10/06/2006

Nasce Estrela D´Alva

MOTE
Nasce estrela d'alva,
a manhã se vem.
Despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.

VOLTAS
Meu filho e meu Deus,
Rei e peregrino,
tão grande nos céus,
na terra menino:
pois sois pequenino,

não temais a alguém;
despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.
Pestanas divinase debaixo estrelas,

não cubrais meninas
tão lindas, tão belas.
Abri as janelas por que tal luz dêem;
despertai, minha alma;

não durmais, meu bem.
Vós tendes, Senhor,
o mundo na palma;
vós sois movedordo frio e da calma.

Mas pois vos encalma
o sol que já vem,despertai,
minha alma;não durmais, meu bem.
Ovelha que errou,

buscais bom pastor;
mas quem vos deixouis buscar,Senhor.
Pois de tal amortal caminho vem,
despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.

Nas calmas estranhas de areia torrada,
das minhas entranhas
vos farei ramada.
Pois por esta estrada

seguir nos convém,despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.
Ribeiras sombrias
não há nesta terra;

não há fontes frias que baixem da serra:
pois quem vos desterra
espera também.

Luis Vaz de Camões

Sem comentários: