15/09/2007

Presidente da República inaugurou Unidade de Cuidados Continuados em Tábua

Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva deslocou-se hoje a Tábua para inaugurar oficialmente a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia daquela localidade.
Eram cerca das 12 horas quando uma multidão recebeu com enorme ovação a maior figura do Estado. Seguiu-se o Hino Nacional e a visita às instalações só para convidados e jornalistas devidamente credenciados.

A nova unidade de cuidados continuados tem capacidade para 72 camas, a unidade de saúde está preparada para disponibilizar cuidados de média e longa duração. Para já, está previsto um acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro para 26 camas sendo que o provedor revelou que existe já um acordo com a ARS do Centro, no sentido de serem concedidos apoios para a utilização de 26 camas da instituição. Mas estes acordos “são naturalmente insuficientes, uma vez que estamos a falar de uma percentagem abaixo dos cinquenta por cento”. Ferreira Marques afirmou ainda que a instituição vai tentar aumentar este valor.“Temos que trabalhar para preencher aquele vazio e rentabilizar o equipamento de investimento privado da Santa Casa da Misericórdia, que tem que ser pago às instituições bancárias que apostaram em nós”, esclareceu.

Para o Provedor, este novo hospital de cuidados continuados “é um salto qualitativo importantíssimo na prestação de cuidados às pessoas idosas ou dependentes, para quem se destina a rede de cuidados continuados”, disse o presidente daquela entidade, João Pimentel. A infra-estrutura, com dez mil metros quadrados de área, além de 72 camas, dispõe de fisioterapia e reabilitação, com ginásio, SPA e piscina. A remodelação total do antigo edifício custou cerca de quatro milhões de euros, tendo sido comparticipado em 500 mil euros pelo programa comunitário Saúde XXI. A construção transformou por completo todo o edifício, ficando apenas as paredes exteriores com a mesma traça do antigo Hospital de Tábua.

Terminados os discursos oficiais proferidos pelo Provedor da Misericórdia, seguido do Presidente da Câmara e findados pelo Sr. Presidente da República, seguiu-se um almoço ao ar livre para toda a população, sendo que durante toda a tarde, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas daquela região tiveram a seu cargo a animação.

Apesar da inauguração da Unidade de Cuidados Continuados ter sido a nota dominante no discurso do Sr. Presidente da República, Cavaco Silva aproveitou a oportunidade para entre outras declarações voltar a reafirmar que "com o melhoramento dos cuidados de saúde a nossa população tem hoje níveis de longevidade bastante maiores o que é bom, no entanto não deixou de lembrar que é necessário apostar também em politicas de natalidade para evitar que daqui a 50 anos sejamos apenas 7 milhões de habitantes, conforme há estudos que o referem".

À margem da inauguração desta Unidade, o Presidente da República, Cavaco Silva, desvalorizou em Tábua, as críticas ao novo Código de Processo Penal (CPP), que hoje entrou em vigor, afirmando não ter encontrado razões para não o promulgar

Sem comentários: