13/04/2009

O blogue feito pelos seus leitores

Realizar-se-á no próximo Sábado, dia 18 de Abril, o IV Sarau Cultural “Encontros da Primavera” em Penalva de Alva, Oliveira do Hospital. Este evento decorrerá a partir das 21h30m, no salão polivente da Sociedade Recreativa Penalvense. A organização está a cargo da Tuna Penalvense, que comemora este ano 72 anos de actividade. Os “Encontros da Primavera” têm sido responsáveis por trazer a Penalva de Alva grupos de todo o país, tendo também como objectivo a promoção dos diversos géneros e formações musicais. Este ano, para além da Tuna Penalvense, estará presente o Quinteto de Sopros “EnsaiosDaNoite”.
Mais informações disponíveis em http://www.tunapenalvense.pt.vu/

Tuna Recreativa Penalvense
Sociedade Recreativa de Penalva de Alva
A Tuna Penalvense, um dos agrupamentos musicais mais antigos do concelho de Oliveira do Hospital, nasce da vontade de um grupo de penalvenses que, em 1937, funda a Sociedade Recreativa Penalvense. Este grupo mantém-se activo até 1952/53, ressurgindo em 1982, pela vontade de um grupo de antigos tunos . Em 2005, comemorando os 68 anos da sua fundação, a Tuna inicia um processo de renovação, no que diz respeito ao repertório, aos instrumentos utilizados e até aos próprios executantes. Tendo como principal objectivo proporcionar aos jovens deste meio o contacto com a música, assim como contribuir para a sua divulgação, a Tuna integra neste momento, sob a direcção musical de Rui Marques, 27 instrumentistas, que executam os seguintes instrumentos: Violino, Bandolim, Bandola, Bandoloncelo, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Viola Baixo, Flauta transversal. O trabalho desenvolvido pela Tuna Penalvense assenta apenas na música instrumental.A Tuna Penalvense tem vindo a participar e organizar eventos, alargando a sua actuação através da colaboração com a Câmara Municipal ou com outros grupos musicais, com os quais mantém contacto e promove intercâmbios. Para além destes eventos, a Tuna mantém constante actividade, tendo-se apresentado em dezenas de actuações por todo o país, com maior incidência nos concelhos da região centro.
Rui Marques
Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música de Oliveira do Hospital (CCPOH), com Paulo Oliveira Valença, em Piano e Sintetizador. Prosseguiu estudos no Conservatório de Música de Coimbra, onde concluiu o Curso Básico de Piano. Na mesma instituição, frequentou o Curso Livre de Bandolim, e frequenta actualmente o Curso Complementar de Piano. Em 2008, conclui a Licenciatura em Educação Musical na Escola Superior de Educação de Coimbra, instituição na qual frequenta presentemente o Mestrado em Educação Musical. Tem participado em cursos, acções de formação e Masterclass de piano, com Álvaro Teixeira Lopes e Amílcar Vasques Dias. Ao nível da Pedagogia Musical, tem vindo a estudar com Jos Wuytack, Pierre van Heuve, Lenka Pospisilova, Manuela Widmer, Rodrigo Fernandez e Wolfgang Hartmann, entre outros. Integrou a Kammer Orchestra entre 2002 e 2004 e o Coral de Sant’Ana, entre 2001 e 2004. Integra também a Orquestra Juvenil de Oliveira do Hospital e o Choral AEminium, Associação de Coralistas de Coimbra. Trabalha ainda como acompanhador de coros ou de solistas. É professor de Iniciação, Formação Musical, Piano, Teclados, Guitarra dedilhada e Flautas de Bisel na Escola de Música de Oliveira do Hospital, desde 2001, leccionando também Expressão e Educação Musical no 1º CEB e em Jardins de Infância do Concelho de Coimbra. Em 2005 assume a direcção artística da Tuna de Penalva do Alva.

Sem comentários: