24/04/2006

Filosofia e religião como temas fortes do encontro

Web designers, farmacêuticos, sociólogos, jornalistas, professores universitários, consultores, professores e filósofos, estiveram presentes no II.º encontro nacional de bloggers na Serra da Estrela. O encontro teve vários pontos altos, no entanto o jantar, muito bem servido pelo restaurante da Quinta do Crestelo, serviu de mote ao conhecimento mais individual de cada participante onde no final foi entregue um quadro a cada um com uma fotografia original da Serra da Estrela. Ao fim de 3 horas e meia foi a vez da visita ao Museu do Pão, onde das várias conversas resultantes decorreram vastos momentos de explicação filosófica baseada no antigo e no novo testamento sobre a religião católica e alguns marcos bíblicos interpretados de diversas formas conforme as crenças de cada um, tema que despertou o interesse mais intenso do sem quórum e do micróbio. Já o aventurismo deleitava os presentes com as suas explicações sobre o mondioring e a criação de chinchilas e afins. No final já cerca das 2 horas houve quem ficasse a pernoitar em Seia, sendo que muitos dos participantes rumaram às suas terras ainda nessa noite. A todos os presentes um grande bem-haja por terem vindo na certeza que uma vez mais saímos enriquecidos e mais esclarecidos sobre temas fulcrais que sempre marcaram e marcam as sociedades e que neste encontro foram retratados numa óptica mais histórica e filosófica. Este género de convívios serve ao mesmo tempo para fazer uma separação das águas limpas e das águas sujas da blogosfera. Normalmente as águas limpas aparecem, as águas sujas, aquelas que escrevem sobre anonimato nunca aparecem nestes encontros. Primeiro porque não sabem pensar, segundo porque não terão formação intelectual e literária para se compararem e sentem vergonha em estar com pessoas de nível superior e terceiro devido ao uso sujo que dão ao seu blog nunca poderiam participar num encontro desta natureza. Quando se trata de pensar e reflectir numa óptica intelectual sobre temas históricos que marcaram as sociedades só aparecem os verdadeiros intelectuais, os verdadeiros pensadores que o País precisa e isto sim é a verdadeira blogosfera…Com quórum suficiente para a deliberação, ficou decidido e escrito em acta que o micróbio será o próximo membro a marcar um encontro na sua cidade da Guarda. Até lá, vamos andando por aí…

4 comentários:

Unknown disse...

Oceano Azul
Para além de pensadores, claro, mas principalmente, o que faz a verdadeira blogosfera são pessoas transparentes.

António Louro Miguel disse...

Olá Luis! Boa cobertura esta do Encontro de bloggers, embora talvez um pouco hiperbolizada quantitativamente (bom, o outro também fez a multiplicação do pão!) :)
Foi um serão memorável e um enorme prazer conhecer pessoas tão interessantes que são o rosto de blogs que recomendo e admiro!
Obrigado, mais uma vez, pelo Encontro e continuação de bons posts!
ALM

O Micróbio II disse...

Com essa frase final, já me lixaste! :-) Estou à espera que me envies as fotos!

Anónimo disse...

Luis, num post atrás dizes que os participantes não são mais porque um fim de semana na serra fica muito caro, o que eu sinceramente acredito que fosse um dos grandes condicionalismos. Agora, dizeres e cito "Este género de convívios serve ao mesmo tempo para fazer uma separação das águas limpas e das águas sujas da blogosfera. Normalmente as águas limpas aparecem, as águas sujas, aquelas que escrevem sobre anonimato nunca aparecem nestes encontros. Primeiro porque não sabem pensar, segundo porque não terão formação intelectual e literária para se compararem e sentem vergonha em estar com pessoas de nível superior e terceiro devido ao uso sujo que dão ao seu blog nunca poderiam participar num encontro desta natureza. Quando se trata de pensar e reflectir numa óptica intelectual sobre temas históricos que marcaram as sociedades só aparecem os verdadeiros intelectuais, os verdadeiros pensadores que o País precisa e isto sim é a verdadeira blogosfera" é que acho que exageraste. Há muitas razões e daquelas que nem imaginas para não se poder ir a esse encontro.Não podes generalizar..Para quando as fotos do encontro.Abraço