03/09/2007

Professores a mais, Médicos a menos

A cada ano que passa há-de haver infelizmente cada vez mais professores desempregados.
Esta situação não acontece por acaso. Num país onde se fecham escolas umas atrás das outras todos os anos porque não há alunos em numero suficiente para as manterem abertas, é lógico que, se não os há também não se podem deslocar para lá professores. Esta situação há-de piorar pela deficitária taxa de natalidade que existe actualmente e segundo alguns estudos sociológicos se vai acentuar na próxima década. O que mais me espanta é que há cada vez mais regiões do país que carecem de médicos, estes não existem em número suficiente para dar resposta às necessidades das populações mas o Governo teima em manter as médias de entrada elevadissimas. Para se resolver estes 2 problemas só há uma solução: aumentem-se as médias de acesso ao ensino superior nos cursos dos professores e baixe-se apenas 1 ponto as médias de entrada para medicina. Com este sistema daqui a alguns anos já conseguiremos repor as clivagens que hoje existem nestes dois sectores importantes da sociedade.

4 comentários:

O Micróbio II disse...

Baixar médias de entrada para cursos de professores???? É preciso é colocar a "0" o número de vagas para esse tipo de cursos. Se temos 40.000 professores a mais porque razão continuar a apostar neles? Quanto às médias elevadas sou a favor delas... não deixa de ser um carimbo de "qualidade" num determinado curso de uma determinada universidade. No meu tempo era assim, agora, como o conceito da qualidade mudou, já não digo nada!

LS disse...

estás a dizer que é necessário acabar com os cursos dos professores???Também pergunto, porque razão um aluno que tem uma média de 17 valores não pode ir para medicina porque a média é 18? Deve defender-se o carimbo da qualidade não só em medicina como em todas as áreas profissionais, mas para mim um aluno com 17 não deixa de ter tanta qualidade omo um aluno que tem 18, por vezes é uma questão de uns valorzitos amenos numa determinada prova ao longo do ano, e isso, por si só é o que basta para não ter o tão aclamado 18. A continuarmos assim qualquer não há médicos para tantos doentes.

LS disse...

A continuarmos assim qualquer dia não há médicos para tantos doentes.

O Micróbio II disse...

Luís, ainda não reparaste que o problema não tem a ver com médias... mas sim com o número de vagas! Os dados falam por si... Vai às faculdades de medicina deste país e vê lá se não preencheram o número de vagas nos últimos anos. São precisos mais médicos, pois aumentem as vagas mas não baixem as médias. Quanto aos professores, os números falam por si... se quiseres aumentar o número de professores no desemprego, continua a fomentar a abertura de cursos pedagógicos.