09/09/2007

Caso Madie. Muita tinta tem corrido

Coloco aqui alguns textos que tenho publicado desde o dia 8 de Abril sobre o desaparecimento da menina Madie. Penso que dá para termos uma noção das "voltas" que o caso deu. Uma coisa é certa, hoje a linha de investigação é bastante diferente do que era há 2 e 3 meses atrás como podem facilmente aperceber-se.

2007/05/08
Madeleine terá sido vista em Nelas?
Pelos vistos a noticia do noticiário das 18h da radio comercial que a menina Madeleine McCann, teria sido vista na companhia de um casal num supermercado em Nelas, é totalmente falsa. A SIC, no jornal das 20h avançou com o desmentido, dizendo que se tratava de um casal holandês que passeava com a sua filha. Recorde-se que a menina de três anos, desapareceu de um aldeamento turístico da Praia da Luz, Lagos, na noite de quinta-feira enquanto os pais jantavam num restaurante nas imediações com amigos e familiares. No quinto dia de buscas estão no terreno cerca de 180 agentes da Polícia Judiciária, 60 militares da GNR e bombeiros e cerca de 20 populares voluntários a investigar o caso. Apesar dos esforços policiais e populares, desconhece-se o paradeiro da criança, que celebra quatro anos no dia 12 de Maio.
Se viu esta menina, contacte 282 405 400
If you saw this girl, contact 00 351 282 405 400

2007/05/09
Madeleine McCann
Neste caso onde imperam tantas dúvidas não posso deixar de considerar porque razão a PJ tem 180 agentes no Algarve, mais os tais especialistas ingleses e a armada toda da GNR que teimam manter-se naquele local? Perante tais factos isto só me faz acreditar que a PJ sabe que a menina está por ali, caso contrário não se justificavam tantos meios na praia da Luz. Eu ainda acredito nas nossas policias...apesar de achar que o retrato robot já deveria ter sido divulgado, esteja feito de frente ou de costas.
2007/05/14
Caso Maddie
Forensic detectives sealed off Casa Liliana in Praia da Luz, where a British man lives with his mother. He was taken to a local police station for questioning.It is understood that they are yet to find anything, although police sources said several items had been taken away for examination.
A PJ tem sob custódia três suspeitos do rapto da pequena Madeleine. O principal suspeito, Robert Murat, é proprietário da casa que tem sido revistada pela polícia ao longo do dia. As buscas de hoje resultaram de uma denúncia de uma jornalista britânica, Gaynor de Jesus, do Sunday Mirror, que estranhou o comportamento demasiado prestável do homem durante os primeiros dias de investigação. De acordo com a repórter, o dono da casa quando se referia às buscas dizia sempre que «já era tarde de mais ou que Madeleine já estaria em Espanha». O jornalista estranhou também o seu envolvimento exagerado no caso: «ele disse-me que tinha mulher e uma filha de quatro de anos e que estava um pouco abalado porque Madeleine lhe fazia lembrar da sua própria filha». Segundo a SkyNews, Murat teve uma brincadeira algo dúbia ao afirmar que se tinha tornado o primeiro suspeito do desaparecimento de Madeleine. Gaynor de Jesus contou que o indivíduo se apresentava como porta-voz da família McCann, o que não correspondia à verdade. «Estranhei que ele não falasse muito da menina, mas sobretudo do que a polícia andava a fazer e do andamento da investigação». A mãe do indivíduo montou há dias uma banca de recolha de depoimentos sobre o desaparecimento da menina de quatro anos, com o argumento de que pretendia recolher testemunhos de pessoas que, por qualquer razão, tivessem medo de contactar com as autoridades.
2007/05/14
2007/05/31
Os pais de Madie terão tido uma atitude de abandono em relação aos filhos?
Segundo a lei da protecção de crianças e jovens em perigo no Diário da República - I série A - na página 6117:2 — Considera-se que a criança ou o jovem está emperigo quando, designadamente, se encontra numa dasseguintes situações:
a) Está abandonada ou vive entregue a si própria;
b) Sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais;
c) Não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
d) É obrigada a actividades ou trabalhos excessivosou inadequados à sua idade, dignidade e situaçãopessoal ou prejudiciais à sua formação oudesenvolvimento;
e) Está sujeita, de forma directa ou indirecta, acomportamentos que afectem gravemente a suasegurança ou o seu equilíbrio emocional;
f) Assume comportamentos ou se entrega a actividadesou consumos que afectem gravementea sua saúde, segurança, formação, educação oudesenvolvimento sem que os pais, o representantelegal ou quem tenha a guarda de factose lhes oponham de modo adequado a removeressa situação.

1-Relativamente ao caso Madie, os pais terão ou não deixado a(s) criança(s) abandonada(s) no quarto do hotel e entregue(s) a si própria(s)?
2 - O comportamento dos pais terá de forma directa ou indirecta afectado gravemente a sua segurança? 3 - Até que ponto os pais de Madie podem ser acusados de negligência à luz da lei de protecção de crianças e jovens em perigo? 4 - Terá sido ou não, uma atitude negligente deixar 2 filhos de 2 anos de idade e uma filha de 4 anos de idade sozinhos num quarto de hotel enquanto tranquilamente jantavam fora da unidade hoteleira? São questões que podem muito bem ser levantadas e debatidas à luz da lei portuguesa.
2007/08/01
Caso Madeleine McCann está cada vez mais estranho
Começo a pensar que tudo isto é uma grande intrujice...
Sabe-se hoje pela imprensa que "Uma empregada de um café na Bélgica garante ser Madeleine McCann a criança que viu no estabelecimento no passado sábado e a quem serviu uma garrafa de leite. A criança estava acompanhada por uma mulher de cerca de 25 anos e por um homem aparentando 40 anos. A empregada e um cliente, um psicólogo infantil, comentaram a semelhança da criança com Madeleine e o comportamento suspeito dos adultos, depois de os três terem abandonado a esplanada de carro, tendo avisado as autoridades de seguida. A descrição do homem que acompanhava a criança já foi divulgada pelas autoridades belgas, que também ficaram com a garrafa de leite que a criança bebeu."
Eu espero que todos estes relatos não estejam a acontecer apenas como manobras para manter a esperança e as buscas da criança. É que não faz sentido nenhum alguém vir dizer que viu a menina que lhe serviu uma bebida, que um cliente também terá comentado que era Madeleine e nada fizessem para os deter ali na hora. Eu pergunto a qualquer um de vós que leêm este post se estivessem numa situação em que vissem a miuda numa esplanada se não arranjariam maneira de ali actuar logo e impedir que as pessoas que estivessem com ela não arredassem pé até vir a policia? Ou também os deixavam ir embora e só depois é que ligavam para as autoridades? Tudo isto parece muito estranho e eu não quero acreditar que nos andem a atirar areia para os olhos...

2007/08/11
A que horas jantaram os meninos?
Já passaram 100 dias desde que Madeleine Mccann "desapareceu" como uma nuvem na praia da Luz. Os principais responsáveis pelo desaparecimento da menina, evidentemente são os pais, até agora os 2 únicos culpados. Digo culpados porque cometeram um acto bárbaro que foi deixar crianças inocentes e indefesas, duas crianças de 2 anos de idade e uma outra que na altura tinha 3 (Madeleine), sózinhos num quarto num país que não é o deles, enquanto alegremente foram jantar num outro edificio fora do aldeamento onde estavam hospedados. Isto é de doidos e à luz da lei da protecção de crianças e jovens estamos perante um acto com pena prevista na constituição. Por tudo isto, para mim sempre houve 2 culpados desde a primeira hora. A imprensa britânica, tirânica e impiedosa como sempre não quer aceitar que pessoas inglesas possam estar por trás deste crime, culpando diariamente a imprensa portuguesa de culpar os McCann e acusando a PJ de má condução dos destinos da investigação, acusações caluniosas essas que mais tarde também terão obviamente de ser processados os seus autores devidamente identificados que estão, mas isso fica para mais tarde. Hoje que passam 100 dias do desaparecimento de Madeleine quero aqui expressar o meu agrado com a actuação das forças policiais nacionais que estão a fazer um belissimo trabalho e que tenho a certeza que vai dar frutos muito brevemente. Quanto às fantochices dos relatos que por vezes vão aparecendo a dizer que viram a menina aqui e ali o que mais nos faltará ver, mas o que vale é já ninguém os leva a sério. No meio de todo este esquema quem sofreu foi uma menina inocente de 3 anos que às 19h00 ou 19h30 da tarde já estava na cama enquanto o calor intenso e o sol raiava ainda bem alto em pleno Algarve, hora essa aconselhada por muitos especialistas ser a melhor hora para ir a banhos nas praias do sul e não para ir dormir. Já agora!!! A que horas jantaram os meninos?

Para que não haja dúvidas, no dia 31 de Maio eu já colocava esta hipótese em "cima da mesa":
Os pais de Madie terão tido uma atitude de abandono em relação aos filhos?

2007/08/16
Aguardem os descrentes, os analfas tugas e a imprensa britânica
Os jornais Ingleses e alguns "analfas" tugas que sempre colocaram em causa a actuação da PJ no caso Madeleine MCcann, situação essa sem o minimo de fundamentos possiveis, apenas criticando por criticar, brevemente vão ter a resposta que merecem. À PJ compete descobrir o que aconteceu e como aconteceu, incriminando quem tem de ser incriminado e isto tudo está desde a primeira hora a ser muito bem conduzido. Brevemente teremos as explicações de como tudo se passou.

2007/08/16
Maddie. Comentário tornado Post
comentário - I
Do autor do blogue "O Micróbio" coloco aqui em destaque um comentário que deixou no post "a que horas jantaram os meninos?" corroborando da minha tese inicial de culpabilizar os principais culpados.
Obviamente que sim... os pais são culpados no âmbito da sua responsabilidade familiar. E essa questão que levantas é muito pertinente: "a que horas jantaram os miúdos?"Quanto à imprensa britânica, não ligues... nós conhecemos bem a qualidade das páginas dos pasquins britânicos. De realçar que essa mesma imprensa que agora os critica tem já na sua consciência a culpabilidade de uma morte, apesar de continuar a investir na sua inocência: a princesa Diana. É caso para se dizer que os jornais britânicos nem para "limpar o rabinho" servem....

2007/08/23
Maddie já foi vista em todo o Mundo
Desta vez e após ter sido vista em Marrocos, na Suiça e em outras parte do planeta, Madeleine McCann terá sido vista numa gasolineira em Espanha. Pelo andar da carruagem é caso para dizer que Maddie já deu a volta ao mundo...e os pais também...
Saiba mais aqui:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/rQ%2BivLS5%2BxNydb%2Bdp88oLA.html

2007/08/31
Resultados da sondagem
Como podem reparar terminou o prazo de votação do questionário que se encontra no canto superior direito na barra lateral do blogue. A pergunta que se colocava aos leitores era se "Os pais de Maddie são responsáveis pelo desaparecimento da filha". Analisando os resultados pode dizer-se que num total de 48 votos, 27 responderam que sim (56%), 11 responderam que não (22%) e 10 responderam que "aguardemos pelo final". Penso que os resultados obtidos são bastante conclusivos e nos mostram o sentimento que os portugueses têm em relação a este caso. Recorde-se que Madeleine McCann desapareceu na praia da Luz no Algarve enquanto os pais jantavam num restaurante fora do aldeamento turistico onde se encontrava Maddie (3 anos de idade) e os irmãos gémeos de 2 anos de idade tendo-os deixado entregues à sorte e a si próprios.

Sem comentários: