10/09/2007

Comparações entre Portugal e Espanha - II

Continuando com as comparações entre os dois países, chegou agora a vez de comparar a Serra de Pena de Francia e a Serra da Estrela. Ambas se encontram completamente desarborizadas onde ressaltam à vista largos quilómetros de rochas e onde no Inverno também neva nas duas. Contudo, apesar das semelhanças nestes aspectos entre as duas Serras citadas não pude deixar de reparar que na Serra de Espanha, enquanto subia, encontrei dezenas de cabras montês e veados que por ali foram "lançados" e por ali embelezam aqueles imensos rochedos atraiando turistas que ali se vão entretendo a tirar umas fotografias àqueles animais. Na Serra da Estrela podia fazer-se o mesmo.Outro dos aspectos que não pude deixar de reparar foi a informação sobre os sitios onde nos encontrávamos e outros a visitar na Pena de Francia. Qualquer turista que goste de fazer caminhadas no meio do ambiente encontrava naquelas "casotas" toda a informação com os trilhos a percorrer, bem como os locais onde se podem observar determinadas aves que também ali foram "lançadas" e embelezam aquela Serra. Também os parques de merendas se encontram devidamente "equipados" para quem queira fazer ali uns assados ao ar livre. Conforme se pode ver na imagem as zonas dos grelhados são pequenas casas rusticas que têm lá dentro 4 zonas de assadouros. As casas por si já são bonitas e acabam por se inserir num ambiente agradável mas acabam também por ser bastante úteis nomeadamente por terem telhado o que, mesmo se o tempo não estiver bom, não é por isso que não se pode ali deixar de fazer os nossos grelhados.Pergunto porque é que a Serra da Estrela também não investe neste género de exemplos que vos acabei de dar? Seriam com toda a certeza uma mais valia para a Serra e para a região.

5 comentários:

O Micróbio II disse...

Exemplos de Espanha? Vai esperando, a nossa mentalidade ainda continua agarrada ao velho ditado: "De Espanha, nem bom vento nem bom casamento"!!

ljma disse...

É capaz de ser difícil que reintroduções de espécies como essas venham a dar resultado na Serra da Estrela. É que, apesar de ser uma área protegida, há várias zonas de caça no seu interior (já para não falar do furtivismo); apesar de ser uma área protegida, há inúmeras estradas asfaltadas a atravessá-la e defende-se a construção de mais ainda; apesar de ser uma área protegida constroem-se condomínios nas Penhas da Saúde, amplia-se a estância de esqui, planeiam-se teleféricos, hotéis e restaurantes na Torre, spas nos Piornos, barragens na ribeira das Cortes e tanta, tanta coisa...
O problema é que, apesar de todos se nomearem, na generalidade, "amigos do ambiente", muitos (quase todos os que poderiam fazer alguma diferença) esquecem as gerais amizades que proclamaram sempre que se discutem projectos concretos que constituem graves agressões ao ambiente.

LS disse...

ljma também na Pena de Francia as estradas são asfaltadas e estes animais lá andam na "deles". Nós é que temos de abrandar até eles sairem da estrada. Estas fotos tirei-as eu na semana passada e pude atestar isso mesmo. Já relativamente ao furtivismo isso tenho de concordar, pois concerteza haveria por aí muitos que as lá iam roubar ou mesmo matar.

ljma disse...

Estradas nacionais que atravessam a Peña de Francia como a que passa pelo cume da nossa serra? Como a estrada de S. Bento?
Já há alguns anos que não passo pela Peña de Francia, mas não é essa a memória que tenho...

Mas onde eu queria mesmo chegar é que quanto mais artificializarmos a Serra (com as "indispensáveis" estradas, hotéis, estância de esqui, iluminações nocturnas de "miniciadades de montanha", etc), menos espaço e condições deixaremos à vida selvagem. E que portanto, quem diz que defende um ambiente protegido não deveria apoiar os projectos de artificialização da Serra.

E a quem é que me refiro? Essencialmente aos poderes da Serra: muitos autarcas, RTSE, Turistrela, PNSE (às vezes), AIBTSE. É claro que também nós, "reles" cidadãos, caímos por vezes na admiração bacoca da betonização. O resultado está à vista. Aliás, já está à vista de muita gente. Veja-se o artigo que o "Estrela no seu melhor" dedica às páginas do guia do Lonely Planet sobre a Serra da Estrela...

Um abraço da encosta sudeste!

LS disse...

ljma realmente estradas como a de S. Bento não há na Pena de Francia.