22/02/2006

Uma prova dura e com grande falta de profissionalismo

Tempestade este fim-de-semana no Enduro Nacional
O team RR MOTOS – SUZUKI – CEPSA – CETELEM partiu para Marco de Canaveses,confiante, depois do trabalho desenvolvido ao longo das ultimas semanas,esperava-se a obtenção de um bom resultado, mas não se confirmou!... Uma prova que se adivinhava dura, como vem sendo hábito, mas desta vez, alem de dura, com falta de profissionalismo. Depois de ter chovido naquela zona desde quinta-feira e no sábado de manhã, não estando a chover, prometia a qualquer momento que isso acontecesse pois o terreno estava cheio de água,era de esperar que ele "mexe-se" bastante, mas mesmo assim a organização da prova decidiu optar por tempos A (tempos A são mais curtos entre cada controlo horário e por sua vez os tempos B são um pouco mais largos). A prova que era composta por 3 voltas para a classe ELITE, logo na primeira,na extreme, nenhum piloto conseguiu ultrapassar as dificuldades impostas sem ajuda, e como sabem, não é permitido pelos regulamentos do Enduro ajuda dentro das especiais cronometradas, depois de alterações efectuadas pela organização juntamente com elementos da Federação Nacional, nesta especial,e o terreno com a passagem dos pilotos cada vez mais a piorar e a chuva a fazer-se sentir com alguma intensidade, *era* *impossível competir!!!* Entre outros pilotos, o Filipe Sampaio do team RR MOTOS – SUZUKI – CEPSA – CETELEM viu-se forçado a desistir depois de uma queda na extreme, um pouco aparatosa, felizmente sem consequências físicas, Mário Patrão na ultima passagem da mesma especial perdeu mais 8 minutos para a concluir, sendo que,numa situação normal a completaria em menos de 2 minutos, como se não bastasse, esteve cerca de 10 minutos á espera para entrar para a referida especial, isto porque se acumularam pilotos na entrada, que fez com que penalizasse no controlo horário imediatamente a seguir. *"O dia para mim não podia começar pior, no primeiro controlo super apertado e muito perigoso,caí bastante forte, tive uma penalização de 1 minuto, neste mesmo controlo na 2 volta, voltei a penalizar 1 minuto para na terceira volta penalizar 4 minutos e ainda levar uma penalização de 10 minutos extra, sabe-se lá porquê!?..., na única vez que a extreme contou, caí por varias vezes e perdi cerca de 9 minutos. Saio daqui bastante triste porque sei o meu valor e este resultado não espelha isso! No dia de domingo decidimos não participar, 90% dos pilotos da classe Elite, em forma de protesto com a organização e com aspessoas da Federação que estavam nesta prova. Pois na minha opinião não tomaram decisões na hora que era preciso tomar!... Resta-me agradecer a todos os patrocinadores e continuar a trabalhar para alcançar os objectivos a que me propus." Mário Patrão. *Com todas estas contrariedades fez um sexto lugar no primeiro dia de prova. No domingo, e depois de varias tentativas de diálogo por parte dos pilotos com a organização da prova e elementos da Federação para que se encontrasse uma solução para os vários problemas que se levantaram em torno da continuidade ou não desta prova, onde um dos mais importantes passava pela segurança dos pilotos, não houve refutação e por isso mesmo os pilotos da Classe Elite decidiram não estar presentes na partida.Deixamos aqui uma mensagem para que se reflicta sobre aquilo que se passou este fim-de-semana em Marco e que se tomem atitudes para dignificar este desporto motorizado bem como as pessoas que dele fazem parte, como *OS PILOTOS*, que sem eles este desporto não faz sentido.

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