26/04/2009

O "Condestável" é o mais recente SANTO Português

S. Nuno de Santa Maria é o 11º santo português, 32 anos depois da última canonização de um cidadão de Portugal. Foi Santa Beatriz da Silva (1424 e 1492), filha da nobreza de Campo Maior e fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. E se Beatriz é praticamente contemporânea de Nuno Álvares Pereira, outros sete santos portugueses viveram bem antes. A lista arranca com S. Dâmaso, papa do século IV (305-304), e S. Vítor de Braga, mártir da mesma época, ainda Portugal não o era. Anteriores à nacionalidade foram também as vidas de S. Martinho de Dume (518-579), bispo de Dume e Braga, Santa Iria de Tomar (f. 653), freira e mártir, e S. Torcato (f. 715), arcebispo de Braga e Dume. Já no reino viveram S. Teotónio (1082-1162), fundador do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e o padre franciscano Santo António de Lisboa (1360-1231). Posteriores a S. Nuno são o religioso dedicado aos enfermos S. João de Deus (1495-1550) e o missionário jesuíta S. João de Brito (1647-1693).
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O mito está para a história como o santo para a religião.
Assim acontece com a perpetuação de Nuno Álvares Pereira na memória nacional. Sendo profundo defensor do iberismo, Jorge Laiginhas - professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - é autor de O Padroeiro da Ibéria - D. Nuno Álvares Pereira, uma das figuras históricas que mais travaram a união ibérica. Questionado sobre o relevo histórico do Condestável, o académico transmontano diz que "o que faz perpetuar Nuno Álvares na memória colectiva do povo português é, em primeiro lugar, o facto de a filha ter casado com o primeiro duque de Bragança". É neste matrimónio, aponta, "que se enraíza, três séculos mais tarde, a dinastia de Bragança que reinou até à implantação da República e tudo fez para glorificar os seus antepassados". Segundo Laiginhas, que lançou o livro em 2008, com a chancela de O Quinto Selo, "também Luís de Camões, em os Lusíadas, contribuiu, de modo explícito e implícito, para que este comandante militar tenha sido mitificado". Já no século XX, refere, "o Estado Novo difundiu, através dos manuais escolares, a ideia de Nuno Álvares Pereira como o exemplo do chefe que se agiganta, servindo a Deus, para defender a nação portuguesa e o seu povo". "Convenhamos… A nação portuguesa, como outras nações, é fundada e refundada em mitos". Por outro lado, tendo vivido entre ideais bélicos e religiosos, Nuno Álvares viveu numa época em que a fé era, também, difundida à força de espada, acrescenta Laiginhas. "Não obstante, parece-me importante entendermos que este comandante militar personifica a consolidação da independência de Portugal face a Castela". "Depois, é natural que o povo - ou o poder instituído em nome do povo - tenha santificado um guerreiro que, na batalha de Aljubarrota, terá, com um pequeno exército de 6000 homens, aliados ingleses incluídos, derrotado mais de 30000 soldados!". Já o presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) considera que a canonização surge num "momento oportuno" para o país, que vive uma crise económica e de valores. Alexandre Patrício Gouveia sustenta, em declarações à Lusa, que "o momento é muito oportuno por ser um exemplo que pode ser seguido nos dias de hoje". Tinha um "grande amor e devoção a Portugal e grande respeito e consideração pela pessoa humana". "Lutou quando teve de lutar, mas antes e depois das batalhas assumia estar entre pessoas iguais a si perante Deus", destaca.
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