de ser apenas de leitura regional e passou a ser de leitura nacional. Só passado 1 ano é que fui ter ao link atrás referido por mero acaso enquanto procurava num motor de busca referencias ao CineEco.

06/10/2007

Há 160 espécies de aves no Parque Natural da Serra da Estrela

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), no âmbito do Dia Mundial de observação de aves promoveu uma saída de campo no Parque Natural da Serra da Estrela.
Na foto: alguns participantes em observação de aves junto à anta de Rio Torto
A Serra da Estrela possui um elevado número de habitats o que determina a ocorrência de uma significativa diversidade de espécies animais incluindo aves.
Na foto: ninhos de aves migratórias feitos nos "mourros"
Na área do Parque Natural foram já identificadas cerca de 160 espécies diferentes de aves, das quais aproximadamente 100 são nidificantes. Algumas espécies como a cegonha-preta, o falcão peregrino ou a gralha de bico vermelho apresentam um estatuto de conservação prioritário.
Na foto: aspecto de uma charca onde podemos encontrar galinholas de água e garças
Nesta saída de campo realizada hoje tivemos a oportunidade de ver 38 espécies de aves diferentes, das quais saliento o pato real a águia d´asa redonda, o pica-pau malhado, o melro d´água, a toutinegra dos valados, o corvo, o bico-de-lacre, a pêga azul e o pintarrôxo, entre outros. O dia começou bem cedo, antes das 9h com saída do CISE em veículo de 16 lugares da Câmara Municipal de Seia que foi lotado, seguindo-se atrás da viatura mais um jipe particular.
Na foto: almoço no Vale do Rossim
O percurso teve a primeira paragem no aerodromo de Pinhanços seguindo-se Rio Torto onde pudemos observar várias charcas onde habitam garças e galinholas de água, seguimos por Gouveia em direcção ao Vale do Rossim onde almoçámos ao ar livre. O café foi no Sabugueiro onde aproveitámos para ver o espectáculo magnífico que o melro d´água proporcionou com os seus mergulhos. Do Sabugueiro fomos em direcção ao ponto mais alto da Estrela para vermos as gralhas pretas e os melros das rochas.
Na foto: Oenanthe oenanthe (Chasco-cinzento)
A chegada ao CISE ocorreu pelas 16 horas. Neste dia estima-se que cerca de 100.000 pessoas em todo o mundo tenham realizado uma actividade neste género.
Na foto: participantes em observação de aves na Torre
Das várias iniciativas previstas pelo CISE será feita em Novembro uma saída de campo para observação de cogumelos, em Janeiro está prevista uma caminhada na neve e a plantação de carvalhos em área ardida. Ainda este mês de Outubro o CISE vai levar a efeito um curso de formação em fotografia ambiental.