11/12/2005

Boina verde atacou Dr. Mário Soares

O que se passou com Mário Soares durante a acção de campanha em Barcelos, merece o meu total repúdio e insatisfação pelo acto.
Um antigo combatente da guerra colonial insultou e agrediu hoje em Barcelos o candidato a Presidente da República Mário Soares, apelidando-o de "vigarista" devido ao seu papel na descolonização. O homem, cuja identidade é ainda desconhecida, mas que aparentava ter 55 anos e trazia uma boina verde com símbolos militares, aproximou-se de Soares quando este passeava pelas ruas do centro da cidade, e proferiu vários insultos."Oh vigarista! Vai assaltar o Banco de Portugal para dar dinheiro aos turras para matarem portugueses", disse o homem, que trazia na mão uma edição do jornal "O Crime" que noticiava o assalto feito em 1967 pela Liga de Unidade e Acção Revolucionária (LUAR) à dependência da Figueira da Foz do Banco de Portugal, que terá rendido 38 mil contos. O indivíduo ainda esboçou um gesto de agressão a Mário Soares - que lhe respondeu com um "tenha calma" -, mas atingiu-o apenas com um murro no braço, tendo o candidato sido afastado pela segurança". Após o incidente, a comitiva de Soares abandonou o local, tendo o candidato dito aos jornalistas que não iria apresentar queixa- crime contra o agressor, por se tratar de alguém "que aparenta ser atrasado mental". De seguida, a comitiva teve de mudar de rumo para não se encontrar, de novo, com o ex-combatente, que ainda estava no local e rodeado de amigos, aparentemente disposto a insistir nos insultos.
A acrescentar a este incidente lamentável, e, ainda que se discorde de Mário Soares, é evidente que o recurso à violência não pode ser o caminho. A provar-se que o individuo é "atrasado mental", deveria a meu ver tomar-se diligências no sentido de o encaminhar para tratamento especifico, isto se os psiquiatras entenderem que o individuo sofre na realidade de perturbações psiquicas, até porque Mário Soares, apesar do diagnóstico do momento, que se saiba, não é Psiquiatra.
PS - Gostaria que o meu caro colega bloguista do blog CIVITAS SENA na qualidade de mandatário concelhio da candidatura de Mário Soares, pudesse escrever algumas palavras sobre este incidente.

Sem comentários: