02/02/2006

Na sede do concelho de Seia, publicaram-se até hoje 21 jornais

Talvez porque o "bichinho" da imprensa escrita está cá dentro há já alguns largos anos e talvez porque em 1995 entrei na Universidade de Portalegre no curso de jornalismo, o qual releguei por outro, por razões que só a mim dizem respeito, tenho sentido um gosto continúo em saber mais sobre a imprensa escrita, nomeadamente do meu concelho, por isso, não resisto em partilhar convosco a partir de hoje, breves resenhas sobre os jornais que existiram em Seia até à actualidade. Posso adiantar-vos que o primeiro jornal de Seia, nasceu em 1874.
Todos os dias publicarei aqui 3 jornais desde o primeiro que por cá apareceu até aos dos dias de hoje. Este tema é fabuloso.É claro que tudo isto tem uma fonte, como em qualquer estudo de investigação.

JORNAIS ANTIGOS E
MODERNOS DE SEIA

I
CORREIO DE CEIA
Semanário político, literário e noticioso.
Começou a publicar-se em 2 de Setembro de 1874 e tinha como redactor principal, Manuel Cabral Tavares de Carvalho, natural de Sameice, vulgarmente conhecido pelo sobrenome de "Côdeas". Publicou-se:
1.ª série entre 1874 e 1897
2.ª série entre 1909 e 1910
3.ª série entre 1913 e 1914
II
JORNAL DE CEIA
Igualmente semanário politico, literário e noticioso. Director e redactor: Manuel Cabral Tavares de Carvalho. Saiu o primeiro número em 29 de Janeiro de 1899. Não se sabe quanto tempo se publicou e quantos números saíram. Tanto este jornal como o anterior eram polémicos e de orientação progressista.
III
O CENENSE
Jornal quinzenal, literário, noticioso e de carácter puramente independente. Redactor principal (no 1.º ano): Francisco Saraiva da Costa Nogueira. A partir do 2.º ano foi Director e editor: António Marques dos Santos Junior. Começou a sua publicação em 5 de Outubro de 1895 para defender o partido regenerador das arremetidas do "Correio de Ceia"

Sem comentários: