10/05/2007

E SEIA? Não faz parte da Região de Turismo da Serra da Estrela?

LAMENTÁVEL.
Pela ocasião das comemorações dos 50 anos da Região de Turismo da Serra da Estrela, Seia foi esquecida pelo Governo.
A visita do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, à Região de Turismo da Serra da Estrela, será no dia 14 de Maio. O Programa das comemorações, dos 50 anos da Região de Turismo da Serra da Estrela, começará às 15h00, no Moments Hotel, em Gouveia, com o lançamento da obra de recuperação de um edifício fabril, classificado, do séc. XIX. 16h00 acontece inauguração do hotel rural “Casa das Penhas Douradas”, em Manteigas. 17h30 é levado a cabo o lançamento da 1ª Pedra do Centro de Interpretação dos Descobrimentos, em Belmonte. A maratona continua na sede da Região de Turismo da Serra da Estrela, na Covilhã, com uma visita a Exposição “50 anos da Região de Turismo” e com um Encontro com Empresários “Piter, Serra da Estrela Dinâmica”. O encontro termina com um jantar no restaurante Hotel Solneve, também na Covilhã, às 20h30. No dia 18 de Junho haverá uma segunda visita do Secretário de Estado do Turismo para o Lançamento da 1ª Pedra do Centro de Interpretação Judaico, em Trancoso e a apresentação do projecto do memorial da vida, de Aristides Sousa Mendes, em Almeida.

2 comentários:

O Micróbio II disse...

Não basta parecê-lo, é preciso sê-lo... e Seia não é e pouco tem feito por isso. Assim como a Guarda...

ljma disse...

Falando especificamente da Serra da Estrela, parece-me que Seia tem feito mais do que qualquer outro concelho na região pelo turismo serrano, através do CISE (organismo que não está, em princípio, vocacionado para o turismo), sobretudo agora que se está a lançar o projecto da reserva florestal na Srª do Desterro.

É uma aposta que não produz resultados visíveis tão rapidamente (mas também, o que se pode ver do que a Região de Turismo/ Turistrela promoveu até agora, o que é senão entulho, lixo, mamarrachos e megalomanias falhadas?) mas que mostra o caminho a seguir e promete dar frutos muito mais proveitosos para todos, não só para alguns donos e senhores da serra, estacionados na Torre.

Claro, não é a aposta da Região de Turismo e por isso talvez Seia tenha ficado à margem deste "evento". Mas isso, quanto a mim, só diz bem das opções de Seia. Saibam que o Fundão já pertenceu à RTSE. Fartou-se de ficar a ver passar navios, saiu da RT e tem estado a desenvolver uma oferta diversificada e com qualidade de produtos turísticos, baseados na história, na cultura e na beleza da região.

Como disse um amigo, o facto de o ponto culminante destas comemorações ser a abertura de uma expo com os retratos dos presidentes da RTSE, dá bem conta da tristeza que é não terem mais nada para mostrar nestes 50 anos de vida.