18/05/2007

Todos à Mostra gastronómica no Sabugueiro

na foto: esquerda para a direita
Presidente da Junta do Sabugueiro, Presidente do Municipio de Seia, Presidente da Associação de Beneficência do Sabugueiro, membro da ABS
De 26 de Maio a 3 de Junho
Decorreu hoje nas instalações da Associação de Beneficência do Sabugueiro, uma conferencia de imprensa com o objectivo de apresentar mais detalhadamente aquilo que vai ser a Mostra Gastronómica da aldeia mais alta de Portugal. Sabe-se que a Associação de Beneficência do Sabugueiro em colaboração com a Junta de Freguesia vai levar a efeito o referido evento, de 26 de Maio a 3 de Junho. Esta Mostra Gastronómica envolve 11 restaurantes daquela localidade da Serra da Estrela. Os objectivos da iniciativa são promover a Gastronomia local, onde se destacam o Cabrito, a Chanfana, as trutas, o queijo da serra, os enchidos, o Mel e o Pão do Sabugueiro e muitas outras iguarias. Pretende-se igualmente atrair turistas ao Sabugueiro numa altura tradicionalmente baixa. “O destino turístico ‘Serra da Estrela’ assenta sobretudo na época da neve e depois há um imenso tempo de quebra, por isso a ideia é criar um conjunto de iniciativas ao longo do ano, porque a Serra da Estrela é todo o ano, com as suas belezas e potencialidades”, segundo Mário Jorge Branquinho, Presidente da Associação de Beneficência do Sabugueiro. Eduardo Brito, Presidente da autarquia senense, um dos presentes nesta conferencia de imprensa, destacou a importância deste tipo de iniciativas, não só para o Sabugueiro como também para o próprio concelho, pois a neve não pode por si só ser o único factor de atracção a esta região. Segundo Eduardo Brito, "estão a ser feitos todos os esforços para que num curto espaço de tempo a estrada que liga Seia ao Sabugueiro seja alvo de requalificação, não se adiantando muito em pormenores, falou ainda na necessidade dos próprios particulares promoverem ideias para a região da Serra da Estrela, pois nem tudo pode derivar da autarquia e do Estado". Geograficamente o Sabugueiro tem a mais valia de ser considerada a aldeia mais alta de Portugal e isso por si só deve ser rentabilizado e esta mostra gastronómica é um exemplo de muitos que se podem aqui realizar e deve ser promovida. O turista de hoje começa a ter interesses diferentes, já não assistimos ao turista do autocarro, apesar de serem importantes para o comércio local, a projecção de iniciativas futuras deve assentar numa atracção de turistas com outros interesses e outro poder de compra, até porque o turista do autocarro passa e anda, enquanto o turista de topo permanece e contribui para a economia da região.
Os restaurantes que participam nesta mostra gastronómica, durante a realização da mesma, proporcionam os seus melhores pratos aos clientes, com descontos especiais e são os seguintes:
O Mirante da Estrela
Encosta da Serra "Ramos"
Abrigo da Montanha
Churrasqueira "O chocalho"
Monte Estrela
Grelhados da Serra
Casa Martins
O nevão
Mir´Alva
Encosta da Serra
Casa da Ponte
Ribeira D´Alva

Sem comentários: