03/03/2006

Aí está uma boa noticia para o fim de semana

Co-incineração: primeiros testes em Souselas e Outão avançam dentro de 3 a 6 meses
O ministro do Ambiente, Nunes Correia, anunciou esta sexta-feira que os primeiros testes de co-incineração de resíduos industriais perigosos vão começar dentro de três a seis meses nas cimenteiras de Souselas, Coimbra, e Outão, Setúbal. A co-incineração naqueles dois locais entrará em «velocidade de cruzeiro dentro de um ano», disse Nunes Correia, em conferência de imprensa, no Porto. O ministro salientou que serão co-incinerados apenas 10 a 20% dos resíduos industriais perigosos, sendo os restantes tratados nos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos (Cirver).

1 comentário:

J.V. disse...

Olá amigo luís...

Parabéns pelo blog e pelos temas pertinentes desenvolvidos.
Se me permite um comentário aos posts da co-incineração...

Com o brilhante contributo de tão ofuscante Oposição será possível algum dia governar este país?
Senão vejamos: para Marques Mendes, a decisão anunciada sexta-feira pelo governo constitui também "um exemplo típico de como não se deve fazer politica".

Marques Mendes diz que “opção do governo sobre a Co-incineração é um erro”.
“A ideia de que os 10 a 15 por cento de resíduos remanescentes - que não podem ser tratados nos CIRVER - podem ser resolvidos pela co-incineração é errada", garantiu o dirigente social-democrata. (então em que ficamos?)

"De acordo com os estudos técnicos que conheço, esses resíduos não podem ser tratados através da co-incineração", acrescentou, assegurando que o problema não está nos locais escolhidos, "mas na solução, que é errada". (que solução então?)

“Aquilo que o governo devia ter feito do ponto de vista nacional era manter e concretizar em pleno a solução que vinha do governo anterior, sem teimosias e sem caprichos", disse. (e que solução era?)

"Ao querer fazer uma alteração, o governo abriu uma nova guerra, uma nova polémica, não resolve o problema, e ainda por cima vai ter de recuar daqui a alguns meses", concluiu o dirigente social-democrata. (saída demagógica?)

Que solução Marques Mendes propõe para estes 10 a 15 por cento de resíduos remanescentes os chamados resíduos industriais perigosos (RIP)? Se a solução co-incineração é errada o que deve ser feito? Alguém saberá dizer o quererá dizer o pequeno líder da oposição?


Digo eu: há muitos relatórios que tentam comprovar o quanto esta ideia de co-incineração pode ser, até, estúpida, principalmente quando o mundo luta contra a emissão de poluentes na atmosfera… Agora vem a pergunta!... Que solução? O que fazer com estes resíduos industriais perigosos (RIP) que continuam a contaminar-nos diariamente até mais não podermos?