29/11/2005

Imprensa local. Leitores aumentam 2,9%

Os últimos dados estatísticos referentes á imprensa local, dizem-nos que este ano houve um aumento de leitores na ordem dos 2,9%.
A mim não me admiram estes números, até porque prefiro ser assinante de um jornal local do que de um jornal nacional. Interessa-me saber o que se passa na minha região, no meu concelho. Para saber o que se passa no país ou no mundo vejo o telejornal. Mas não é só por isso que aumentou esta percentagem, é que, a aposta que alguns agentes têm feito em terem ao serviço do jornal, profissionais qualificados para o efeito, têm resultados visíveis, nomeadamente no aspecto gráfico da publicação, na aproximação entre o jornal e a população a que se dirige, na redacção dos textos sem erros, tudo isto contribui para o aumento do interesse das pessoas e dos leitores em prol do jornal local que mais apreciam. Não interessa aqui dizer que prefiro um ou outro, mas sim destacar e aproveitar a oportunidade para endereçar os meus parabéns aos agentes, assinantes, profissionais, anunciantes e publicitários, que ajudam a que isto seja possível, porque acima de tudo estão a ajudar a informar e estão a dar voz a pessoas do concelho que por outra via provavelmente pouco se sabia o que se vai fazendo na nossa região. Outro aspecto que não devemos descurar é que o elevado número de assinantes que aparece quando surge um jornal da sua região, refere-se aos emigrantes que se sentem através do seu jornal, mais perto dos problemas das suas terras, ajudando a própria imprensa a aproximar as pessoas da sua terra natal.
Este texto é apenas uma pequena introdução sobre um artigo de opinião que estou a escrever sobre a imprensa local e que publicarei aqui brevemente.

Sem comentários: