03/10/2005

Cuidado que ele vem dali...

Logo pela manhã desloquei-me a uma estação de correios a fim de depositar umas cartas. Quando lá cheguei, cerca das 9 horas reparei que havia alguma agitação num pequeno grupo que ali estava à porta. Pensei para comigo que estariam a falar de campanha eleitoral por ser prato do dia, mas ao chegar mais perto reparei que estavam a falar do eclipse anular com um certo medo patente no rosto. Alguns diziam "isto há mais de 50 anos que aconteceu, lembro-me que fechei a familia toda em casa...", outros diziam "é a falta de chuva que leva a isto..." havendo ainda outros que diziam "os antigos já adivinhavam isto, é o fim do mundo que aí vem...". Fiquei impávido a escutar, como é que era possivel alguém nos dias de hoje dizer coisas destas, ainda se não houvesse tantas televisões como não havia há 50 anos atrás, ainda se percebia, mas hoje em dia que radios, jornais, televisões anunciaram o eclipse há mais de 15 dias, foi dificil perceber. Isto leva-me a pensar que Portugal é ainda hoje um país com uma taxa de analfabetismo enorme. No meio de tanta observação e exclamação irrisórias, no final do diálogo naquele grupo, lá veio a frase que os afastou de vez cada um para o seu canto completamente apavorados, quando um deles disse para os outros apontando para o norte: "cuidado ele vem dali e nos correios estavam a dizer que chegava por volta das 10 horas...".

Sem comentários: