31/03/2009

Este ano promete...

O 3.º encontro de blogger´s na Serra da Estrela já começa a despertar interesse nos colegas. Prova isso mesmo dois comentários de dois autores que mesmo não conhecendo ainda o programa já mostraram interesse em se inscrever e participar. São eles o João Carreira (Loriga -http://sol.sapo.pt/blogs/joaocarreira/default.aspx) e a Catarina Sanches (Oliveira do Hospital - http://ventosuave.blogspot.com). Faltando apenas limar alguns pormenores com o blogger parceiro desta iniciativa o que posso acrescentar neste momento é que está para muito breve toda a informação sobre a iniciativa. As inscrições começarão a ser aceites logo após o próximo post sobre este assunto.
Até lá MUITOS E BONS POSTS.

Onde páram os correspondentes?

Quem não se lembra da figura do correspondente nos jornais? Hoje são cada vez mais escassos... Aqui há alguns anos atrás havia em cada terra, em cada Freguesia um correspondente que enviava para os meios de comunicação social as notícias da sua terra. Hoje em dia poucos ou nenhuns há. Em sua opinião considera que fazem falta à imprensa estes correspondentes locais? e...Porque razão considera que há cada vez menos?

30/03/2009

ÚLTIMA HORA - CRIME NO AGUINCHO

Um morto e um ferido grave, é o resultado do crime, que ocorreu há escassos minutos, entre dois irmãos, na localidade do Aguincho, Concelho de Seia. Ao que tudo indica, um dos irmãos encontrava-se em sua casa, quando inexplicavelmente, se deslocou até à quinta onde o seu irmão se encontrava e matou-o, com alguns tiros de caçadeira. Após ter ocorrido o crime, este, em sinal de desespero pelo bárbaro acto deu um tiro a si mesmo, na garganta, sem conseguir o suicidio, andando, assim mesmo, gravemente ferido, até à sua casa. Segundo testemunhas, estes dois irmãos não se falavam há cerca de dois anos, por causa de uma desavença entre ambos. O potencial assassino foi transportado, para o hospital, em estado considerado bastante grave. No local encontram-se agentes da GNR, que aguardam pelos elementos da Polícia Judiciária. Este acontecimento deixou em estado de choque a pacata população do Aguincho.
Segundo o Correio da Manhã "O autor do crime disparou depois sobre si e ficou gravemente ferido, tendo sido transportado pelos bombeiros para os Hospitais da Universidade de Coimbra. O homicídio ocorreu num terreno agrícola situado no meio da povoação. O autor dos disparos esperou que o irmão regressasse do trabalho para se travar de razões com ele, supostamente sobre a posse de alguns bens que ambos herdaram. Após uma troca de palavras, puxou de uma arma de fogo e atingiu-o no peito, provocando-lhe morte imediata. A mulher da vítima ouviu os disparos e aproximou-se do cunhado, mas depois teve de fugir porque também foi ameaçada de morte. Na fuga, caiu e torceu o pé."

Aguincho. Localidade isolada pertencente à freguesia de Alvoco da Serra, Concelho de Seia. O Aguincho tem dois acessos (um pela Barriosa e Frádigas e outro pela estrada que liga Loriga a Alvoco da Serra. Residem no Aguincho cerca de 30 pessoas sendo que nesta localidade existe uma truticultura que é o ex-libris de quem a visita.

Resultados da sondagem

Relativamente à sondagem aos leitores sobre "quais a qualidades que os candidatos devem ter?", candidatos esses a Presidentes de Câmara, Presidentes de Juntas e Deputados de Assembleias, as caracteristicas pessoais que os leitores mais defendem que os candidatos devem possuir, neste caso é "OUTRA". De seguida e empatados em votos surgem as opções "serem PARTICIPATIVOS" e serem "INTERVENTIVOS". Já relativamente a "ESCREVEREM NOS JORNAIS" é curioso que essa opção não pesa nada na decisão de voto dos leitores, provavelmente ao contrário que muito pensem, portanto, como a opção "OUTRA" foi a que mais votos teve convem agora que os votantes nesta opção nos expliquem quais são essas outras qualidades que mais apreciam num candidato.

3.º encontro de blogger´s na Serra da Estrela

Já estão em marcha os preparativos para a realização do III.º encontro de blogger´s na Serra da Estrela. O local e o programa serão divulgados brevemente. Até lá marque já na sua agenda o dia 6 de Junho para vir disfrutar das belezas da Serra da Estrela, belezas não só naturais mas também gastronómicas:)
autor do cartaz: Miguel B.

26/03/2009

Qual é para si actualmente o estado do ESTADO?

Acha que há liberdade de imprensa em Portugal?
Acha que há liberdade de opinião?
É daquelas pessoas que pensa que só existe uma liberdade que é a liberdade de pensamento?
Seremos todos nós condicionados por factores externos no nosso dia-a-dia?
Já alguma vez teve de tomar decisões contra a sua própria vontade só para agradar a outros?
Considera que vivemos numa verdadeira democracia?
As ideias adjacentes ao 25 de Abril já estão devidamente implementadas?
Qual é para si actualmente o estado do Estado?

25/03/2009

gentilmente retirado do blog do pinhas

Durante 60 minutos desligar todas as luzes do planeta. Este é o objectivo do protesto a nível global do próximo dia 28 de Março às 20:30h.E assim consciencializar as pessoas para a necessidade de combater o aquecimento global.A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países.Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa. Este ano o objectivo é à escala global. Pede-se um bilião de votos numa eleição que põe a Terra contra o aquecimento global.Votar é tão simples como desligar um interruptor: Luzes ligadas a favor do aquecimento global e luzes apagadas a favor da Terra. Em Portugal Lisboa já aderiu à Hora do Planeta. Promovendo o apagão da Ponte 25 de Abril e de vários outros monumentos e locais, como o Centro Cultural de Belém onde se realizará uma jantar à luz de velas.Cada pessoa pode participar neste protesto, seja individualmente apagando as suas luzes ou então na sua comunidade, junto da família, dos amigos, das autarquias, do comércio, das empresas. Convencendo-os a, durante 60 minutos, no dia 28 de Marçode 2009 apagarem todas as luzes.

O blogue feito pelos seus leitores

Jornadas da Biologia da Conservação
A Associação Aldeia e o Município de Seia/Centro de Interpretação da Serra da Estrela estão a organizar as III Jornadas da Biologia da Conservação, que decorrerão nas instalações deste Centro, em Seia, nos dias de 4 e 5 de Abril. Neste evento, além da apresentação de comunicações orais de oradores convidados, realizar-se-á uma excursão à serra da Estrela que inclui a visita a alguns dos locais mais emblemáticos do PNSE, ao Centro Interpretativo da Torre e ao CERVAS, centro de recuperação de animais selvagens localizado em Gouveia. Através deste encontro pretende-se reunir especialistas portugueses e espanhóis e todos os interessados na área da Biologia da Conservação, de modo a fomentar a partilha de informação e conhecimentos, lançando novas metas e propostas de trabalho futuro. Para mais informações e inscrição consulte o sítio: http://www.aldeia.org/

Faz hoje 9 anos que morreu o Dr. Manuel Almeida Sousa

Fotografia in:
Neste blogue todos os anos será lembrado este exemplo do que deve ser um Professor e um HOMEM...

Sondagem encerrada

À questão colocada aos leitores sobre quem vai ser o campeão da Superliga 2008/09 os resultados foram os seguintes:

Os adeptos e simpatizantes do Porto não têm dúvidas que vão ganhar. Os adeptos de outros clubes esperam que assim não seja.

24/03/2009

Aviso aos cidadãos eleitores

As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei nº 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento. Assim, os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão. Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade. Os jovens de 17 anos foram igualmente inscritos, podendo votar se, á data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos. Verifique o seu número de eleitor, bem como a freguesia onde vota. Pode consultar o site http://www.recenseamento.mai.gov.pt/ Informe-se na respectiva Junta de Freguesia. Para mais informação consulte via Internet http://www.dgai.mai.gov.pt/
in - radio boa nova

Participe na sondagem e dê a sua opinião

Nesta altura em que os partidos políticos já andam a afinar as suas listas por todo o Concelho para se apresentarem ao eleitorado na máxima força nas próximas eleições, quais são para si as características que os candidatos a Presidente da Câmara e da Junta e a deputados à Assembleia das Câmaras e das Juntas devem possuir para merecerem o seu voto?
Basta serem nomes sonantes?
Têm de ser participativos e interventivos no seu dia-a-dia?
Basta escreverem em jornais ou outros meios de comunicação?,ou, terão de ter outras qualidades?
Vote na sondagem e explique aqui neste post as suas razões?

23/03/2009

Filmes portugueses enchem sala de cinema de Seia

É interessante ver que quando passa um filme português no cinema em Seia a sala quase que enche como foi o caso de hoje com o filme "O Contrato" ao contrário por vezes de filmes estrangeiros de produção de maior dimensão em que as salas estão praticamente vazias. Como Português agrada-me esta situação mas não deixa de ser curiosa esta reacção do público. Como diria alguém: "porque será?".

21/03/2009

Benfica vence Carlsberg Cup




BENFICA CAMPEÃO 2008/09

Portugal: Partidos e Movimentos Políticos

A história dos regimes democráticos em Portugal, desde 1820, continua a ser marcada pela tendência para a constituição de dois grandes partidos que alternam entre si no poder. A 3ª. República, iniciada em 1974, não tem sido nenhuma excepção. PS e PSD são os dois maiores partidos e dominam o aparelho de Estado, autarquias, empresas públicas e municipais distribuindo os cargos pelos seus militantes. Os restantes partidos procuram combater esta tendência, mas não têm tido grande êxito.
Durante a próxima semana não perca aqui a história dos partidos politicos em Portugal...

20/03/2009

HENRIQUE ALBERTO FREITAS DO NASCIMENTO RODRIGUES...O meu primo Henrique

Para a maioria dos Portugueses o meu primo Alberto (sobrinho da minha avó materna, portanto, primo direito da minha mãe) é conhecido como sendo o Provedor de Justiça o homem que quer deixar o cargo por questões de saúde e ao que parece teve de lidar com “demoras e respostas evasivas” de quatro executivos diferentes. Segundo o meu tio Luis "com sete anos ainda esteve uns dias em casa dos avós, em Torroselo, em Agosto, e depois foi passar o resto das férias à praia de Mira, onde eu me encontrava em casa dos tios Henrique e Fernanda, e onde se encontrava também a Zulmirita, que é irmã dele, embora filha de outra mãe. Isto deve ter ocorrido em 1946/7, e os tios tinham acabado de chegar da província ultramarina de Angola, onde o tio António, pai do Provedor, era um alto funcionário, em gozo de férias." Mas, deixando de lado a parte familiar, diz o meu primo que “A verdade é que, tendo-me deparado com quatro Governos – Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes, e Sócrates – este último ganha aos pontos na ‘lenga-lenga’. É preciso paciência”, afirmou. O Provedor de Justiça define como “lenga-lenga” o que considera serem estratégias seguidas pelo Governo de José Sócrates para evitar ou adiar uma resposta às solicitações da Provedoria de Justiça. O mandato do Provedor terminou na terça-feira e Nascimento Rodrigues indicou estar interessado em abandonar o cargo. No entanto, ainda é desconhecido o nome do seu sucessor, pois o PS e o PSD não se entendem quanto à personalidade a eleger. A eleição do Provedor de Justiça requer o voto favorável de dois terços dos deputados, o que implica um acordo entre os dois maiores partidos com assento na Assembleia da República. As eleições para a presidência do PSD e a consequente mudança na liderança da bancada parlamentar social-democrata provocaram um atraso no processo. Ainda não existe qualquer candidato à sucessão e, por lei, as candidaturas devem ser apresentadas até 30 dias antes do escrutínio.O provedor diz ter as contas arrumadas e sublinha que em 2007 conseguiu resolver quase 90 por cento das queixas que recebeu.
Um curriculum fantástico e bem merecido
Henrique Nascimento Rodrigues nasceu no Luso (Angola) em 3 de Agosto de 1940. É casado, tem cinco filhos e treze netos. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1964. Fez estágio para magistrado do Ministério Público, mas ingressou na carreira técnica da função pública, no Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, organismo em que se dedicou às questões do direito do trabalho e da contratação colectiva. Posteriormente, desenvolveu actividade liberal junto de sindicatos, a quem prestou assessoria jurídica, e exerceu também funções de consultoria laboral em empresas públicas e privadas. Foi militante do então PPD, hoje PSD, tendo sido eleito deputado pelo círculo eleitoral de Lisboa em 1979-80. Exerceu actividade parlamentar nas legislaturas 1982-83 e 1987-91 e foi presidente da Comissão Parlamentar do Trabalho na legislatura 1979-80. Em 1981 foi Ministro do Trabalho do VII Governo Constitucional. Fora dos períodos parlamentares, realizou missões técnicas nos países africanos de língua oficial portuguesa, como consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dirigiu o Gabinete de Cooperação com África do Ministério do Trabalho e foi representante governamental no Conselho de Administração da OIT e na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho. Exerceu, também, ocasionalmente, cargos de administração em empresas públicas e privadas. Em 1992 foi eleito pela Assembleia da República para presidente do então recém-criado Conselho Económico e Social, cargo que exerceu até 1996. Foi o primeiro português a ser eleito para a presidência da Conferência Internacional do Trabalho (OIT, Junho de 1992). Desempenhou, também, funções de técnico consultor no Banco de Portugal e ministrou a disciplina de Direito do Trabalho numa Universidade privada, em Lisboa. Dirigiu, a convite da Organização Internacional do Trabalho, o Projecto PRODIAL (Promoção do Diálogo Social nos PALOP) na sua fase de implementação em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe. Foi co-director da Revista de Direito e Estudos Sociais e autor de diversos estudos sobre questões relacionadas com a problemática do trabalho e das relações industriais. Foi eleito Provedor de Justiça pela Assembleia da República em 18 de Maio de 2000, por 162 votos a favor e 46 contra. Tomou posse em 9 de Junho daquele ano e, em 10 de Julho de 2000, tornou-se Conselheiro de Estado. Foi eleito Vice-Presidente da Federação Iberoamericana de Ombudsmen para o biénio 2002-2003, tendo sido reeleito para o biénio de 2004-2005. Foi reeleito Provedor de Justiça pela Assembleia da República em 17 de Junho de 2004, por 182 votos a favor e 7 contra. É agraciado com a Ordem de Mérito (Grande Oficial, 1994) e com a Légion d' Honneur (Officier, 1995).

19/03/2009

O blogue de Katia Guerreiro. Um blogue onde impera o fado

Hoje recebi via e´mail o link para o blogue de Katia Guerreiro.
Diz a fadista que "é o casamento entre a poesia e o fado que faz nascer o canto". Nascida a 23 de Fevereiro de 1976, na África do Sul, Katia Guerreiro vai, ainda criança, para a ilha de S. Miguel, nos Açores. É com a idade de 15 anos, a tocar a “Viola da Terra” - um instrumento tradicional do Arquipélago – no Rancho Folclórico de Santa Cecília, que dá início ao seu percurso musical. Lisboa é o seu próximo destino, onde frequenta o curso de Medicina, que termina em 2000. Mas mantém sempre uma intensa ligação à música durante estes anos académicos, como vocalista na banda rock “Os Charruas”.É em Outubro desse mesmo ano, num concerto de homenagem a Amália Rodrigues, realizado no Coliseu de Lisboa, que Katia abraça o Fado pela primeira vez e encanta a assistência com a sua interpretação, sendo unanimemente considerada a melhor actuação da noite. Começa assim, nesse dia, a sua carreira como cantora de Fado. Continue a ler a biografia daquela que além de fadista também já foi a mandatária da juventude da candidatura do actual Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.
http://katiaguerreiro.blogs.sapo.pt/

Parabéns Radio Boa Nova

A radio Boa Nova sedeada em Oliveira do Hospital completa hoje o seu 23.º aniversário. Uma radio com créditos firmados no panorama radiofónico do Concelho de Oliveira do Hospital mas com enorme projecção em todo o Distrito de Coimbra, Distrito da Guarda, Distrito de Viseu e claro está através da radio on line, esta radio está em todo o Mundo. Orgulho-me de ser colaborador da Radio Boa Nova há já alguns anos tendo tudo começado com a 1.ª entrevista via radio que fiz a Jorge Pelicano realizador/produtor do filme "Ainda há pastores?" que ganhou prémios em todo o mundo ao nivel do cinema documental. Desde então já colaborei com a radio em outras situações nomeadamente entrevistando gente com valor do Concelho de Seia. Neste seu 23.º aniversário quero aqui expressar os meus parabéns a toda a equipe da RBN assim como renovar publicamente a minha contribuição no presente e no futuro para colaborar com este magnifico projecto que é o da Radio Boa Nova (www.radioboanova.com).

17/03/2009

Quique levará o Benfica ao título?

Quando chegou, Quique Flores trouxe esperança aos sócios e simpatizantes do Benfica. Estamos a 8 jornadas do fim da Superliga. O modelo que Quique utiliza é o ideal para este Benfica? Em que aspectos poderá Quique estar a falhar? Considera-o um treinador defensivo ou ofensivo? Se o Benfica não conseguir chegar ao título será Quique o principal responsável?

Secretário de Estado em Seia dia 19 de Março

O Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Dr. Paulo Campos, fará uma visita a Seia, na próxima quinta-feira, dia 19 de Março, de acordo com o seguinte programa: 15h00 - Assinatura do Protocolo entre a Estradas de Portugal e o Município de Seia para a Construção da II Fase da Circular de Seia
Local: Edificio dos Paços do Concelho
16h00 - Visita às obras em curso da Variante de Seia

OBRAS A DECORRER NO CONCELHO DE SEIA

16/03/2009

Roubar sapatos dá sono

Um jovem de 17 anos adormeceu enquanto tentava assaltar uma sapataria em Carregal do Sal acabando por ser apanhado pelo dono do estabelecimento que o obrigou a limpar a loja. O rapaz terá partido o vidro e desarrumou todo o interior da loja acabando por adormecer no momento em que tentava encontrar valores. O jovem de 17 anos foi surpreendido, já de manhã, com a presença do dono da loja e vários populares. O rapaz não foi detido sendo apenas identificado e obrigado à limpeza total do estabelecimento. A GNR notificou a Comissão de Protecção de Menores de Carregal do Sal.

Mangualde - Bebé de 2 anos morre depois de cair num poço

"Pouco passava das 17h30m, quando foi dado o alerta para a falta do pequeno Paulo Jorge de 2 anos. Segundo os pais, Eugénio Silva, de 40 anos, e Maria do Anjos Costa, de 38, o rapaz estava a brincar com mais dois irmãos na rua, como fazem habitualmente."
Continue a ler em:

15/03/2009

Como irá actuar a Justiça?

Aveiro:
Pai do bebé que morreu foi constituído arguido
O pai do bebé de nove meses que quinta-feira foi encontrado já sem vida no interior de um automóvel, estacionado numa zona residencial de Aveiro, foi constituído arguido, revelou fonte da Polícia Judiciária de Aveiro(PJ). «O pai da criança foi interrogado e constituído arguido, sendo-lhe imputada a presumível autoria de um crime de homicídio na forma negligente», disse à Lusa Teófilo Santiago, responsável pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da PJ. O bebé de nove meses foi encontrado já sem vida fechado dentro do carro que estava estacionado na Rua de Timor, no bairro da Forca-Vouga. De acordo com fonte do Comando de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, o alerta foi dado pelas 13:19 quinta-feira e para o local foi enviada uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER), mas a criança já se encontrava cadáver, tendo o corpo do bebé sido transportado pelos Bombeiros Novos para a delegação do Instituto de Medicina Legal de Aveiro. O pai terá ido trabalhar e ficado de deixar a criança no infantário que frequentava, ambos localizados na zona onde estacionou o carro, mas deixou esta supostamente a dormir na viatura.
O que é que a Justiça tem reservado para este pai?
Terá ele o mesmo tratamento que tiveram os Mccann?
Ao Português já lhe estão a atribuir a presumivel autoria de um crime na forma negligente.Aos Ingleses que género de crime a Justiça lhes atribuiu?
Não terão sido os Ingleses negligentes em deixarem a menina de 3 e dois gémeos de 2 anos sozinhos numa noite num quarto de um hotel num país que não o deles com o desaparecimento (ou morte) da filha de 3 anos?
Sugere-se bom senso à Justiça até porque o Pai da bébé de Aveiro sentiu a dor e a perda do seu bébé e essa dor irá acarretá-la para a vida toda. Não há justiça que supere a dor deste pai.

14/03/2009

Por terras de "Civitas Sena"

Como sempre e há já alguns anitos a esta parte, não deixo de visitar o blogue do Professor João Viveiro. Por vezes vai estando menos actualizado mas quando pode lá vai colocando as suas ideias sobre Seia, o País e o Mundo. João Viveiro é daquelas personalidades locais que merece ter um blogue pelo bem que as suas opiniões nos fazem a nós enquanto seus leitores e amigos bem como a todos os cidadãos que por terras de "Civitas Sena" passem...
Desta vez e porque este assunto tem sido bastante debatido por aqui no Oceano das Palavras fui "roubar-lhe" sem o seu consentimento prévio (espero que não me leve a mal) a ideia que colocou no Civitas sobre o caso da menina de 9 anos que foi barbaramente violada pelo padastro do qual estaria grávida de gémeos. Este caso que aconteceu no Brasil é mais um em que a Igreja deveria remeter-se ao silêncio ou então não se pronunciar a favor do criminoso...mas a Igreja sempre teve destas coisas não é?
"Por mim considere-se excomungado para sempre
Soubemos pelos meios de comunicação social que a atitude de um sábio “doutor da ala conservadora da Igreja”, o bispo brasileiro dom José Cardoso Sobrinho “excomungou” a mãe, os médicos e uma criança de nove anos grávida de gémeos que vinha a ser sistematicamente violada pelo padrasto.O bispo excomungou-os em nome do seu Deus. O dito sábio condenou toda a equipa médica que salvou a menina, ("se a gravidez continuasse, o dano seria pior. O risco existiria até de morte ou de uma sequela definitiva de não poder mais engravidar”) com nove anos de idade em perigo de vida e não excomungou o autor da violação?Para justificar a não excomunhão do violador, sustenta ser o aborto mais grave, do que a própria violação. Afinal que tipo de Instituição é esta Igreja que supostamente deveria proteger os mais fracos e desprotegidos? Terá esta atitude algo a ver com as silenciadas práticas pedófilas exercidas por muitos padres sem escrúpulos ao longo de décadas?A opção foi sensatamente tomada, este aborto, é legal e eticamente justificável.Creio que Cristo excomungaria de forma clara o violador e nunca os participantes desta tragédia, nem permitiria a atitude obscena de tal bispo.Não quero acreditar que Deus tenha dado qualquer autorização a este bispo para lançar o anátema da humilhação sobre a equipa médica, a mãe e, a infeliz criança.Afinal era tudo tão simples se este bispo conservador ficasse calado e a justiça fizesse o seu papel.Por mim considere-se excomungado para sempre."

O blogue feito pelos seus leitores

NOVAS OPORTUNIDADES

Claro que compensa aprender. Mas, não à custa do facilitismo!!! O recente programa "Novas Oportunidades" lançado pelo Governo apresenta-se aos olhos de muitos daqueles a quem se destina (adultos com um reduzido grau de qualificação) como uma excelente oportunidade para melhorar o seu curriculum e qualificações académicas. Mas, a que custo??? O slogan da campanha é "Aprender compensa"... Mas, a mim parece-me que a pedra angular que norteia este programa é mais a possibilidade de, a curto prazo, melhorar de forma significativa as qualificações da mão-de-obra portuguesa nas estatísticas nacionais e internacionais e não a de proporcionar, a todos aqueles que abandonaram precocemente a escola, a possibilidade de voltarem às escolas para efectivamente aprenderem e, assim, melhorarem as suas competências básicas. Convém termos bem presente que este processo de certificação dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida activa nada tem que ver com o regresso às carteiras da escola. Tudo se processa de forma muito rápida, visto que o candidato apenas tem de preencher uns formulários que lhe atestem a sua experiência laboral. Nada como o que acontecia até aqui, em que muitos adultos voltavam à escola para frequentar o Ensino Recorrente Nocturno e, efectivamente, aprenderem para conseguirem adquirir o certificado do 12º ano de escolaridade. Esta estratégia do Governo, apoiada em muito do que se faz nos países nórdicos (mas lá possivelmente com maior rigor e exigência), parece-me excessivamente simplista e pouco rigorosa, sendo até injusta para com aqueles que efectivamente frequentam as escolas para alcançarem um igual nível de qualificações, mas à custa de uma maior exigência e esforço. Conheço o caso de um amigo meu da Covilhã que deixou a escola há uns anos atrás e que tem andado a frequentar uma série de cursos de formação profissional (alguns remunerados) ao mesmo tempo que faz uns part-times em lojas comerciais. Pois bem, agora tem andado numa roda-viva para conseguir que lhe façam uns elogios por escrito em como atende muito bem ao público para, assim, conseguir que no Centro de Competências lhe atestem capacidades equivalentes ao 12º ano de escolaridade e, dessa forma, poder facilmente melhorar o seu curriculum vitae. Será que esta situação, igual a tantas outras, é justa para com aqueles que de forma esforçada tentam terminar o 12ºano na escola, seja no ensino regular, seja no recorrente nocturno. Não me parece... Melhorar a qualificação dos portugueses à custa do facilitismo e da descida do nível de exigência?
Não obrigado!!!
veja o seguinte video:

http://videos.sapo.pt/9diMHEOSHnkLa1ztrDBg

12/03/2009

Clube BTT de Seia

Para os amantes do BTT deixo aqui o link de acesso ao Clube BTT de Seia o qual vale a pena a visita e já agora a participação através de ideias, opiniões e comentários:http://clubebttseia.blogspot.com

Comemorações do 75.º aniversário dos Bombeiros de Seia

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Seia, tem várias iniciativas agendadas para as comemorações do 75º aniversário. Deste modo vai ter lugar a 28 de Março, um Sarau Cultural para o qual foram convidadas as diferentes Instituições de Seia da área da música. O espectáculo, que pretende associar as Colectividades aos Bombeiros em festa, será aberto ao público, de quem é esperada a sua afluência ao Cine Teatro da Casa Municipal da Cultura. Já em Abril, no dia 4, no Salão Nobre da Associação, será inaugurada uma exposição de fotografias dedicada à Historia da Associação muito antes mesmo da sua constituição oficial ter acontecido. Está também agendada a apresentação do Livro da Associação, que narra, de forma completa, a criação e a vida da Associação dos Bombeiros Voluntários de Seia até à presente data, uma obra da autoria de José Alberto Ferreira. Entretanto, está também a decorrer uma campanha de angariação de dávidas destinadas à aquisição de viaturas – ambulâncias, pelas associações de Bombeiros de Seia e São Romão. As direcções das Corporações apelam ao contributo, deixando o donativo nas caixas de recolhas espalhadas por diversas casas comerciais.

Comemorações do Dia Mundial da Floresta

CISE apresenta itinerários da Mata do Desterro
Num espaço constituído por cerca de 136 hectares é agora possível praticar o pedestrianismo, ao mesmo tempo que se aprecia a fauna e a flora da Mata do Desterro. Na data em que se assinala o Dia Mundial da Floresta (21 de Março) o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, apresenta ao público os itinerários pedestres da Mata do Desterro e efectuará um percurso pedestre com plantação e sementeira de árvores. No dia 21 será ainda inaugurada, no Posto de Turismo de Seia, a VIII Exposição de Fotografia de Ambiente, subordinada ao tema Espaços Naturais da Região Centro. Procurando sensibilizar os mais novos para as questões relacionadas com a importância da natureza e a preservação do ambiente, o Município vai oferecer árvores e material didáctico, sobre os principais habitats da serra da Estrela, aos alunos do jardim-de-infância e do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Seia. No dia 20 de Março realiza-se na Mata do Desterro um percurso pedestre com 250 crianças, da escola do 1º ciclo do ensino básico e os Jardins-de-infância de São Romão. A Mata do Desterro constitui um prolongamento dos objectivos do CISE, onde é possível aliar o lazer, ao conhecimento e investigação ambiental. Trata-se de uma área com cerca de 136 hectares, constituída por recursos florestais e hídricos e servida por uma rede de caminhos florestais onde agora é possível praticar o pedestrianismo. No total são três os percursos pedestres existentes, com diferentes graus de dificuldade, que permitem apreciar a fauna e a flora da mata. Recorde-se que a Mata do Desterro foi cedida pela EDP, por um período de 50 anos, ao Município de Seia, tendo em vista o aproveitamento dos recursos naturais, a protecção do solo e regular a qualidade da água, o aproveitamento das áreas naturais para o desenvolvimento de projectos de investigação científica, e o desenvolvimento de actividades de educação ambiental, de turismo e de lazer. O CISE tem realizado diversas acções de plantação e sementeira de árvores, de modo a restaurar o coberto vegetal das áreas degradadas, para permitir a recuperação dos habitats e a reabilitação das comunidades, e deste modo reconverter a mata existente num bosque com características idênticas às existentes no andar fitogeográfico em que está inserido. O projecto engloba a criação de zonas de descontinuidade, constituídas por pastos e matos, bem como, zonas para exploração de plantas aromáticas.

Para se inscrever no percurso pedestre contacte o CISE através do telefone 238 320 300, por e-mail: cise@cm-seia.pt ou no site: http://www.cise-seia.org.pt/

10/03/2009

O blogue feito pelos seus leitores

SPORTING 1 - BAYERN DE MUNIQUE - 12
Em nome de todos os Benfiquistas venho agradecer ao Sporting na pessoa de Paulo Bento por nos fazerem esquecer o Celta de Vigo.

enviado por: RD

Um debate muito interessante

Informo que no post "Igreja quer impedir aborto de criança de 9 anos" está a existir um curioso debate de ideias. Além de curioso o referido debate está a ser muito produtivo e informativo daí merecer novamente destaque aqui no blogue.
Vá até ao seguinte link e contribua para o debate:

09/03/2009

Jogadores do Leixões apresentam queixa-crime contra Rui Santos

Os jogadores do Leixões Beto, Hugo Morais e Laranjeiro vão apresentar uma queixa-crime contra Rui Santos, com o fundamento de que o jornalista ofendeu «a honra e a dignidade» destes profissionais de futebol ao sugerir viciação de resultados.
* Rui Santos nada mais fez que chamar a atenção para a prestação do Leixões contra o FCPorto, prestação essa péssima e bastante diferente da postura que o Leixões tem tido na superliga frente a outras equipes. Rui Santos não anda aqui há 2 dias e sabe bem o que diz...Quanto aos jogadores e equipe técnica dessa equipe se nada têm a recear que não lhes pese a consciência..

Luis Caetano é o candidato do PSD à Câmara de Seia

O professor do ensino secundário Luís Jorge Caetano é o escolhido pela Comissão Política Concelhia do PSD para cabeça de lista às eleições autárquicas para a Câmara de Seia. O anúncio oficial vai ter lugar segunda-feira, pelas 18h30, no Hotel Eurosol Camelo, numa cerimónia que contará com a presença do Vereador do PSD na Câmara Municipal de Seia, de Andrade Ferreira, presidente da Comissão Política Concelhia, e de Álvaro Amaro, presidente da Comissão Política Distrital.

Vieira da Silva vai chefiar máquina partidária

Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Solidariedade vai assumir as funções de secretário nacional do PS para a organização, cargo que «comanda o aparelho» partidário e dirige a máquina eleitoral dos socialistas. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social substitui nestas funções o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Marques Perestrello que, no entanto, se mantém no Secretariado Nacional do PS. Em ano de eleições europeias, legislativas e autárquicas, a direcção de José Sócrates assumiu como objectivo reforçar a componente operacional do Secretariado Nacional, o órgão dirigente restrito dos socialistas.
No Secretariado Nacional do PS, que hoje é eleito pela Comissão Política dos socialistas, André Figueiredo será a única novidade. André Figueiredo tem desempenhado as funções de chefe de gabinete de José Sócrates no PS, deputado municipal em Seia e vice-presidente da federação do PS/Guarda.

Eduardo Brito tudo fez para que Ministro Vieira da Silva aprove uma 2.ª fase do PCHI

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, admitiu hoje em Seia a possibilidade de ser lançada uma "segunda geração" do Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas (PCHI)." Na foto: Ministro Vieira da Silva e Secretário de Estado Pedro Marques acompanhados pelo Presidente da Câmara de Seia, pelo Presidente da ABSCT e pelo Director Técnico da ABSCT, visitaram uma habitação de uma idosa apoiada pela Associação e recuperada no âmbito do PCHI e visitaram as instalações da Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais (ABSCT) onde assinaram o livro de honra.
Creio que é um programa que vale a pena continuar a investir, principalmente nos distritos do interior, onde o fenómeno dos idosos isolados tem mais incidência", admitiu o ministro. Vieira da Silva falava após uma cerimónia realizada em Seia, concelho onde a Câmara Municipal, no âmbito do PCHI, realizou obras em 34 habitações do concelho. "Creio que teremos condições para lançar uma segunda geração deste programa, principalmente nos distritos do interior, que é onde ele está neste momento em desenvolvimento", disse o governante. Segundo Vieira da Silva, o PCHI foi lançado há cerca de dois anos nos distritos de Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Bragança, Beja e Portalegre, abrangendo cerca de 1200 habitações. "O grau de realização é diferente mas julgo que estaremos neste momento a meio percurso para concluir esta fase do programa", que envolve um investimento do estado de 4,5 milhões de euros, referiu. O ministro admitiu que "há sempre algumas dificuldades porque estamos a intervir em habitações que não são das câmaras nem do Estado, na grande maioria dos casos, e, por vezes, há problemas burocráticos que têm que ser ultrapassados, mas o balanço é muito positivo". Programa fez 34 intervenções em Seia O PCHI visa o melhoramento das condições básicas de habitabilidade e mobilidade de pessoas idosas, tendo contemplado 34 intervenções no concelho de Seia, que hoje foram dadas por concluídas. As obras realizadas representam um investimento global de 281 mil euros, sendo 162 mil suportados pela Câmara Municipal e 119 mil pelo Estado. O presidente da Câmara de Seia, Eduardo Brito, disse hoje que o PCHI "teve um sucesso extraordinário" no seu concelho. "É um programa com pouco dinheiro, que permite resolver grandes coisas", disse, apelando ao ministro do Trabalho e da Solidariedade Social para que o mesmo "não seja abandonado" e seja "reforçado com verbas".

04/03/2009

Igreja quer impedir aborto a criança de 9 anos

Uma criança brasileira de 9 anos foi violada pelo padrasto e está grávida de gémeos. A igreja brasileira quer impedir o aborto.«A menina engravidou de maneira totalmente injusta, mas devemos salvar vidas», alegou o arcebispo de Olinda e do Recife, citado pela Globo. A tenra idade da criança e o facto de estar grávida de gémeos motivaram a que os médicos classificassem a gravidez como de risco. Esta denominação possibilita a interrupção legal da gravidez, pretendida pela família. Em resposta, a igreja brasileira garante que vai conduzir o caso para o Ministério Público para que a interrupção da gravidez não seja efectuada. A gravidez foi descoberta quando a criança, alegadamente abusada desde os 6 anos, se queixou de dores na barriga e foi levada pela mãe ao hospital. Suspeita-se que o padrasto tenha praticado os mesmos actos sobre a irmã mais velha da menina, de 14 anos. O homem foi preso na semana passada, quando se preparava para fugir.
Deixo uma questão aos meus estimados leitores:
Neste caso qual seria a sua inclinação de voto?
Votaria a favor ou contra o aborto?
Porquê?

03/03/2009

MINISTRO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE VAI ESTAR EM SEIA NO DIA 6

Na próxima sexta-feira

Jornada em torno das questões sociais e do emprego vai contar com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade, José Vieira da Silva, que celebra, ainda um Contrato de Desenvolvimento Social com a autarquia.

A Câmara Municipal de Seia vai proceder à entrega de trinta e quatro habitações beneficiadas ao abrigo do Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas (PCHI). A cerimónia está marcada para a próxima sexta-feira (6), com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade, que, no mesmo dia, celebra com a Câmara Municipal um Contrato de Desenvolvimento Social e um protocolo conducente à construção das novas instalações do Centro de Emprego de Seia. Destaque-se que a Câmara Municipal de Seia concluiu com grande êxito o Programa PCHI, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, inserido no Plano Nacional de Acção para a Inclusão, e que visa o melhoramento das condições básicas de habitabilidade e mobilidade de pessoas idosas. A acção conjunta do governo e município permitiu recuperar habitações a 34 famílias carenciadas ou de baixos rendimentos. O montante global do investimento ascendeu a 281.723,04 euros, sendo que mais de metade deste investimento é proveniente do orçamento municipal (162,703,04 €), sendo o restante (119,000 €) correspondente ao valor financiado. Depois do sucesso que o programa registou no Concelho de Seia, a Câmara espera que o Governo disponibilize rapidamente mais meios, de modo a levar mais qualidade de vida a outras famílias que aguardam a sua vez.

Contrato de Desenvolvimento Social

O Ministro do Trabalho celebra, igualmente, um Contrato de Desenvolvimento Social, instrumento criado no âmbito do Plano Nacional de Acção para a Inclusão, aprovando a candidatura apresentada pelo Município senense, que pretende criar respostas sociais concretas e de forma concertada, específicas para o seu território, recorrendo a parcerias de âmbito local entre a Rede Social existente e os vários instrumentos disponíveis (como os serviços de emprego, de acção social e instituições).

Novas instalações para o Centro de Emprego

Esta jornada em torno das questões sociais e do emprego contempla, ainda, a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e o Ministério do Trabalho, tendo em vista a construção de novas instalações para o Centro de Emprego e Formação Profissional de Seia, em terrenos cedidos pelo município na periferia da cidade, próximo da Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Esta é uma questão à qual a Câmara dá a máxima importância, porque para além de melhorar as condições de funcionamento do IEFP, permite criar novas perspectivas de desenvolvimento para a cidade. Do programa consta, ainda, a entrega de diplomas no âmbito do Centro Novas Oportunidades, visitas a obras no âmbito do Programa PCHI e um almoço com as instituições locais.
Programa:

11h00 – Recepção no CISE
– Assinatura do Contrato Local de Desenvolvimento Social
– Assinatura do Protocolo para a Construção do Novo Centro de Emprego e
Formação Profissional de Seia
– Entrega de Casas Recuperadas no âmbito do Programa PCHI
– Entrega de Diplomas no âmbito do Centro Novas Oportunidades
– Visita a obras do Programa PCHI
13h00 – Almoço

02/03/2009

Aqui a Primavera chega mais cedo

No passado sábado dia 28 fui visitar as amendoeiras em flor. Fizemos o percurso Figueira de Castelo Rodrigo, Barca D´Alva, Freixo de Espada à Cinta, Foz Côa. Diga-se que são regiões do nosso País lindissimas de se visitar não só devido às amendoeiras em flor como também ao valioso espólio histórico rico em monumentos centenários. Participaram nesta excursão pessoas de Carvalhal da Louça, Paranhos da Beira, Vila Verde, Tourais, Lapa de Tourais, Figueiredo, Sameice, Vila Cortês da Serra e Figueiró da Serra. Nesta excursão além das amendoeiras em flor participámos nalgumas feiras que estão a decorrer até meados de Março naquelas regiões como o são a Expocôa (Vila Nova de Foz Côa) e feira transibérica (Freixo de Espada à Cinta e Salamanca).