24/07/2008

Entrevista com...David Fidalgo

ENTREVISTA EXCLUSIVA

PARANHOS DA BEIRA em análise

Luis Silva (LS) – O que o levou a criar um blog sobre a sua Freguesia de Paranhos da Beira?
David Fidalgo (DF) - A ideia foi inicialmente pensada para ser um site, e ainda o criei e esteve online durante um ano, mas como não tinha muitas visitas, e as que tinha eram essencialmente os emigrantes da freguesia, decidi criar um blog e actualizar o blog com notìcias da freguesia. Sei que tem tido muitas visitas porque os emigrantes volta e meia mandam-me emails a fazer perguntas sobre umas coisas e outras. Posso dizer que o objectivo do blog, que é o de informar, está a ser realizado, e estou contente por isso. Quero tambem agradecer à Castella pela ajuda que ela tem dado com as noticias da zona! Uma mais-valia para o blog!
LS – Considera que o Concelho de Seia em geral e Paranhos da Beira em particular é hoje mais divulgado a nível nacional e internacional devido á existência dos sites e blogues que por cá proliferam?
DF -
Quanto ao concelho não sei muito bem, mas quanto à freguesia de Paranhos posso dizer que não. Que eu saiba, de Paranhos, este blog é o único que existe. Sites tambem penso que o que eu tinha era o unico dedicado exclusivamente à Freguesia de Paranhos. Sei que existe uma página da Junta, mas ninguem sabe dar ao certo o endereço desse site!
LS – Sendo uma região eminentemente turística o que faz falta à Freguesia de Paranhos para atrair ainda mais turismo? Existem unidades de turismo de habitação na sua freguesia?
DF -
O que faz falta a esta Freguesia são mais infra-estruturas não só a nivel de turismo mas tambem para a população em geral. A freguesia tem algumas coisas para o turista vir ver, como a Anta do Carvalhal e pontes romanas. Paranhos tambem tem a Casa de Santa Ana, uma casa de turismo rural privada que tem tido muito sucesso.
LS – O que está bem feito em Paranhos da Beira e quais os grandes problemas que ainda persistem?
DF -
Paranhos tem evoluido bastante nos ultimos anos em certos aspectos. As estradas estao melhores, algumas infra-estruturas necessárias foram feitas, como o reservatório de àgua no Chaveiral. O polo industrial tambem é uma boa iniciativa, mas a Junta deveria fazer mais pressão para que as empresas se viessem instalar aqui, e assim trazer mais emprego para a zona. Mas muito mais poderia ser feito. Por exemplo uma piscina da freguesia onde as pessoas podiam aproveitar melhor o Verão, e as crianças poderiam aprender a nadar. Assim temos que ir para Seia para a piscina municipal, e para muitos pais, isso é um grande transtorno.
LS – Como vê hoje a situação actual de Paranhos no panorama local e concelhio?
DF -
Infelizmente, o panorama de Paranhos é o mesmo do resto do concelho. Com falta de emprego, os jovens estão a sair e a tentar a sorte noutros locais do país e no estrangeiro.
LS – Ao nível político. Enquanto cidadão acha que o concelho está a ter o desenvolvimento que deve ter, ou, há mais para fazer e o quê?
DF -
Em certos aspectos, acho que o Concelho em geral tem estado a subir de nível. Mas ainda falta muito para se fazer. Os acessos, tanto à cidade e principalmente à Serra, deveriam ser melhorados. Como zona turistica, longe vão os dias em que os autocarros de turistas paravam no largo da feira, e os restaurantes enchiam-se de pessoas para almoçarem aos domingos. E sim, podem dizer que hoje mais pessoas preferem andar com o seu próprio veículo, mas mesmo assim, o largo da feira não se enche com carros. Os proprietários das lojas comerciais e restaurantes quiexam-se. E uma das razões é o estado de conservação da estrada que vai para a serra.
LS – Vem aí a FIAGRIS. O que representa para Paranhos esta Feira? Vai haver algum stand da Freguesia nesta feira?

DF - A meu ver, a Freguesia de Paranhos não beneficia em nada com a Fiagris. Por um lado, porque ninguem da freguesia se dá ao trabalho de ir lá representar a freguesia com o seu trabalho, e as poucas empresas da Freguesia não veêm a Fiagris como uma rampa de publicidade que ela é. Por outro, os artesãos não têm a possibilidade de pagar o aluguer de um espaço para mostrarem o seu valor. A Câmara devia pensar um pouco nesse ponto, e não olhar para a Fiagris como um encaixe financeiro.
LS – Por último. Fale-nos um pouco sobre as Instituições que existem na Freguesia.
DF - Em Paranhos, as Instituições que existem são os do serviço público normal, por exemplo, a G.N.R.(por enquanto), Posto de Saúde, CTTs, e a Escola EB2,3 Tourais/Paranhos. Para além dessas, Paranhos tambem conta com um lar da Terceira Idade, uma Creche, e uma Ludoteca no Largo do Sr. Do Calvário.

Sem comentários: