08/12/2005

Cartões multibanco, FALSOS

Todos nós já ouvimos falar sobre crimes praticados por individuos que se dedicam à clonagem de cartões de débito e crédito. Há relatos (que e apesar da instituição bancária emitir apenas 1 único cartão), de redes que clonam a banda magnética e conseguem nos caso dos cartões de débito apoderar-se do código dos mesmos, sem que o titular do cartão se aperceba e a partir daí em qualquer ponto do país procedam ao levantamento de dinheiro de uma conta de um cliente, que afinal até pode estar muito bem em casa descansadinho, mas entretanto nessa mesma hora outros andem a mexer na sua conta bancária. Este tipo de relatos, vêm levantar a questão da fiabilidade do sistema de cartões multibanco usados pelas instituições bancárias, que afinal, em nada protegem o cliente verdadeiro titular do mesmo. Estaremos nós seguros? Os bancos afinal são ou não vulneráveis a este tipo de crime? Podem ou não ser responsabilizados por situações destas? Em suma, a questão está em, até que ponto os cartões multibanco oferecem segurança aos seus clientes? Em conversa com uma gerente de uma instituição bancária, esta referiu-me que em 18 anos que assume estas funções, nunca ouviu falar sobre este tipo de crimes. Pois bem minha senhora, deixo-lhe de seguida alguns casos que fui buscar ao site da PJ e a outros que afinal lhe podem dar uma ajudinha,e mais, olhe que o melhor é tentar resolver e colaborar com os clientes que porventura tenham sofrido situações destas, pois corre o risco de você mesma e a sua instituição bancária, virem a ser noticia...
ALGUNS RELATOS EM PORTUGAL
Lisboa: Romenos detidos com cartões Multibanco falsos
A Polícia Judiciária apreendeu sexta-feira dois cidadãos romenos, na região de Lisboa, por contrafacção e utilização de cartões Multibanco falsos. Os dois romenos usavam cartões Multibanco falsos e levantavam elevadas quantias em dinheiro. Nesta operação da Polícia Judiciária, foram apreendidos 14 dos cartões usados, com os quais já tinham feitos levantamentos no valor de 12 mil euros. A denúncia que desencadeou a investigação foi feita pelo Departamento de Segurança e Qualidade da SIBS. A autoridade judiciária confirmou sábado a prisão preventiva de ambos.
Eva Mota

Detido bando internacional por uso de cartões de crédito falsos
A
Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa deteve em 25 de Novembro cinco indivíduos de origem asiática que usavam cartões de crédito falsos na compra de produtos de luxo. O bando comprou vários artigos de joalharia, relojoaria, perfumaria e pronto-a-vestir no valor de 16 mil euros. A PJ apreendeu 15 cartões de crédito falsos, pertencentes a oito instituições bancárias diferentes, utilizados pelos cinco indivíduos.
Ana Sofia Coelho

1 comentário:

Luís Monteiro disse...

Meu caro,

Já tentei contactar para combinar-mos a melhor maneira de eu receber A Partilha, edição em que venha o meu artigo.
Quando puderes, diz qq coisa.
Abraço

P.S. Já agora convido-te para dares uma vista de olhos no meu blog - notícia do Mário Soares em Coimbra. Fui a primeira pessoa em Portugal a publicar aquilo.
As fotos tb são minhas.