03/03/2009

MINISTRO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE VAI ESTAR EM SEIA NO DIA 6

Na próxima sexta-feira

Jornada em torno das questões sociais e do emprego vai contar com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade, José Vieira da Silva, que celebra, ainda um Contrato de Desenvolvimento Social com a autarquia.

A Câmara Municipal de Seia vai proceder à entrega de trinta e quatro habitações beneficiadas ao abrigo do Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas (PCHI). A cerimónia está marcada para a próxima sexta-feira (6), com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade, que, no mesmo dia, celebra com a Câmara Municipal um Contrato de Desenvolvimento Social e um protocolo conducente à construção das novas instalações do Centro de Emprego de Seia. Destaque-se que a Câmara Municipal de Seia concluiu com grande êxito o Programa PCHI, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, inserido no Plano Nacional de Acção para a Inclusão, e que visa o melhoramento das condições básicas de habitabilidade e mobilidade de pessoas idosas. A acção conjunta do governo e município permitiu recuperar habitações a 34 famílias carenciadas ou de baixos rendimentos. O montante global do investimento ascendeu a 281.723,04 euros, sendo que mais de metade deste investimento é proveniente do orçamento municipal (162,703,04 €), sendo o restante (119,000 €) correspondente ao valor financiado. Depois do sucesso que o programa registou no Concelho de Seia, a Câmara espera que o Governo disponibilize rapidamente mais meios, de modo a levar mais qualidade de vida a outras famílias que aguardam a sua vez.

Contrato de Desenvolvimento Social

O Ministro do Trabalho celebra, igualmente, um Contrato de Desenvolvimento Social, instrumento criado no âmbito do Plano Nacional de Acção para a Inclusão, aprovando a candidatura apresentada pelo Município senense, que pretende criar respostas sociais concretas e de forma concertada, específicas para o seu território, recorrendo a parcerias de âmbito local entre a Rede Social existente e os vários instrumentos disponíveis (como os serviços de emprego, de acção social e instituições).

Novas instalações para o Centro de Emprego

Esta jornada em torno das questões sociais e do emprego contempla, ainda, a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e o Ministério do Trabalho, tendo em vista a construção de novas instalações para o Centro de Emprego e Formação Profissional de Seia, em terrenos cedidos pelo município na periferia da cidade, próximo da Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Esta é uma questão à qual a Câmara dá a máxima importância, porque para além de melhorar as condições de funcionamento do IEFP, permite criar novas perspectivas de desenvolvimento para a cidade. Do programa consta, ainda, a entrega de diplomas no âmbito do Centro Novas Oportunidades, visitas a obras no âmbito do Programa PCHI e um almoço com as instituições locais.
Programa:

11h00 – Recepção no CISE
– Assinatura do Contrato Local de Desenvolvimento Social
– Assinatura do Protocolo para a Construção do Novo Centro de Emprego e
Formação Profissional de Seia
– Entrega de Casas Recuperadas no âmbito do Programa PCHI
– Entrega de Diplomas no âmbito do Centro Novas Oportunidades
– Visita a obras do Programa PCHI
13h00 – Almoço

5 comentários:

O Micróbio II disse...

E vendem ovos por aí perto?:-)

Anónimo disse...

E vai ser prendado com queijos da Serra.

Anónimo disse...

http://www.daotv.pt/site/main/index/see?id=727

Anónimo disse...

foi muito produtiva a visita do sr.ministro

Anónimo disse...

Está explicado porque é que está há uns dias uma roulote de farturas na avenida principal de Seia.