07/07/2007

A maior maravilha de Portugal (Estádio da Luz), serviu de palco para a eleição das novas 7 maravilhas do mundo.

A Grande Muralha da China, o Taj Mahal e o Cristo Redentor; Petra (Jordânia), a cidade inca Machu Picchu (Peru); a pirâmide de Chichén Itzá (México) e o coliseu de Roma, são as novas 7 maravilhas do mundo. A eleição das Novas Sete Maravilhas do mundo, que decorreu no Estádio da Luz, em Lisboa, foi uma iniciativa da New 7 Wonders Foundation, criada em 2001 pelo antigo produtor suíço Bernard Weber. Esta escolha foi criticada pela UNESCO por não contribuir para a preservação dos locais eleitos e limitar-se aos votos de quem tem acesso à Internet ou telefone.«Esta campanha não corresponde aos critérios e objectivos que orientam a Unesco no domínio do património», disse Sue Williams, porta-voz da organização, lembrando que do património mundial faz parte uma lista de 851 sítios, que não são só monumentos, mas também lugares e paisagens, construídas pelo homem ou naturais.

Ficou provado uma vez mais que Portugal é perito na realização de eventos notáveis. A cerimónia das 7 maravilhas foi vista em todo o mundo, assim como o video de promoção de Portugal muito bem produzido, no entanto, nesse mesmo video de promoção do País no exterior faltou uma, apenas uma imagem da Serra da Estrela, o que prova bem a força que esta região não tem no País. Razões para isto ter acontecido? Concerteza haverá muitas...

1 comentário:

O Micróbio II disse...

Agora até as maravilhas do mundo estão submetidos à escolha da "ditadura da maioria" (a que alguns designam por "democracia")... os critérios de estética, antiguidade, etc já não nos dizem nada!