13/06/2006

O blog feito pelos seus leitores

O turismo tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante nas economias dos países. Em Portugal, e de acordo com o Plano Estratégico Nacional do Turismo, estabeleceram-se diversas metas para 2015, entre as quais, que o turismo em Portugal venha a contribuir mais para o Produto Interno Bruto Nacional.Para tal, um dos eixos estratégicos passará pelo desenvolvimento de novos pólos de atracção turística, nomeadamente, o Alqueva, o Litoral Alentejano, o Oeste, o Douro, a Serra da Estrela, Porto Santo e os Açores. Contudo, para que estes pólos de atracção sejam desenvolvidos, importa que estes se transformem em verdadeiros destinos turísticos, pelo que será necessário trabalhar a equação, notoriedade e imagem versus produto adaptado ao mercado. Isto é, importa trabalhar a notoriedade e a imagem do destino, mas sobretudo trabalhar a adaptação do destino turístico ao mercado. Neste sentido, para que exista produto-destino turístico é necessário desenvolver as diversas componentes de um destino turístico, de entre as quais se destacam os recursos, o meio adjacente, a população local, a animação e o ambiente, as instalações de divertimento, as estruturas receptoras e de alojamento, os serviços de transporte interno no destino e a imagem. Cada um destes elementos contribui para que o destino turístico se transforme num produto apetecível e procurado quer pelos operadores turísticos, quer pelos turistas.
PARQUES DE DIVERSÕES SÃO IMPORTANTES
Para que exista destino turístico terá que existir algo que impulsione o turista a procurar esse destino. Eles poderão ser elementos tradicionais, como por exemplo o mar ou a montanha, mas também poderão ser elementos criados, tais como por exemplo um parque de diversões.No entanto, mesmo que existam recursos no destino, os administradores do destino nunca se poderão esquecer que para o seu sucesso do destino contribuem também as localidades adjacentes. De facto, muito poucos são os destinos turísticos que se podem gabar de conter dentro dos seus limites geográficos todos os elementos de atracção turística necessários.Por outro lado, são de fundamental importância os cidadãos e habitantes do destino, pois se não existir hospitalidade para com os turistas, um destino turístico estará condenado a morrer instantaneamente. Um destino turístico continuaria a estar incompleto se não se preocupasse com a animação e o ambiente que proporciona. Um destino turístico de sucesso é um destino vivo e que transmite a ideia de alegria de viver, embora sempre de acordo com as características próprias de cada território.
DAR OCUPAÇÃO AOS “AMANTES DO SOSSEGO”
Por outro lado ainda, também a existência de instalações de divertimento contribuem para que, mesmo os amantes do sossego e da tranquilidade, não se aborreçam numa mera actividade contemplativa.Para que um destino turístico tenha sucesso, necessita ainda de ter capacidade de alojamento para receber os turistas, bem como, serviços de transporte que possibilitem a acessibilidade ao destino e a deslocação dentro do mesmo.Por último, mas não menos importante, um destino turístico deverá possuir imagem junto dos potenciais turistas. O turista pretende não só obter valor pelo tempo que irá passar no destino, mas também valor acrescentado relativamente ao dinheiro que despendeu. Um destino com uma boa imagem partirá sempre de uma posição vantajosa relativamente a outros. Contudo este factor vem sempre em último lugar, pois uma imagem desprovida de conteúdo de nada servirá.
* Helena Alves - Profª. Doutora do Departamento de Gestão e Economia
Universidade da Beira Interior

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