04/06/2007

Onde está Nani?

Simão Sabrosa, do Sport Lisboa e Benfica, foi considerado pelos 16 treinadores da Liga portuguesa de futebol o melhor jogador da última edição da prova. O avançado benfiquista superou por três pontos Ricardo Quaresma, do FC Porto, enquanto Miguel Veloso (Sporting) mereceu a distinção de jogador-revelação, seguido de Dady (Belenenses) e Anderson (FC Porto). Resta a todos os amantes do futebol, humildemente, mesmo que não sejam do Benfica, reconhecer e dar os parabéns por mais uma excelente época de Simão Sabrosa.

O título que decidi dar a este post vem no seguimento de um comentário que um adepto do sporting deixou num post anterior e que reza o seguinte: "Luis, vendemos o Nani por 25,5 milhões de euros.O SLB anda a tentar vender o Simão por 18 milhões e ninguém o quer...este ano nem com as muletas como acessórios." Perante esta nomeação do Simão como melhor jogador da primeira liga e atendendo ao facto que nas classificações atrás nem sequer aparece o nome de Nani é caso para dizer, afinal quem precisa das muletas? Não é porque o Man Utd deu os tais milhões pelo Nani que quer dizer que ele vá jogar na equipe titular, porque, não tem categoria para isso. O Man Utd à imagem do que já fez com outros jogadores "novitos" no passado, não se importa nada de dar milhões por um jogador para o por a jogar na equipe B, que, ou muito me engano ou vai ser o destino do Nani, pelo menos uma ou duas épocas. Nani não é Ronaldo, muito menos tem a categoria de um Simão ou mesmo dum Ricardo Quaresma. Relativamente ao facto dos sportinguistas se regozijarem de terem uma boa escola de formação, disso não tenho dúvidas, agora pergunto: Ronaldo ganhou alguma coisa enquanto esteve no sporting? Figo, ganhou alguma coisa enquanto esteve no sporting? Simão ganhou alguma coisa enquanto esteve no sporting? Claro que não. Os jogadores que saiem das escolas de alvalade tornam-se jogadores quando vão para outros clubes, e, esta é uma verdade indesmentivel, ainda que, inconveniente para alguns.

3 comentários:

Romeu disse...

Luis...

Simão em 1º,
Quaresma em 2º,
João Moutinho em 3º
Miguel Veloso como revelação
...
todos com escola em Alvalade.

Fico contente por comparares jogadores que têm quase 10 anos de diferença. É sinal que o Sporting está no bom caminho.

Abraço

Anónimo disse...

Verdade. Formação é importante mas não é tudo....

LS disse...

o sporting está no bom caminho a preparar jogadores para os outros. Simão (Benfica), Quaresma (Porto), Ronaldo (Man Utd), Nani (Man Utd), Figo (Inter) e por aí adiante. Eles para ganharem alguma coisa têm realmente de sair do sporting, caso contrário, coitados...Quanto à diferença dos 10 anos só se for o Figo em relação ao Nani, só pode essa comparação, porque os outros não podem ser.