12/06/2007

Mário Lino não tem dúvidas. O novo aeroporto deve ser nas Lages


O Ministro Mário Lino recuou na sua decisão de fazer o novo aeroporto na OTA. Por sua vez e porque a margem sul está mais próxima do deserto, Lino descartou desde logo também essa hipótese. Fonte próxima do ministério assegurou-me hoje à tarde que existe uma terceira opção, com a qual me congratulo. Lino terá avançado com a proposta de se fazer o aeroporto nas Lages, Serra da Estrela. O Ministro justifica a sua decisão dizendo que já existe um aeroporto das Lages, na ilha terceira nos Açores, logo os Portugueses uma vez que já estão habituados ao nome nem iriam dar conta da construção deste projecto,pensando que se trataria do mesmo dos Açores, além que, construindo-se o aeroporto nas Lages, seria também a única forma de se desenvolver o turismo na região da Serra da Estrela. Posto isto, aguardamos o debate na Assembleia da República e que esta 3.ª opção das Lages venha a ganhar.

3 comentários:

j disse...

Confesso que não me tinha lembrado desta hipótese das Lages.
Tinha pensado, porém, apresentar um estudo de viabilidade de um aeroporto na Nave se Sto António.
Porquê?
1. é tudo plano, ainda que só dê para uma pista;
2. é um polo aglutinador de investimento tão indispensável para o desenvolvimento do interior;
3. é alto, o que significaria uma assinalável poupança de combustível nas subidas e descidas das aeronaves;
4. fica um pouco longe de Lisboa, é certo, mas poder-se-ia pensar numa forma de pôr os milhões de turistas que aí virão no futuro a conhecer logo meio Portugal. Como? Por exemplo, montando um teleférico desde o cimo da Serra até ao Terreiro do Paço... Já viu a alegria dos turistas?!?!

LS disse...

também não é de descurar essa hipótese da Nave de St.º António, no entanto além das justificações que apresenta, parece-me que não podemos descurar os estudos técnicos. Eu, para as Lages já encomendei o estudo, aguardo por ele, espero que o J faça o mesmo para a Nave :)

j disse...

Está encomendado, caro Amigo.
Apenas nunca direi a quem, nem quanto custou, nem quem o pagou...
Mas, a seu tempo verá o "estudo" e terá ocasião para avaliar da enorme eloquência e saber de quem o fez...