20/06/2010

Capela de Santa Ana em Seia, votada ao abandono

Quem não se lembra da Capela de Santa Ana em Seia? Uns por uns motivos outros por outros, todos nós Senenses nos lembramos deste local. Eu, particularmente recordo-me que no tempo dos escuteiros era para ali que íamos realizar inúmeras actividades. Ao viajar pela blogosfera Senense fui dar com esta triste realidade. A Capela de Santa Ana está hoje votada ao abandono. A esse respeito Nuno Pinheiro está de parabéns por esta chamada de atenção no seu blogue http://blog-do-pinhas.blogspot.com/.
Escreve sobre a capela, o Pe. Dr. J. Quelhas Bigotte, na Monografia da Cidade e Concelho de Seia;"...O local é dos mais aprazíveis, tanto pela eminência topográfica do terreno, uma elevação de perto de cem metros sobre o casario da cidade, donde se disfruta um panorama variado e multicolor, como pela amenidade da mata agreste, exuberante de viço e perfumada na primavera pelas imanações odoríferas das acácias." "...gigantes álamos, que o Dr Amândio Eduardo da Mota Veiga, fundador da capela, ali mandou plantar há mais de 90 anos." "...O monte de Santa Ana, com a capela poeticamente incrustada no friso esverdeado da mata, é um dos locais mais encantadores que circundam a cidade."
Continue a ler e a ver o estado em que se encontra uma das capelas com mais história de Seia em: http://blog-do-pinhas.blogspot.com/

2 comentários:

Cagido disse...

Antigamente, quando era criança lembro-me de fazerem a festa em honra de Santa Ana, capela que julgo localizar-se na estrada que vai para o Sabugueiro.

LS disse...

É essa mesma amigo Cagido. Agora...veja como ela se encontra:(