03/03/2006

Consideram importante para o desenvolvimento do concelho, o renascer da radio beira alta?

Estive recentemente num congresso sobre "A importância de uma radio na comunidade" realizado em Vila Nova de Gaia. Sendo um tema que me interessa particularmente não pude deixar de e enquanto ouvia os oradores, reflectir sobre a perda que Seia teve aqui há uns anos da Radio Beira Alta e o que representou na comunidade que já estava habituada à sua radio e de um momento para o outro, puffff!!!foi ao ar. Das considerações gerais retirei algumas em particular as quais partilho aqui convosco.
FRASES SOLTAS
1 - "Um dos principais objectivos das radios é promover a cidadania, o entretenimento e a educação, com uma programação plural em que todos têm o direito de falar."
2 - "A rádio é feita por vocês e para vocês. Ela tem o papel fundamental de falar sobre as questões da comunidade, de resgatar a cultura da região e, principalmente, de dar espaço e voz a todos."
3 - "A publicidade pode ser conseguida através dos comerciantes, projectos sociais ou até mesmo de festas e sorteios. Podem promover-se formações financiadas que entre outros, oferecem estágios e cursos de produção, locução, operador de áudio, sonoplastia e radiojornalismo. Os cursos a promover uma vez que são financiados, podem ser gratuitos para alguns alunos, selecionados em entrevistas.
4 - "É preciso ser ousado e acreditar que são capazes de fazer."
A segunda parte desta formação/congresso realiza-se em Abril em Lisboa. Era importante que quem é do concelho de Seia pudesse aqui deixar algumas considerações sobre este tema e se vale a pena Seia voltar a ter a sua rádio.É muito importante a vossa opinião.

1 comentário:

Águas da Vida News disse...

Muito triste quando morre uma radio, pior ainda se o motivo sao politicos sociais, mas acredito que um povo unido modifica toda uma historia, mesmo essa sendo escrita. Estive observando que o "Aguas da vida" tem um link na coluna dos blogs que voce ler, amanha quando eu atualizar o "Aguas da vida" colocarei um link direcionando para o seu blog com maior prazer.
Muito obrigada pelo seu carinho.
Big Kiss