04/11/2008

E Portugal? Estaria preparado para eleger um negro?

Ouve-se aí por todos os cantos que é bom para o Mundo que Barack Obama seja eleito Presidente dos EUA. Isto nos Estados Unidos é possível, apesar de histórico, no entanto a questão que se coloca é se os Portugueses algum dia elegeriam um negro ou optavam por um branco para o cargo de Presidente da República?
Fica a questão à espera do debate de opiniões.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ainda está na mente de muita gente a guerra colonial, logo daí eu não acreditar que isso algum dia seja possivel. Não se esqueça que muitos portugueses tiveram de fugir das ex-colónias sem nada nas mãos. muitos tiveram de refazer as suas vidas. foram tenpos muito dificeis e ninguém fala nisto, portanto por razões históricas acho que essa situação não será nunca viável. Cumprimentos, António Moreira (Braga)

LS disse...

Sem concordar ou discordar da sua opinião quero lembrá-lo que se há País colonizador esse País é os EUA e pelos vistos isso não teve grande peso na hora do voto.

ljma disse...

Eu votava num negro, sem problema nenhum. Não por ser preto, claro. Mas também não é por serem brancos que voto naqueles em quem voto.

Agora, se Portugal está preparado para eleger um negro, não sei, talvez não. Mas também, pelo que tenho visto a cada período eleitoral, diria que Portugal não está preparado para eleger um bom candidato, seja de que cor for... (O que acabo de dizer não significa, atenção, que eu seja favorável a qualquer outro método para a escolha de líderes que não o eleitoral.)

Anónimo disse...

Portugal já está a ser colonizado por negros e brasileiros, daí, tudo pode acontecer. Não com o meu voto.

Anónimo disse...

Na sequencia do que diz a opinião anterior basta vir a Lisboa e ver a quantidade de gente africana e brasileira que por aqui anda.Qualquer dia Portugal é deles.

Anónimo disse...

Claro que estaria!

Aliás daqui a alguns anos essa situação poderá ocorrer.

Caso António Costa faça um bom trabalho na CML, julgo que poderá ser um candidato forte do PS em futuras eleições.