10/06/2010

Dia de Portugal. Um dia muito especial

Tal como já tinha aqui informado, hoje, dia 10 de Junho, dia de Portugal, estive presente no 1.º encontro de bloggers em Trancoso e no lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico" editado pela empresa "Olho de Turista". (estas duas fotos da autoria de Nuno Pinheiro, ilustram a sala de trabalhos. Veja mais fotos em http://blog-do-pinhas.blogspot.com)

O evento iniciou-se pelas 10 da manhã no Centro Cultural de Trancoso onde, além de outras personalidades, tive a honra de ser um dos oradores com o tema "O cinema documental como forma de divulgação das regiões, culturas, gentes e tradições". Para além de mim (http://fotosdoc4.blogspot.com/), foram oradores António Galante, representante da vila de Idanha-a-Nova, Eugénia Santa Cruz, do blog Notícias da minha Terra - Cortecega (http://cortecega-eugeniasantacruz.blogspot.com/) , José Carlos e Paulo Leitão do famoso blog do Sabugal, Capeia Arraiana (http://capeiaarraiana.wordpress.com/), Acácio Moreira, do conhecido blog A minha Aldeia - Carvalhal do Sapo (Carvalhal do Sapo), apresentando a sua amada aldeia, o Concelho de Góis e o Vale do Ceira. A meio da manhã fomos para a primeira degustação do dia, onde tivemos a oportunidade de provar as iguarias de Trancoso, e alguns petiscos regionais: queijos, pão caseiro, doces...e claro, as famosas Sardinhas Doces de Trancoso. No final dos trabalhos seguimos então para o almoço no Hotel Turismo de Trancoso onde se juntou aos bloggers o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Exmo. Sr. Dr. Júlio Sarmento. Pelas 16 horas outro momento alto do dia, o tão ansioso e desejado lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico" da autoria da Dr.ª Susana Falhas e sua equipa a quem agradeceu toda a ajuda e colaboração. Com o auditório cheio, a apresentação do livro decorreu no Convento de São Francisco - Teatro Municipal tendo as primeiras palavras sido proferidas pelo Sr. Presidente da Câmara que agradeceu o facto de Trancoso ter sido a localidade escolhida para lançar o livro das 12 aldeias históricas de Portugal, uma iniciativa de grande importância não só pelo que representa e pela qualidade do livro mas também por ter sido apresentado no dia 10 de Junho, Dia de Portugal. Após as palavras do Sr. Presidente coube à autora do livro a explicação e no final Serafim Faro, marido da autora complementou o lançamento do livro com outros dados relevantes complementados com a apresentação do novo site da empresa Olho de Turista onde o leitor através da internet pode encomendar o livro e ter acesso a informações sobre gastronomia, locais onde ficar, actividades, conjuntos hoteleiros e de turismo rural na nossa região. Da minha parte agradeço o convite para ser orador no encontro de bloggers e agradeço o dia magnifico, que me proporcionaram e à minha família que me acompanhou. O Concelho de Seia esteve muito bem representado tendo estado presentes o Sr. Pinto da aldeia da Cabeça (http://cabecaweb.blogspot.com/) e o Nuno Pinheiro de Vila Chã (http://www.blog-do-pinhas.blogspot.com/). A todos muito obrigado pela partilha do que vão fazendo pelas vossas aldeias e pelos vossos Concelhos e à empresa Olho de Turista desejo os maiores votos de sucessos.
Para saberem informações mais pormenorizadas, contadas por quem organizou o magnifico evento, é simples, basta seguir este link http://www.aldeiadaminhavida.blogspot.com/
Para comprar o livro via internet aceda a: http://www.olhodeturista.pt/

7 comentários:

Cagido disse...

Trancoso é uma cidade lindíssima. É pena ser pouco falada em Lisboa e nos meios de comunicação.

LS disse...

De facto está muito bonita. Já lá não ia há 3 anos e as mudanças operadas foram imensas. Trancoso reúne e une hoje o antigo com o moderno. O Centro Cultural, o Convento, o multi-usos, a biblioteca e outros edificios dizem bem a aposta que o Municipio está a impor na arquitectura moderna.

Susana Falhas disse...

Olá amigo Luís!

Bela reportagem esta! Gostei muito da tua presença neste encontro. Creio que vai ficar na memória de todos.

Obrigada pelas tuas palavras e por todo o apoio!

Bjs Susana

Nuno Pinheiro disse...

Gostei do seu post, sobre o encontro.

É uma honra ver as minhas fotos publicadas no seu blog.
Até para o ano, noutro local...

LS disse...

Pinhas a blogosfera é que agradece ter "militantes" como o "Pinhas" a colaborar para a credibilidade e seriedade na forma de informar e comunicar. É quase um serviço público uma dedicação á causa pública e ao interior do País.

Eugenia Cruz disse...

Olá Luís!
Linda reportagem sobre um fantástico dia passado nesta linda cidade.
Ainda não vi o filme, mas quando tiver um bocadito vejo e dou a minha opinião conforme prometido.
No dia em que fiz o meu texto, não tinha muita imaginação, então retirei deste seu trabalho excelentes ideias. Um bem-haja e continue a divulgar o que de mais velo existe no nosso país, As nossas raízes as nossas gente, sem o passado não existiria o futuro.

Um abraço
Eugenia Santa Cruz

PS: Não se esqueça visite a minha aldeia e o meu concelho, em Agosto estarei lá seria uma honra recebe-lo.

LS disse...

Olá Eugénia. De facto foi um dia muito bem passado, numa terra lindissima e muito bem preservada, misturando o passado e o presente através da arquitectura, assim como pelas pessoas que participaram, bastante interessantes assim como as suas terras. Fica prometido que irei conhecer a sua terra.