07/11/2005

Uma Intifada mas, em escala menor

Intifada é um termo que pode ser traduzido como "levante", é utilizado para designar um movimento da população civil surgido contra a ocupação do território conclamado.
O que se está a passar em França é nada mais nada menos que uma Intifada, só que em escala proporcional menor que em Israel. Só lamento que alguma comunicação social e a maioria dos blogs, não só a nivel nacional como internacional, deêm especial destaque ao que se passa em França e nunca tenham escrito uma só palavra que fosse sobre o conflito israelo-palestiniano. Da minha parte não darei grande destaque ao que se está a passar em França porque comparativamente com o referido conflito, não é nada, é apenas uma pequena forma de algumas minorias mostrarem através de actos de puro vandalismo, que existem, enquanto que "O que está ocorrendo na Palestina é um crime que podemos comparar com o que ocorreu em Auschwitz". Enquanto que em França não morrem crianças e velhinhos, em Israel e na Palestina matam-nos, torturam-nos e decapitam médicos, enfermeiros e outro pessoal de assitência às vidas humanas.

1 comentário:

Nuno Almeida disse...

Obviamente que não é nada quando comparado com esse conflito.
Mas isso também era conversa para muitas horas, porque é um conflito que tem muita história mal resolvida, muitos culpados e muito terrorismo fundamentalista.
Não sou pela violência, mas, nesse conflito, há uns violentos com mais razão que outros, o que também não é pacífico, eu sei.
Agora, o facto de não ser nada, não prejudica o facto de poder falar dele como novo fenónemo de revolta de populações esquecidas, enviadas para os novos guetos da sociedade moderna e que encontraram um motivo para soltar a revolta da exclusão.
Este fenómeno, que pode ter repercusões semelhantes em Portugal, tem que ser tido em conta, sem com isso querer dizer que é mais grave que o israelo-palestiniano.