19/06/2006

A moda da bandeira ao contrário

Recuando ao ano de 2004 em que Marcelo Rebelo de Sousa comentava ainda na TVI, este, recebeu uma carta de uma jovem chamada Bernarda Teotónio Pereira que lhe sugeria que apelasse ao povo português que exibisse nas varandas e nas ruas a bandeira de Portugal durante o Euro 2004 apelo esse que Marcelo se aprontou a divulgar. Nessa altura estava longe de imaginar que antes de mais era necessário ensinar a colocar a nossa bandeira de forma correcta para evitar o que a foto nos mostra. Passados 2 anos o povo português volta à carga e mais uma vez aos erros. Ao ler a revista "Pública" na sua edição n.º 524/18 de Junho de 2006, e, quando reparei que a bandeira junto a estas jovens estava colocada de forma incorrecta, antes de ler pensei para mim mesmo que ainda bem que a "Pública" se lembrara de chamar a atenção dos portugueses para este pormenor, mas qual foi o meu espanto que nem uma letra nesse sentido. Estranhamente verifico que as jovens, uma com 23 anos e a outra com 22, estudam no ensino superior nas licenciaturas de economia e gestão o que agrava ainda mais esta situação, mas, mais grave ainda é a "Pública" uma revista lida por milhões de pessoas, incentivar através desta reportagem à má colocação da bandeira, talvez (e como refere no final do texto com fundo verde), a revista tenha seguido o lema: "Vamos uns atrás dos outros". Uma revista desta dimensão que à imagem dos outros órgãos de comunicação social tem o dever de informar e formar os leitores, acaba por prestar um mau serviço ao publicar esta bandeira ao contrário como se estivesse tudo bem.
Eu por cá e porque até já tentei explicar a muito boa gente que o verde tem de ficar à esquerda de quem olha de frente para a bandeira e o vermelho à direita, deixo aqui uma vez mais a forma correcta de colocar a nossa bandeira, até porque eu normalmente "não vou atrás dos outros".

3 comentários:

José Manuel Dias disse...

Parabéns pela abordagem pedagógica deste tema!
cumps

Anónimo disse...

...num país que se encontra às avessas ... acaba por bandeira ao contrario ser uma bela representação do estado da nação...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

De facto! Tanto patriotismo em redor do futebol e uma boa parte das pessoas não sabem como colocar a bandeira correctamente. Aliás a bandeira só é tal se estiver na posição correcta. O que quer dizer que alguns não têm a bandeira exposta, tal como as duas estudantes universitárias que apareceram em destaque na Pública.
Eu leio sempre o Público e os seus suplementos e também fiquei desiludido por não terem chamado a atenção. Se calhar a jornalista em questão também não sabe.

Obrigado pelo Link.

Está também linkado no Morffina.

Abraço

MF