Eu conheço 1 hotel em Seia, 1 hotel em Gouveia e 2 hoteis na Covilhã. 30/12/2007
Eu não conheço nenhum hotel na Serra da Estrela
Eu conheço 1 hotel em Seia, 1 hotel em Gouveia e 2 hoteis na Covilhã. 26/12/2007
Seia. O melhor blogue do ano 2007
Saiba qual foi para mim o melhor blogue do ano 2007 dos cerca de 20 que existem actualmente em Seia.21/12/2007
Workshop de Cinema Documental em Seia
20/12/2007
Nepal distingue o documentário "ainda há pastores?"
PRÉMIOS
Prémio “Lusofonia” (Melhor filme língua portuguesa),Cine Eco 2006, Seia, Portugal
Menção Honrosa do Júri da Juventude, Cine Eco 2006, Seia, Portugal
Prémio “Atlântico”, Play-Doc 2007, Tui, Espanha
Prémio Imprensa Caminhos do Cinema Português 2007, Coimbra, Portugal
Prémio “Cora Coralina” (Melhor filme), FICA 2007 Brasil
Prémio Zumballe Melhor Documentário – MIVICO 07, Ponteares, Galiza.
Menção Especial no 2º Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México.
Prémio Green Award, EFFN – Environmental Film Festival Network 07, Torino, Itália.
Prémio da Secção Transfronteiriça, da 3ª edição do Extrema’D0C, em Cárceres, Espanha
Federação distingue Mário Patrão
Gás natural já chegou a Seia
19/12/2007
Seia é uma cidade pequena, mas não é por isso que somos todos família
Convertemos a sua cassete para CD ou DVD em apenas algumas horas
Conversão de Formatos:
Cassetes para CD ou DVD - mais fácil de visualizar e maior durabilidade
* Se desejar personalizamos a capa da caixa do DVD e o próprio cd/dvd
Outros serviços em formato digital
Fazemos a cobertura em vídeo e fotografia de casamentos, baptizados, comunhões, actividades culturais e desportivas e outros eventos sociais.
Planificação de expositores para stands
Planificamos, organizamos e montamos o seu stand de exposição em feiras;
Vídeos institucionais
Uma equipe multidisciplinar composta por relações públicas, jornalista, sociólogo, profissionais de vídeo e imagem, planificam, organizam e produzem o vídeo institucional da sua empresa ou organização tendo em consideração as tendencias actuais internacionais;
Produção de publicidade
Damos uma nova vida à sua empresa e aos seus serviços. Não se esqueça que a publicidade é uma mais valia. Criamos, melhoramos e realçamos as qualidades e a imagem dos seus produtos.
Indústria
18/12/2007
426 euros é o valor do salário minimo nacional em 2008
15/12/2007
Gouveia tem Museu da Miniatura Automóvel. Visite-o.
O primeiro museu da miniatura automóvel em Portugal é já uma realidade, e cabe à cidade de Gouveia o privilégio de nela ver situado esse espaço que alberga um imenso espólio de cerca de 2000 miniaturas. Aconselha-se uma visita no local mas até lá sempre pode ir lendo e vendo o que pode encontrar neste museu em: www.museuminiaturaautomovel.com13/12/2007
Sócrates já sonha com o cargo de Presidente do Conselho Europeu?
A criação do cargo de presidente do Conselho Europeu é uma inovação controversa do Tratado de Lisboa. Abertamente hostis a esta figura, os países pequenos deixaram no entanto de combater a sua instituição durante a negociação do Tratado de Lisboa. Foi um dos temas mais controversos das negociações para a Constituição europeia e será seguramente uma das inovações do Tratado de Lisboa que mais tinta fará correr: se tudo acontecer como previsto, a União Europeia (UE) terá a 1 de Janeiro de 2009 uma nova figura, o presidente do Conselho Europeu, o nome oficial das cimeiras de líderes.- Cria a figura de um presidente estável da União, eleito por um período de dois anos e meio, renovável uma vez.
- Cria o novo cargo de Alto Representante da União para Relações Exteriores e a Política de Segurança, que será ao mesmo tempo vice-presidente da Comissão Europeia e vai comandar um serviço de acção exterior.
- Instaura um novo sistema para o cálculo da maioria qualificada na tomada de decisões. A "maioria dupla" será adiada, no entanto, até 1 de Novembro de 2014, para atender à Polónia, que obtém outras garantias.
- Desaparece o veto em 40 âmbitos de acção suplementares, entre eles asilo, imigração e cooperação policial e judicial.
- A Comissão Europeia (órgão executivo), hoje com 27 membros, terá no máximo dois terços do número de Estados-membros a partir de 2014.
- Aumenta o poder de co-decisão ou co-legislação do Parlamento Europeu.
- A Carta Europeia de Direitos Fundamentais, que ocupava toda a parte II do Tratado constitucional, não faz parte do novo documento, que porém incluirá uma menção do seu carácter vinculativo.
- O Reino Unido obtém importantes esclarecimentos e restrições na aplicação da Carta ao seu território, assim como a Polónia.
- Maior papel dos Parlamentos nacionais.
- Reconhecimento da iniciativa popular: 1 milhão de cidadãos podem pedir à Comissão uma medida legislativa.
- A União Europeia terá personalidade jurídica única.
- Possibilidade dos Estados de abandonar a União.
11/12/2007
Concurso de artes no "Jardim do Castelo"
Será que já se sabe o resultado deste concurso de arte que decorreu na casa "jardim do castelo" durante o Cine´Eco? Se souberem gostava que me enviassem o resultado para poder publicar e divulgar aqui no meu blogue. Já agora, na barra de links onde diz os meus OLHARES podem ver algumas fotografias da minha autoria que vou tirando por aí.
Parabéns Manoel de Oliveira
O mais premiado cineasta português de todos os tempos, Manoel de Oliveira, completa hoje 99 anos de idade. Nasceu no Porto em 11 de Dezembro de 1908, mas foi registado como se tivesse nascido no dia seguinte. É o mais velho realizador de cinema do Mundo em actividade e o mais premiado do cinema português. Douro, Faina Fluvial (1931), Aniki Bobó (1942), Benilde ou a Virgem Mãe (1974), Amor de Perdição (1979), Francisca (1981), Le Soulier de Satin (1985), Os Canibais (1988), Vale Abraão (1993) e o Quinto Império (2004) são alguns dos mais de 40 filmes que realizou.Belle Toujours e Cristóvão Colombo - O Enigma (com estreia marcada para 10 de Janeiro) são as obras mais recentes de Manoel de Oliveira, que tem em projecto O estranho caso de Angélica e a adaptação para cinema do conto de Eça de Queiroz Singularidades de uma rapariga loira.10/12/2007
Cursos do Centro Musical de Seia certificados por Instituição Inglesa
O Centro Musical de Seia (CMS), que integra uma escola de mú
Kadhafi e Pedro Abrunhosa. Descubra as diferenças

09/12/2007
Comentando comentários
SCOLARI, A SELECÇÃO NACIONAL E MOURINHO
KADHAFI vs PEDRO ABRUNHOSA
08/12/2007
O DITADOR do Sudão, responsável pelo que se está a passar no Darfur também está em Portugal
, enviar uma missão de paz para esta região da África Oriental, onde mais de quatro milhões de pessoas - metade delas refugiados - estão a ser vítimas de um conflito que se iniciou em 2003. Desde Novembro passado que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, tem feito sem resultados contactos para integrar helicópteros numa missão de paz para o Darfur. Até agora, o presidente sudanês, Omar el Bechir, tem-se oposto à participação das Nações Unidas numa força de paz, com unidades especializadas do Nepal, da Tailândia e dos países nórdicos europeus. ESTE DITADOR TAMBÉM ESTÁ EM PORTUGAL, vamos ver se desta vez cede e aceita ajuda não para si mas para o seu povo.Omar el Bechir, é acusado pelo Presidente do Chade de ser "genocida" e "traidor".07/12/2007
Lisboa recebe DITADORES e TERRORISTAS Africanos
Presidente da Líbia desde 1969. Tem 65 anos.
Era capitão quando liderou um golpe militar que derrubou do trono o rei Idris. E nunca mais abandonou o poder: reina há 38 anos em Trípoli como senhor todo-absoluto. Financiou o terrorismo internacional. Sob o seu mandato, pelo menos 250 presos políticos "desapareceram" misteriosamente. Os partidos são rigorosamente proibidos no país. A liberdade de expressão é uma miragem. A tortura generalizou-se como instrumento de combate ao "crime". Muitas mulheres suspeitas de adultério são remetidas a casas de "reabilitação". Na Líbia de hoje, uma crítica ao Governo pode ser punida com a prisão. Ou ainda pior: a tristemente célebre Lei 71 pune a "dissidência", em casos extremos, com a pena de morte. Kadhafi é um tirano.
04/12/2007
Seminário: "Desenvolvimento local e intervenção comunitária"
Este Seminário conta com ilustres conferencistas de renome, exemplo são:
· Dr.ª Ana Bandeira, da Fundação AGAKAN;
· Dr. Edmundo Martinho, Presidente da Segurança Social, I.P.;
Segundo o director da ESEG "esta Escola sente cada vez mais a necessidade de interagir com a comunidade indo de encontro às problemáticas mais actuais do país e da região e em simultâneo a responsabilidade de estimular os alunos para problemáticas prementes ". Daí a realização deste Seminário, Acrescenta: "Trazer à nossa Terra gente capaz de nos transmitir conhecimentos, novas perspectivas e um profundo know how de temáticas tão importantes como o são o desenvolvimento local e a intervenção comunitária exactamente na altura em que tem início o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional, é fundamental para que todos se possam e saibam posicionar face à Europa do séc. XXI ".
03/12/2007
O blogue feito pelos seus leitores
Dizem alguns que a fraca natalidade portuguesa põe em risco o futuro da Segurança Social por dificuldade de substituição da população activa, o que implicará uma redução das contribuições para a SS. Contesto a afirmação: a baixa natalidade acontece nos países desenvolvidos (Luxemburgo, França, Alemanha,...) há muitas dezenas de anos e essa teoria nunca se confirmou e, pelo contrário, são os países com a população mais jovem (países africanos em geral) em que a miséria é maior. Também há países cuja população é quase exclusivamente composta por imigrantes e seus descendentes: EUA, Canadá, Austrália... Também não estão entre os mais pobres.Com a actual taxa de desemprego, em que não há empregos para os jovens que temos, porque será que acham que deveríamos ter mais? Se mais filhos tivessemos maior seria o número de desempregados. A eventual falta de mão de obra (qualificada ou não) pode ser e é facilmente suprida com a aceitação de imigrantes. Portugal sabe-o muito bem. A reposição da força de trabalho com recurso aos nossos filhos, embora louvável, implica um investimento de vinte e tantos anos: entretanto, tanto os pais como o país terão que prestar-lhes cuidados vários: alimentação, vestuário, lazer, saúde, educação e formação profissional. Quanto aos trabalhadores imigrantes, esses custos foram suportados pelos seus pais e pelos países de origem, por isso, vêm aptos para, de imediato, começarem a trabalhar e a descontar para a Segurança Social. Só por isso, ficam mais económicos ao país de acolhimento. Aliás, não temos nós já cerca de um milhão de imigrantes? Se quisermos poderão vir ainda mais e não faltarão candidatos. Porém, a imigração para Portugal deveria ser feita de forma selectiva, de acordo com as nossas necessidades. Não há risco de falta de mão de obra, pois todos sabemos que há países com excesso de população e outros sem trabalho para a sua população.Muitos dos imigrantes nem irão sequer esperar para beneficiarem dos descontos feitos para a SS, porque o seu objectivo é juntarem alguns milhares de “euros” e regressarem aos seus países de origem, trocá-los por moeda local e construírem aí então o seu sonho e futuro. Portugal como país de emigrantes sabe bem disso. Que fizeram muitos dos portugueses que há algumas décadas emigraram para a França e Alemanha?Assim, levantar-se este problema apenas tem um sentido lógico: o de convencer os portugueses a prescindir das poucas ajudas da Sociais, aumentar a idade das reformas para que os trabalhadores morram antes das atingirem sem beneficiar dos descontos feitos. Enquanto se continua a impedir o acesso ao trabalho aos jovens fala-se em fraca natalidade???
enviado por: Zé da burra o Alentejano
Seia - iluminação de Natal 2007



01/12/2007
Meus senhores: Estas terras e estas gentes também fazem parte do Concelho
29/11/2007
Acessibilidades na Serra da Estrela. Resultados da sondagem
Sim - 37 (47%)
Não - 31 (39%)
Não sabe/Não responde - 10 (12%)
27/11/2007
Natal é partilha. Colabora.
ERC nega favorecimento no concurso para a rádio
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) nega as acusações de favorecimento no concurso para a atribuição de alvará de rádio para uma frequência em Seia, que está a ser contestado por três concorrentes. O concurso foi ganho por uma empresa de Viseu, subsidiária da RCI, a qual, e de acordo com as reclamações dos concorrentes preteridos, terá alegadamente prestado serviços à ERC.Azeredo Lopes, presidente do órgão regulador, confirmou ao DN a existência de "reclamações sobre os resultados do concurso, que ainda não está terminado". O presidente da ERC adianta que "um dos concorrentes expressou essa dúvida e foi prontamente contestado porque tal não corresponde à verdade". De acordo com Azeredo Lopes, a ERC "consultou diversos produtores de software para automação de rádios, entre os quais a subsidiária da RCI com o intuito de desenvolver uma ferramenta informática própria para contabilizar as horas de música portuguesa passadas pelas rádios de acordo com a lei". A subsidiária "colocou de forma abusiva e menos clara a indicação, no seu sítio da Internet, de que estaria a trabalhar com a ERC. Um dos concorrentes denunciou essa situação e a ERC enviou de imediato uma missiva onde solicitava a retirada dessa indicação, o que veio a acontecer", explica."A base fundamental para a tomada de decisão sobre o concurso foi um estudo externo que acompanha a decisão, precisamente para demonstrar que a escolha foi feita com a maior das imparcialidades", sustenta o presidente da ERC.O concurso de Seia foi lançado em conjunto com as frequências destinadas aos concelhos de Almodôvar e Chaves, para o qual foram recebidas cinco candidaturas por concelho. Em Seia, o RCI apresentou um projecto com música portuguesa e que prevê a contratação de dois jornalistas e dois animadores. Este concorrente ficou colocado em primeiro lugar. Todos os outros concorrentes recorreram da decisão. Elísio Oliveira, vice-presidente da ERC com a tutela da rádio, acredita que "no início de 2008 o processo estará concluído e o concelho de Seia disporá de novo de uma rádio local".26/11/2007
O que fez pelo interior o Sr. Presidente da República quando foi 1.º ministro?
Há discursos que são só apenas e apenas só de ocasião.28.12.2005 - 17h00 Lusa
O candidato presidencial Manuel Alegre defendeu hoje, em Castelo Branco, que os fundos comunitários devem ser "bem repartidos" e aplicados no combate à desertificação do interior, criticando Cavaco Silva e Mário Soares pelo "desperdício" de dinheiros europeus."É preciso que [os fundos comunitários] sejam bem repartidos e sirvam de facto o progresso do interior", disse Manuel Alegre, ao discursar perante simpatizantes na inauguração da sua sede de campanha em Castelo Branco."O Presidente da República, como comandante supremo das Forças Armadas, cabe-lhe a defesa do território. Mas não temos inimigos, defender o território é lutar pelo desenvolvimento do país", afirmou.Frisando esperar que os dinheiros comunitários sejam aplicados "no combate à desertificação do interior", Alegre aludiu aos 23 mil milhões de euros conseguidos por Portugal para o período 2007-2013, "500 milhões de euros por ano para o desenvolvimento rural e 600 milhões para a agricultura"."Em dez anos de Cavaco Silva como primeiro-ministro e Mário Soares como Presidente da República, houve grande desperdício de fundos comunitários. Houve fortunas fáceis. Muito betão, mas pouca qualificação e isso não pode voltar a se repetir", avisou.Considerando a desertificação do interior como "um dos mais graves problemas do país", Alegre afirmou esperar que "aqueles que governam e são daqui [numa referência ao primeiro-ministro, José Sócrates, com ligações familiares a Castelo Branco] saibam agora distribuir equitativamente os fundos comunitários".
24/11/2007
Despovoamento do interior preocupa o Presidente da República
23/11/2007
Rádio de Seia "está perra"
Rádio de Seia: Aumentam contestações à decisão da ERCA decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que classificou em primeiro lugar a candidatura da Raimundo Comunicações Independentes - Rádios e Jornais, Lda (empresa que gere o RCI em Viseu), no concurso público para a atribuição do alvará de uma rádio em Seia, foi contestada por mais dois concorrentes, que se juntam ao recurso apresentado pela ACDI - Associação Cultural de Difusão de Informação do Concelho de Seia, classificado em segundo lugar.Um dos candidatos - a Efeito Surpresa, que foi excluída da graduação por, segundo a ERC, não reunir os requisitos necessários para obter a sua aprovação, exige a “anulação do concurso”, caso a ERC não permita que continue a “disputar o concurso”, uma vez que a própria Anacom, no seu parecer, diz que o “problema é de fácil resolução”.A EFM - Estrela FM, Unipessoal, Lda, candidata classificada em quarto lugar, vai mais longe e solicita “em nome da transparência e do bom-nome das partes envolvidas neste processo” que a avaliação global efectuada pela Change Partners (empresa que analisou as candidaturas) seja “considerada nula” e que seja “nomeada uma comissão arbitral” ou contratadas três empresas que procedam a uma nova avaliação.Os dois concorrentes pedem que a ERC mande averiguar se a Change Partners (empresa contratada pela entidade reguladora para analisar os projectos ligados à radiodifusão), seu funcionários e accionistas, ou os membros da Comissão de Análise de Candidaturas na ERC “se encontram abrangidos por algum dos impedimentos previstos no artigo 44º do Código de Procedimento Administrativo”.“Exigimos que a ERC mande averiguar se alguma empresa concorrente ou grupo empresarial com sócios em comum, mantém relações comerciais com a Change Partners ou se alguma dessas entidades é fornecedora da ERC”, afirma a Efeito Surpresa no texto da contestação. Em causa a ABSS/Digital FM, empresa pertencente ao grupo que gere o RCI e que produz e comercializa sistemas de automação para rádios.Os dois concorrentes consideram que a candidatura da Raimundo Comunicações foi favorecida na apreciação. A EFM - Estrela FM afirma mesmo que “existiu uma clara tendência para realçar (exageradamente) os aspectos positivos da candidata Raimundo Comunicações e esquecer (sempre) os lados negativos”, apontando um conjunto de exemplos que sustentam a acusação. A candidata vai mais longe e faz uma análise comparativa, ponto por ponto, das duas candidaturas, acentuando o desconhecimento do concorrente classificado em primeiro lugar em relação à região de Seia, contrariamente ao que afirma a ERC, e questiona o plano de viabilidade económica apresentado.
in - Jornal do Centro, ed. 297, 23 de Novembro de 2007
Referências ao centenário de António Nobre
Jornal Comarca de Arganil
http://acidademaisalta.blogs.sapo.pt/
http://www.casapovovide.org
http://www.kaminhos.com/artigo.asp?id_artigo=7453&id_seccao=1
http://www.asbeiras.pt/?area=guarda&numero=52149&ed=19112007
Jornal Santa Marinha
Jornal Nova Guarda
http://www.correiodabeiraserra.com
http://portadaestrela.com
http://radioboanova.com
21/11/2007
Provavelmente o casal mais idoso do País
Comemoração CentenáriaÁ época vivia-se a Monarquia em Portugal.
Reinava o último Rei de Portugal, D. Manuel II “O Patriota” que reinou pouco mais de dois anos tendo sido destronado pelo triunfo da revolução republicana de cinco de Outubro de 1910. Com apenas 2 anos de idade, António Santos Nobre, de um regime Monárquico passava agora a viver num regime Republicano. O primeiro presidente da República foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga. Desde muito pequeno, roçava mato e guardava gado para ajudar os pais. Teve 3 irmãos e 2 irmãs. Já nenhum é vivo. Frequentou 3 escolas primárias. Escola de Vide, Gondufo e por último a Escola da Barriosa da qual guarda boas recordações da sua Professora Maria José Barreiras. Com apenas 7 anos de idade já ouvia falar na I.ª Grande Guerra Mundial (1914-1918), mas isso “era coisa que não o assustava”.Não foi à tropa. Na altura na Barriosa no ano dele estavam destacados 13 rapazes, ele ficou livre. Sempre trabalhou na agricultura na terra de onde nunca saiu, a Barriosa. Casou com 29 anos em 1936, 3 anos antes de eclodir a II.ª Grande Guerra (1939-1945). Conheceu a sua “mais que tudo” na Barriosa. São primos em 2.º grau. Do casamento resultaram 4 filhos, sendo que um faleceu com apenas 17 dias. Fala com enorme gratidão e emoção dos seus filhos José, António e da filha Fátima. Questionado sobre qual o segredo para tamanha longevidade, responde com um simples: “Deus é que manda”. É um homem que nunca fumou nem nunca teve o hábito de beber. Hoje, passa os dias sentado á soleira da porta detrás de sua casa, já que, “não sente forças para sair de casa”.
Os seus hábitos diários começam bem cedo. Levanta-se pelas 8 horas da manhã, prepara uma “malga” de café com leite e “mete-lhe 2 ou 3 pães para dentro” ficando “quase bem” para todo o dia. Ao meio-dia não lhe apetece comer quase nada. Á tarde toma um copo de leite e come uns “bolitos”. Á noite não passa sem comer a sua sopinha. Chegadas as 19 horas é hora de se deitar. Não “perde tempo” a ver televisão. Fala da Barriosa com grande amor. Sempre gostou da Barriosa e das pessoas que cá viveram e vivem. Antigamente havia na Barriosa muita gente a viver. Muitas pessoas começaram a sair para a Argentina à procura de melhor vida mas ele sempre ficou na sua terra. “Hoje não há cá ninguém, as casas estão todas fechadas”. Gosta das pessoas da Casa do Povo de Vide que vão a sua casa todos os dias “olhar” por ele e pela sua mulher. Agora, diz que está tudo feito, não pode fazer nada nem há quem faça nada. Quanto à sua “mais que tudo” diz que não se podem ver um sem o outro e que toda a vida se trataram bem. “Só o Céu os separará”. Deixa um conselho a quem ler estas linhas: “Se for para tratarem mal as vossas mulheres mais vale não se casarem”.
O blogue feito pelos seus leitores
Venho por este meio e em nome da Associação Equestre "Entre Amigos" enviar o cartaz de um baile que está a ser organizado pela mesma e oferecido pelo grupo Alta Frequência, com o fim de arranjar um tecto para podermos dar aulas de hipoterapia às pessoas com deficiências.
Agradeçendo desde já o vosso apoio e pedindo que divulguem este baile na vossa página e compareçam neste baile trazendo um amigo convosco.
Cumprimentos
Mónica Monteiro
19/11/2007
LIMPEZA SUBAQUÁTICA NA LAGOA COMPRIDA
Nos passados dias 17 e 18 de Novembro foi feita uma acção de limpeza na Serra da Estrela, mais propriamente na Lagoa Comprida. A diferença desta acção de limpeza foi ser feita num meio pouco usual.
Foi subaquatica. Um grupo de 9 mergulhadores liderados por Francisco Borges e Fernando Cardoso com o apoio da MERGULHOCEANO e CASAS da RIBEIRA, efectuou dois mergulhos com a duração total de cinquenta minutos á profundidade de 15.40m, com excelente visibilidade, cerca de 5m. onde alem de serem acompanhados de varias trutas curiosas conseguiram uma recolha de lixo de aproximadamente 6 kg. entre garrafas, latas e sacos de plastico. 
15/11/2007
Túneis na serra da Estrela. Porque não um referendo regional?
Como se sabe, chegada a altura de Inverno, a região da Serra da Estrela é normalmente visitada/invadida por milhares de turistas. Com essa afluencia de turistas e claro de automóveis, as acessibilidades deficitárias que ligam Seia-Torre-Covilhã e vice-versa, dificultam o normal fluxo do trânsito. Esta situação torna-se mais insuportável quando a Serra está coberta de neve. Aos fins-de-semana principalmente, os milhares de automóveis e centenas de autocarros chegam "a pontos" de pararem o trânsito em determinados locais da Serra, dificultando a normal circulação. O Governo apresentou 3 soluções para resolver este problema, sendo que uma dessas soluções contempla a construção de túneis a rasgar a Serra da Estrela. Esta questão tem dividido os autarcas, mas é a solução defendida pelo Governo por causar menos danos ambientais. Por um lado, o Edil de Manteigas defende "os túneis para ligar os distritos de Castelo Branco, Viseu e Guarda e desencravar o desenvolvimento da região". Por outro, o Presidente da Câmara de Seia discorda dessa solução considerando-a como uma hipótese que "só serve para nos distrair e para continuar a adiar o problema". As propostas do Governo incluem a construção dos itinerários complementares IC6, IC7 e IC37, vias que permitem ligar Coimbra à Covilhã, o atravessamento da serra por Oliveira do Hospital até Celorico da Beira e a ligação Viseu a Seia. A ligação entre a Covilhã e Seia passaria, assim, a ser feita através de túnel. Para o Presidente da Associação dos Amigos da Serra da Estrela, esta solução do túnel é apontada como a "única capaz de eliminar a ligação pela Torre e os inevitáveis engarrafamentos e beneficiar as populações da serra". Apesar da discórdia quanto à forma, os autarcas estão unidos em torno das acessibilidades à serra que todos os anos originam grandes engarrafamentos no Inverno, especialmente aos fins-de-semana e feriados. Com este post pretendo criar aqui um espaço de discussão de ideias, se possivel baseadas em mais conhecimentos cientificos e menos conhecimentos ou interesses politicos sobre esta matéria, como forma de contribuirmos em conjunto para o esclarecimento destas soluções. A par desta discussão de ideias e porque concerteza não vai haver nenhum referendo regional sobre esta matéria, coloquei um questionário na barra de links com o objectivo de cada um poder votar naquela opção que considera mais vantajosa para a região da Serra da Estrela e para o seu desenvolvimento.Ainda o Cine´Eco
Ainda o Cine´Eco
Leitura a não perder em:
http://lauroantonioapresenta.blogspot.com/2007/11/relatrio-pessoal-i.html
Campanha de sensibilização anti-pirataria decorre com a ajuda de «Ratatui»
14/11/2007
O blogue feito pelos seus leitores
Infelizmente os casos de "atentados" na Serra da Estrela, nao param de acontecer. Desta vez aconteceu na zona onde nos ultimos tempos mais "atentados" foram cometidos, o Covão d'Ametade.
Veja o seguinte link (http://www.estrelanoseumelhor.blogspot.com) e constate com os seus próprios olhos o que aconteceu ali desta vez...
Depois dêem a vossa opinião, com vista a contribuir para uma tentativa de "mudar algo" na Serra da Estrela.
Cumprimentos
Cova Juliana
Mário Patrão (Seia). Campeão Nacional de Todo o Terreno TT2
MÁRIO PATRÃO TERMINA ÉPOCA 2007 A VENCER.Câmara de Seia adquire casas degradadas para futura Galeria de Arte
Seia - Noticias do CISE
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai organizar, de 20 a 24 de Novembro, em parceria com a Ciência Viva, a Semana da Ciência e da Tecnologia.
Laboratório de Natureza
Sala de Natureza
Centro de Documentação
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai criar uma horta pedagógica utilizando métodos amigos do ambiente, na qual poderão participar jovens e seus familiares. Esta tarefa poderá desenvolver-se no Centro de Documentação do CISE, onde existe literatura apropriada. Os trabalhos práticos decorrerão nos terrenos da quinta. Com esta actividade, o CISE pretende dar a conhecer a importância da agricultura biológica, exemplificar práticas associadas a este modo de cultivo e alertar para a relevância dos produtos naturais na alimentação saudável e equilibrada.
A horta pedagógica decorrerá no CISE nas seguintes datas e horário:
17 Nov. – 10:30h – Apresentação da actividade, do espaço de trabalho e das ferramentas a utilizar;
24 Nov. – 10:30h – Pesquisa bibliográfica;
1 Dez. – 10:30h – Preparação da horta, sementeira/plantação;
15 Dez. – 10:30h – Observação do progresso da sementeira/plantação.
Para se inscrever deverá contactar o CISE pelo número de telefone 238 320 300 ou através do E-mail: cise@cm-seia.pt.
13/11/2007
Energy Bus em Seia de 17 a 20 de Novembro
O autocarro temático sobre energia e eficiência energética, Energy Bus, vai estar em Seia de 17 a 20 de Novembro. O Energy Bus ficará estacionado no largo da Câmara e poderá ser visitado entre as 10h e as 19h. Trata-se de um autocarro que a EDP lançou em Outubro e que percorrerá todo o país até ao final de 2008. Promover o uso mais sustentável da energia e fornecer aconselhamento qualificado à população portuguesa são os objectivos desta iniciativa.O Energy Bus permite aprender mais sobre a energia, em particular sobre a energia eléctrica, com conteúdos dirigidos ao público em geral e percursos e experiências especificamente dirigidos às escolas. São abordados temas como: formas de energia, energias renováveis e convencionais ou fósseis, cadeia energética, impactes da produção e utilização da energia no ambiente, eficiência e poupança energética, entre outros. Dentro do autocarro é possível visualizar o funcionamento de painéis fotovoltaicos, as pilhas de hidrogénio, espreitar para a casa do “futuro”, comparar o consumo de diferentes lâmpadas e o efeito do isolamento térmico dos vidros, localizar os centros de produção de energia eléctrica em Portugal, etc. Permite ainda ao visitante calcular e identificar o seu consumo de electricidade e o custo da utilização de vários equipamentos, bem como calcular as emissões de CO2 para a atmosfera, associadas a essa utilização. Aos visitantes é-lhes proporcionada uma viagem diferente e interactiva que certamente os incentivarão a adoptarem comportamentos mais eficientes e amigos do ambiente. 12/11/2007
O blogue feito pelos seus leitores
Foto - 1
Foto - 311/11/2007
Que "beicinhos" tão lindos os do Bimbo e os do Paulo Bento
Braga - 3 Sporting - 0
Amadora - 2 Porto - 2
Obrigado ao Braga e um ainda mais especial ao Amadora
* O Benfica não perde para o campeonato há 1 ano
10/11/2007
Aquecimento Global
08/11/2007
A imprensa está a dar cada vez mais destaque ás práticas ambientais
na imagem - Noticia no Jornal Nova Guarda
Na Imagem - Noticia no Jornal St.ª Marinha (Seia)
07/11/2007
UBICINEMA 2007
Realiza-se de 13 a 15 de Novembro na Cinubiteca da Universidade da Beira Interior (UBI). Este festival de curtas tem a particularidade dos alunos do curso de cinema exibirem este ano 12 curtas-metragens que são também os trabalhos de final de curso. Durante a mostra será exibido também o filme “O fabrico do queijo da Serra da Estrela”, de Cátia Brito, seleccionado para a mostra extra-concurso do Cine' Eco 2007 – 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, em Seia. Durante o festival vão ser exibidas películas que já passaram por mostras e festivais nacionais e internacionais. Da ficção ao documentário, passando pelo cinema experimental, a 1ª Mostra de Curtas-metragens dos Finalistas do Curso de Cinema da UBI (UBICINEMA 2007) vai permitir também conversas com os autores dos filmes. Ao longo dos três dias vão ser exibidas curtas-metragens, sempre às 21h30, já com percursos relevantes no que se refere à sua selecção para mostras e festivais nacionais e internacionais. É o caso das curtas “Receita do Sossego” (exibida no Motel X Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa), “Indiferente” (competição oficial no IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem, Fundão, no 28th International Cinematographers’ Film Festival “MANAKI BROTHERS”, Bitola-Macedónia”, no 5th Zagreb Film Festival, Zagreb-Croácia, no 7th Kara Film Festival – The Karachi International Film Festival, Karachi-Paquistão, no 28º Fantataporto, Porto) e “O Pesadelo” (mostra no Festival de Cinema de Animação Digital de Beja – Animatu).FILME PREMIADO. Mas nem só das curtas-metragens de fim de curso se faz o cinema dos estudantes da UBI. Assim, no dia 15 de Novembro, pelas 21 horas, na Cinubiteca será exibido o filme “Lazarus”, de Filipe Carvalho, que obteve o primeiro prémio no Village X press - uma competição internacional de curtas-metragens para alunos universitários ou de escolas profissionais, que decorreu em Lisboa, no Cinema São Jorge, de 19 a 22 de Junho, com 44 filmes a concurso. A exibição vai contar com a presença do director do Village X press, que fará a entrega do respectivo prémio. O blogue feito pelos seus leitores
Ora boas.Em Janeiro de 2007 foi divulgado no blog Estrela no seu Melhor (www.estrelanoseumelhor.blogspot.com) que corriam esgotos a céu aberto na zona da Torre, ponto mais alto de Portugal Continental, Parque Natural da Serra da Estrela. Quase um ano depois, a realidade não é muito diferente, conforme se pode constatar neste post do referido blog http://estrelanoseumelhor.blogspot.com/2007/11/esgotos-na-serra-da-estrela-os-da-torre.html . Os esgotos a céu aberto, que correm encosta abaixo na Serra da Estrela continuam! Creio que importa divulgar pelo maior número de pessoas a vergonha que se está passar na Serra da Estrela.
Cumprimentos
06/11/2007
BlogWorld & New Media Expo
BlogWorld & New Media Expo05/11/2007
The 11th hour
O blogue feito pelos seus leitores
enviado por: adrianosilva@cm-porto.ptO blogue feito pelos seus leitores
A oportunidade de fazer esta exposição surgiu no Sábado à hora de almoço.Domingo ao final da noite estava montada. Por essa razão não existiu tempopara a preparação de uma inauguração mais formal. Mas o convite para avisitarem aqui fica. A exposição estará patente até 30 de Novembro no Kappuccino (Avenida Menéres400, Matosinhos), entre as 10:00 e as 23:00 horas. Um fotógrafo é alguem que da realidade retira parcelas, compondo e criandocom essa matéria prima. Desses fragmentos da realidade fiz eu esta mostra.Espero que seja do vosso agrado.03/11/2007
Mocho Galego devolvido à natureza
No passado sábado dia 3 de Novembro na Quinta do Chão da Vinha sita na localidade de Carragosela, Seia, o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) procedeu à libertação de um Mocho-galego que anteriormente foi entregue e tratado nas instalações do CERVAS/Parque Natural da Serra da Estrela em Gouveia. Sendo uma ave eminentemente nocturna, até à hora em que caísse a noite, as dezenas de visitantes que aguardavam pela hora da libertação do animal, puderam visitar as instalações da Quinta do Chão da Vinha, Turismo em espaço rural sito na Freguesia de Carragosela, Concelho de Seia, pertencente ao Grupo “Casa Matias”.
Neste espaço foi feita uma apresentação em vídeo pelos biólogos do ICN sobre as características do Mocho-Galego, bem como foi feita uma breve resenha sobre o funcionamento do CERVAS e sobre os animais que se encontram a ser recuperados actualmente, com destaque para os abutres e para as “ginetas”. De seguida o Director Geral do Grupo “Casa Matias”, Eng.º José Matias, apresentou um breve historial dos projectos até aqui desenvolvidos não só através dos “Queijos Casa Matias” como através da criação de espaços em Turismo Rural na região da Serra da Estrela, projectos esses que têm contribuído também para a empregabilidade nesta região, sendo que, actualmente o Grupo emprega cerca de 130 trabalhadores. No seguimento da apresentação, foi anunciado em primeira mão a todos os presentes que sendo a defesa do ambiente e a promoção de práticas ambientais questões que cada vez mais nos devem preocupar, o Grupo “Casa Matias” vai direccionar algumas ajudas a Centros de Ecologia e recuperação de animais, prometendo desde já apoiar o CERVAS. No exterior do espaço coube à empresa Agarraventura (animação e desportos radicais) através de uma parede de escalada e de um enorme insuflável a animação das muitas crianças e jovens que ali se encontravam para ver a libertação do Mocho-Galego que acabou por se efectuar pelas 17h30 para alegria de todos os presentes.
O mocho-galego é uma ave de rapina nocturna de pequena dimensão. O seu peso varia entre os 120 e os 200 gramas. É uma espécie sedentária parcialmente activa durante o dia, sendo uma das aves de rapina que, pode ser observada em campo aberto. Pequeno, de olhos de um amarelo intenso, é facilmente identificável pelo seu movimento repetitivo de cabeça, quando assustado. É frequente encontrá-lo pousado em postes ou cabos de electricidade, durante a sua constante vigia em busca de alimento. Alimenta-se maioritariamente de coleópteros e outros insectos, podendo também capturar roedores. O período de incubação é de 28 dias e a postura é normalmente de 3-5 ovos. O primeiro voo das crias é aos 25-30 dias. Nas suas horas de repouso, é extremamente meticuloso na escolha do local. Utiliza para refúgio ou nidificação buracos em troncos de árvore, pedras no solo ou mesmo edifícios. Em locais mais expostos aproveita a cor da plumagem, recorrendo a um mimetismo defensivo, passando perfeitamente despercebido a possíveis predadores. Entre as principais ameaças para esta ave estão a utilização de pesticidas, a captura ilegal e o atropelamento.
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias cientificas. O CERVAS é um centro coordenado pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Deverá entrar em contacto de imediato com:
SEPNA: Tel: 217503080
02/11/2007
O blogue feito pelos seus leitores



Fotos - Paulo Cardoso
01/11/2007
Os Japoneses matam os golfinhos à vista de toda a gente
Blog em palco
Natasha Marjanovic
Nasce em Jajce, Bosnia Herzegovina, em 1970.Forma-se na Escola Superior de Teatro de Belgrado.Cria uma Companhia de Teatro para crianças em Belgrado.Escreve, encena e apresenta um reportório que, desde 2001 leva à cena em Escolas e Salas de Teatro em Portugal. Desde 2002 desenvolve junto de escolas,jardins de infância e associações sem fins lucrativos,aulas de teatro para crianças, onde trabalha regularmente. Com Vento Leste apresenta-se em Portugal e no estrangeiro com a nave do tempo desde 2005.
31/10/2007
perdiz-vermelha (Alectoris rufa)
A perdiz é uma ave terrestre de aspecto arredondado. O cimo da cabeça é cinzento com uma faixa branca comprida que passa por cima dos olhos e listra ocular que se estende pelo pescoço até à barra peitoral malhada, envolvendo o mento e a garganta. Tem os pés e bico vermelho. A garganta, de cor creme, tem uma faixa branca marginada de preto. Espécie gregária, podendo também ser avistada em grandes bandos, especialmente no fim do Inverno, bandos esses que são desfeitos no início do período reprodutivo. Pode ser encontrada em quase todas as regiões do nosso país, preferindo zonas mais abertas com parcelas de culturas agrícolas e outras de mato mais denso, em que existam pontos de água durante o período mais quente do ano. Alimenta-se preferencialmente de sementes e rebentos de plantas bravias e agrícolas, consumindo também insectos (componente principal da alimentação dos perdigotos), moluscos e outros invertebrados."










