19/12/2005

A Fundação AGA KHAN, através da Fundação FOCUS, já começou a ajudar o concelho de Seia

Fundação FOCUS distribuiu alimentos às pessoas afectadas pelos incêndios
A Fundação Focus – Assistência Humanitária (Europa), procedeu,à distribuição de bens alimentares às pessoas afectadas pelos incêndios, ocorridos no concelho de Seia durante o Verão. São, ao todo, 657 pessoas recenseadas pelos Serviços de Acção Social do Município, residentes em seis freguesias do concelho: Alvoco da Serra, Cabeça, Loriga, Santa Marinha, Teixeira e Vide. O Concelho de Seia foi uma das zonas mais afectadas pelos fogos que consumiram grande parte do terreno agrícola e algumas habitações. Perante este cenário, a Fundação FOCUS disponibilizou-se, desde cedo, para estabelecer uma parceria com a Câmara Municipal, no sentido de aliviar as perdas da população local, proporcionando, numa primeira fase, ajuda com bens alimentares nas freguesias mais críticas.Quarenta voluntários concentraram-se, a meio da manhã, em Vide, iniciando a distribuição durante a tarde. Globalmente foram distribuídos 1314 cabazes, compostos por bens de primeira necessidade: leite, arroz, açúcar, farinha, massa, azeite, óleo alimentar, atum, sardinha, batata, cenoura, cebola e margarina.
Numa segunda fase, já começou a ser feita a distribuição de instrumentos agrícolas, sementes e colmeias, como forma de permitir às famílias afectadas o retorno ao seu auto-sustento.

A Fundação FOCUS
A Fundação FOCUS Assistência Humanitária Europa é actualmente composta por cinco unidades, localizadas nos Estados Unidos, Canadá, Europa (Portugal, França e Inglaterra), Paquistão e Índia, esta ultima criada recentemente.A FOCUS é uma agência internacional de ajuda de emergência que proporciona meios de auxílio e assistência após e/ou durante uma situação de calamidade natural ou proporcionada pelo homem. A FOCUS ajuda as pessoas carenciadas a reduzirem a sua dependência à ajuda humanitária, procurando facilitar a sua transição para uma sustentável auto-suficiência. Desde a sua fundação em 1994, a FOCUS participou numa série de actividades dentro de cada um dos pontos. Em complemento, para proporcionar o auxílio e assistência a seguir aos desmoronamentos, terramotos, tempestades, inundações e epidemias, a FOCUS teve sucesso nos seus programas de reassentamento para famílias deslocadas e estabeleceu um programa eficiente de prevenção das calamidades, alívio e preparação. As recentes intervenções onde a FOCUS esteve envolvida incluem o Ciclone Gafilo (Madagáscar) e o Tsunami em 2004, bem como o Furacão Rita (Estados Unidos) e o terramoto no Paquistão e Índia, ocorrido em 8 de Outubro deste ano. A FOCUS e a Fundação Aga Khan (AKF) são afiliadas da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), um conjunto de instituições que trabalham para promover oportunidades e condições de vida para pessoas de todas as religiões e origens, em regiões específicas do mundo em desenvolvimento.
Fonte - Site do municipio de Seia

Sem comentários: