15/06/2010

Reabilitação do Casal Dalém (Cabeça)

"O Casal Dalém parece outro! Os trabalhos de reabilitação concentraram-se ultimamente nesta zona histórica, uma das mais típicas da aldeia de Cabeça. É caracterizada por construções de xisto centenárias que mantêm a genuinidade doutros tempos, nomeadamente lousas toscas na cobertura, buracos para andaimes na parede, balcões e bardos na zona térrea. Foi reposta a calçada de xisto tradicional, rejuntada com cimento. Foi feito o encaminhamento das águas pluviais e do regadio. O saneamento básico com rede de esgotos e a instalação de água e electricidade subterrâneas são, também, novidades a assinalar."
Veja mais fotografias e continue a ler em:

1 comentário:

* J Pinto disse...

Olá Dr Luis
Isto é que é ser amigo! Uma postagem destas com transcrição e link para o texto original é do melhor que se pode receber na blogosfera.
É bom que todos nos empenhemos em mostrar o que de bom se vai passando no nosso concelho onde cada aldeia é, afinal, património comum de todos os munícipes. "Malhar" apenas em Seia no seu pior, às vezes também cansa. Em Cabeça está a ser feito um trabalho notável de reabilitação urbana inédito no concelho que passa despercebido a muita gente. As obras estão a ser feitas desde 17-09-2008 de forma ininterrupta. A par desta requalificação estrutural, há meia dúzia de projectos complementares enquadrados no património imobiliário e cultural da aldeia que lhe poderão vir a dar uma visibilidade impensável há uns tempos atrás. Na devida altura falaremos deles, quem sabe(?)...num dia destes em Cabeça, como ficou alinhavado no encontro de "bloggers" em Trancoso!
Obrigado pela sua postagem.
Um abraço