27/09/2007

Hoje é Dia Mundial do Turismo. Na sua região alguém fez alguma coisa para celebrar este dia?

Cerca de 82.500 funcionários ilegais no sector do turismo.
Actualmente, existem perto de 82.500 funcionários ilegais no sector do turismo, segundo denuncia o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria do Norte, no dia em que se assinala o Dia Mundial do Turismo. No Norte do país, os números são elevadíssimos, sendo que «em 320 empresas, que empregam 3.936 trabalhadores, 1.298 eram ilegais e estão sem qualquer protecção social, porque as empresas não procedem aos descontos para a segurança social». Perante estes dados não acham que deveria haver mais inspecções de trabalho mais coercivas, mais penalizadoras, mais rápidas e mais eficazes? É que isto mexe com os bolsos dos portugueses que fazem os seus descontos legalmente...

Já agora...aqui na nossa região da Serra da Estrela que anda sempre a apregoar pelo turismo de qualidade, alguém fez alguma coisa para celebrar este dia?

3 comentários:

ljma disse...

Caro Luís Silva
Há quem dedique a projectos de preservação do que ainda tem qualidade na serra e de requalificação do que nela já está desclassificado uma boa parte dos seus dias, todos os dias do ano. O objectivo também é tornar a serra um destino turístico de qualidade. Mas não só. É, ainda mais, o de manter uma serra com qualidade para todos os que nela ainda queremos viver e trabalhar.
Requalificar ou dar qualidade à serra (mesmo considerando apenas o aspecto do turismo) não é construir hotéis, estâncias de esqui (chamemos-lhes assim) urbanizações e estradas ditas verdes ou de S. Bento que "facilmente" canalizem os turistas, nos seus carrinhos, de e para a Torre. Não é encontrar condições que permitam uma ainda maior massificação do turismo daqueles fins de semanas de neve. Essas perspectivas produziram a serra que temos hoje, com a evolução que tem tido. Quem não está contente com este estado de coisas tem que começar a pensar de modo diferente e a pugnar por medidas diferentes.
De outro modo, continuaremos com a qualidade de sempre: a qualidade do lixo.

LS disse...

Estes links que vos deixo são de algumas escolas superiores que "formam" licenaciados em turismo. Nenhuma destas escolas tem hoje no seu site uma simples referencia ao dia mundial do turismo:
1) http://www.eshte.pt
2) http://www.estt.ipg.pt
3) http://www.esght.ualg.pt

LS disse...

correcção: obviamente no comentário anterior deve ler-se licenciados.