30/10/2005

O maravilhoso mundo dos blogues

Não é fácil manter um blog.
Actualmente quem o faz, não o faz à procura de protagonismos ou outras meras metas exibicionistas (aqui falo por mim). O maravilhoso mundo dos blogues, que, inicialmente surgiu com a finalidade única do autor escrever os seus devaneios num género de diário, assumem-se de formas e conteúdos diferentes conforme os países de origem dos autores. Viajando até ao Brasil e após a consulta de meia dúzia de blogues daquele país, podemos verificar que os autores escrevem sobre festas, sábados à noite com os amigos (onde aproveitam para colocar fotografias), música e futebol, utilizando os seus diários para fazerem novos amigos e se possivel marcarem encontros para "paqueirar" outros tantos e tantas. Rumando ao Iraque e após a consulta de outra meia dúzia de blogs daquele país, verifica-se que escrevem sobre bombas, mortes, ajudas alimentares e sobre a miséria do povo cada vez mais dependente de países externos, nomeadamente os EUA. Em França escreve-se sobre amor, poesia e música. Em Inglaterra sobre futebol, bares e discotecas e escândalos com a familia real e outras figuras públicas. Em Portugal a generalidade dos blogues escreve sobre politica, corrupção no futebol, suspeição de casos das suas regiões, etc,etc,etc. É aqui que eu próprio começo a discordar sobre a utilização dos blogues no país. Tudo depende do assunto que se procura, ou melhor, do assunto que a cada um interessa. Se eu quiser ler blogues sobre politica, sei a quais me dirigir, se quiser ler blogues sobre suspeição de tudo e mais alguma coisa, sei onde os procurar, se quiser ler blogues sobre corrupção no futebol sei onde ir procurar. É tudo uma questão cultural e Portugal pela sua tradição é um país de cusquices, aldrabonices, e invejas dos outros. Então, se assim é, aquilo que nos move quando criamos um blog, está directamente relacionado com aquilo que somos, com aquilo que são os nossos interesses e gostos pessoais. Eu pessoalmente, dá-me gosto ler blogues de poesia, ver blogues de fotografia, ler e escutar blogues de música e ver blogs de cinema.Tudo o resto pouco me interessa. Gosto de primar pelos blogues da minha eleição, aqueles que me deleitam com a sua escrita sem erros ortográficos ou gramaticais, aqueles onde posso ver fotografias fabulosas com a qualidade que é impossivel ter num jornal ou mesmo numa revista, bem como tenho os meus blogues de poesia, onde me inspiro por vezes para aquilo que escrevo aqui no meu cantinho. O maravilhoso mundo dos blogues para mim não se fica por aqui. Tenho tido a oportunidade ao longo dos tempos de conhecer gente interessante que por outra via muito provavelmente não era possivel, gente com educação e seriedade, que tal como eu utilizam os seus blogues para ali debitarem o que lhes vai na alma e partilharem as suas ideias com gente na grande maioria das situações, que nem se conhece, o que provoca no escritor uma sensação de partilhar mais e mais e mais, meramente e só por ser diferente. Há no entanto quem não entenda isto, mas é a vida.Uns pensam de uma maneira, outros de outra e temos é de respeitar. E quando há encontros? Maravilhoso. Servem essencialmente para em primeiro de tudo, conhecer pessoalmente aquela pessoa que até comenta as nossas escritas, fotos ou poesias e se torna um companheiro/a diário/a de outro ponto do país que por outra via, volto a referir, era impossivel conhecer. Aqui trocam-se as nossas ideias pessoalmente e respeitam-se mesmo sendo diferentes. Posso dizer seguramente se hoje existe democracia é no reino dos blogues, pois permite-nos trocar opiniões, debater profundamente sobre aquilo que achamos serem os problemas do país, ou da nossa região, permite partilhar e levar mais longe fotografias das nossas terras e desta forma promovê-las, bem como permite descobrir pessoas com elevados conhecimentos em diversas áreas e assim colher os frutos de outras sabedorias, para posteriormente em cada diário contribuir para "passar a palavra" e debatê-la com outro e mais outro e mais outro. Há mais no maravilhoso mundo dos blogues do que possam imaginar.

4 comentários:

Nathali disse...

Olá.. :)

Te deixo um grande abraço (diretamente do Brasil) e te digo que é sempre com grande satisfação que lhe visito quase todos os dias.. ;))

Aproveito também e lhe desejo um excelente começo de semana, com muita paz, alegrias e principalmente saúde.. :)

Zica Cabral disse...

Olha que nem são todos os blogs só com politica
os meus não têm nem um pingo.....................um têm fotos outro tem textos e poemas.
Quando estive em Paços da Serra agora em Setembro até tirei fotografias das "minhas" arvores ardidas . Vai lá vê-lo
http://jardinseflores.blogspot.com
http://palavrasmaiscoisas.blogspot.com
beijinhos
Zica

Berenice disse...

Olá, Oceano Azul!
Acabei de chegar ao teu blog e de apreciar a tua reflexão sobre o maravilhoso mundo dos blogues, que é, na verdade, maravilhoso, quase mágico. Gostei da forma como expões os pensamentos e tenciono continuar esta visita.
Andava à procura de fotos da Folgosa do Salvador para pôr no meu blog, num texto que escrevi há dias atrás, sobre esta aldeia das férias da minha infância, quando, de súbito, dei comigo no teu blog. Ainda não sei o que me espera aqui sobre este assunto, e por isso estou ansiosa por continuar o passeio.
No meu blog também reflicto sobre o fenómeno da blogosfera, mas a forma como o faço não é tão directa. Se quiseres visitá-lo, terei todo o prazer.
Uma boa noite e até breve!

Berenice disse...

Olá, Oceano Azul!
Acabei de chegar ao teu blog e de apreciar a tua reflexão sobre o maravilhoso mundo dos blogues, que é, na verdade, maravilhoso, quase mágico. Gostei da forma como expões os pensamentos e tenciono continuar esta visita.
Andava à procura de fotos da Folgosa do Salvador para pôr no meu blog, num texto que escrevi há dias atrás, sobre esta aldeia das férias da minha infância, quando, de súbito, dei comigo no teu blog. Ainda não sei o que me espera aqui sobre este assunto, e por isso estou ansiosa por continuar o passeio.
No meu blog também reflicto sobre o fenómeno da blogosfera, mas a forma como o faço não é tão directa. Se quiseres visitá-lo, terei todo o prazer.
Uma boa noite e até breve!