14/07/2008

Entrevista com...Manuel Costa Dias (DIASNET)

ENTREVISTA EXCLUSIVA

A 1.ª página na internet no Concelho de Seia deve-se a este homem. Já lá vão 16 anos...

A análise à Freguesia de VIDE.

Luis Silva (LS) – O que o move a criar sites e a divulgar as regiões da Serra?
Manuel Dias (MD) -
Em principio, o gosto pela internet e pelos computadores, por outro lado, estas regiões estão tão abandonadas e esquecidas, que tudo o que contribua para as divulgar é bom, e hoje em dia, penso eu, a internet é um dos melhores meios para o fazer.
LS – Considera que o Concelho de Seia em geral e Vide em particular é hoje mais divulgado a nível nacional e internacional devido á existência dos sites e blogues que por cá proliferam?
MD -
Sem duvida que é, há 15 anos quando fiz a primeira página aqui no Concelho de Seia (página da Barriosa), penso eu, já que não tenho conhecimento da existência de outra, o Concelho, era conhecido só em Seia e a Serra, algumas freguesias próximas e pouco mais, há uns cinco ou seis anos atráz começaram a aparecer umas páginas, e mais recentemente os Blogs, que vieram mostrar ao mundo que o Concelho de Seia tinha locais maravilhosos e da existência de culturas esquecidas, posso referir aqui duas páginas feitas e divulgadas por mim (
http://www.casapovovide.org ), página da Casa do Povo de Vide, esta feita há mais ou menos 5 anos, e a hoje totalmente remodelada página da Barriosa ( http://www.lrab.org ), atrevo-me a dizer que estas duas páginas mudaram até a maneira de viver na Freguesia de Vide.
LS – Sendo uma região eminentemente turística o que faz falta a Vide para atrair ainda mais turismo?
MD - São precisas mais infraestruturas e condições nomeadamente ao nível da habitação/alojamento, para que os turistas possam visitar e ficar.
LS – O que está bem feito em Vide e quais os grandes problemas que ainda persistem?
MD - Nem vou nomear todos porque eram precisas várias páginas deste blog e as pessoas com tanto palavreado acabavam por se ir embora sem ler, o que eu posso dizer para resumir isso tudo é que a Freguesia de Vide, ficou parada no tempo, e que nada foi feito para melhorar as condições de vida desta gente serrana.
LS – Como vê hoje a situação actual de Vide no panorama local e concelhio?

MD - Nessa situação, choca-me ver que a Freguesia de Vide é uma das freguesias mais esquecidas do concelho, ou se não a mais esquecida, só se veem por cá os nossos autarcas ou para participar nalguns almoços, ou para cativarem votos para serem eleitos, e sei o que digo porque desde há seis anos para cá fiz a cobertura de todas as vezes que os autarcas vieram á Freguesia de Vide para publicar na net, não quero que isto seja entendido como uma critica mas sim como um apelo para que se lembrem mais de nós, porque tambem nós os videnses pagamos os nossos impostos, e tambem somos seres humanos.
LS – Ao nível político. Enquanto cidadão acha que o concelho está a ter o desenvolvimento que deve ter, ou, há mais para fazer e o quê?
MD - A esse nível, não me tenho debruçado muito no assunto, mas entendo que há muito para fazer ou que se deveria fazer, é uma questão de os nossos autarcas terem vontade ou capacidade para o fazer.
LS – Vem aí a FIAGRIS. O que representa para Vide esta Feira? Vai haver algum stand da Freguesia nesta feira?
MD - Olhe que essa feira pelo que me tenho apercebido, representa pouco, talvez por ser pouco divulgada aqui na nossa localidade, e tambem, talvez porque as pessoas que poderíam ter um papel importante nesse sentido, não o queiram fazer, em relação ao stand, de momento não tenho conhecimento de nenhum, talvez alguem se lembre de que essa tambem é uma maneira de levar a nossa localidade até á sede de concelho.
LS – Por último. Quais os seus blogues de referência? Porquê?
MD -
Bem, para não ferir sensibilidades, porque tenho bastantes como referência, só posso dizer que os meus preferidos são sem sombra de duvida, os do nosso concelho. Para terminar, quero aqui deixar o nome da minha página preferida, foi feita por mim, há 16 anos e que ao longo dos anos sofreu várias transformações, (
http://www.malhadadorei.com ) é a página da aldeia onde eu nasci e que se chama Malhada do Rei, e fica no Concelho de Pampilhosa da Serra.

Sem comentários: